Livro 'O Acaso não Existe' desperta para a urgência da autogestão de carreira


“Ou você constrói a carreira dos seus sonhos ou alguém vai te contratar para construir a dele”

Isso não é uma metáfora, é um alerta, a mensagem, a imensa oportunidade que o autor do livro 'O acaso não existe' vem lançar junto à Zik, editora especializada em livros que vem agregar valor e impacto às pessoas e promover mudanças no ritmo que o mundo realiza.

Entusiasta em inovação e gestão de pessoas, Gustavo Mançanares Leme tem esta ambição. Foi executivo de Recursos Humanos em diversas empresas de 13 segmentos diferentes, é conselheiro de administração, mentor de startups e advisor de carreira e decidiu escrever este livro quando se viu, em pleno isolamento por conta da pandemia, após 4 anos pesquisando e pensando sobre desafios e oportunidades de carreira em um mundo de constantes mudanças.

Mais do que um convite, um chamado para refletir, o livro pretende tirar os leitores da zona de conforto. “O que o trouxe até aqui não o levará até onde você quer chegar”, destaca o autor, que hoje trabalha com o propósito de levar pessoas a enxergar que está nas mãos de cada um o domínio da transformação de suas vidas.

Nesse ponto, ele até critica os modelos lineares de planos de carreira que até muito se fala e se pratica dentro das empresas, bem como o modelo de educação tradicional que insiste em não ensinar as pessoas a fazer perguntas e só decorar respostas. Segundo destaca, cada pessoa é única, traz seus dilemas, seus sonhos, suas habilidades e capacidades para descobrir.

Assim, de forma simples e clara, em apenas 112 páginas, o livro compartilha reflexões provocantes para levar todos a se atentar para as grandes mudanças pelas quais passa o mundo corporativo e os diferentes mercados. Ensina estratégias simples e práticas para que o leitor possa potencializar as oportunidades que aparecem em suas vidas e perceber a importância da autogestão de carreira.

“Quando em uma entrevista de emprego alguém me pergunta, qual o plano de carreira que a empresa oferece, vejo o quanto tudo está errado”, lamenta ele, lembrando que a idade média de vida de uma empresa, com o dinamismo que mundo vem experimentando ao longo da última década, é muito menor do que a longevidade daquele profissional que está estreando na carreira profissional.

Por isso, por emio da leitura, fica claro que a plataforma de carreira atual deve ser construída muito mais como um desenho de plano para a vida. Ambos impactam e conduzem a grandes movimentos, como mudança de cidade ou até de país, de empresas e até de áreas de atuação. Com o crédito de que um plano bem elaborado e, desde cedo, pode induzir pessoas à constante aquisição de conhecimento, a investir na direção de onde querem chegar realmente. E tudo isso vai interferir nos planos futuros até do que parece mais distante, como a constituição e administração de uma família, da rede de amigos mais próximos, enfim, tudo para fazer que o indivíduo seja uma pessoa feliz e realizada.

Em outras palavras, o livro esclarece que não há fórmula mágica - o acaso não existe - é preciso estar atento às transformações desses novos tempos. E como não existe mesmo, ao final de cada capítulo, o autor traz perguntas que devem ser feitas, levando em conta as lições tiradas até ali. Este processo de reflexão ao longo da leitura serve de guia para quem, vendo que “nunca é tarde para se tornar o que você poderia ter sido” ou o que vai querer ser, tem à disposição no final do livro um modelo simples e prático de Plataforma de Carreira.

Construído com a união de muitas técnicas reconhecidas mundialmente, junto a adaptações próprias que urgem de um mundo em constante transformação, ao final da jornada, mesmo com dores, o leitor terá o remédio necessário para desenvolver uma estratégia de aceleração de sua carreira em prol do alcance menos longevo do objetivo final de seu Plano de Vida.

Sobre o autor
Gustavo Mançanares Leme é Graduado em Administração de Empresas pela UNIMEP, tem MBAs em Gestão Estratégica de Negócios (UNISO) e Tecnologia da Informação (FGV) e frequentou cursos e especializações em Programas em Educação Corporativa, Comunicação Empresarial, Cultura Organizacional, Sustentabilidade, Inovação e People Analytics pela USP, ESPM, WHARTON, Fundação Dom Cabral, Insead e Kellogg. Ocupou posições C-Level em grandes organizações de diferentes segmentos. Recebeu premiações nacionais. importantes como um dos RHs mais admirados no Brasil em 2017, 2018 e 2019, Top of Mind na categoria dirigentes de RH em 2017 e 2018 e HR Influencers da América Latina em 2020.

Ficha técnica
O Acaso não Existe
Autor - Gustavo Mançanares Leme
Editora - Zik
Páginas - 112
Preço - R$ 35,90
Para mais informações e comprar clique aqui

Postar um comentário

0 Comentários