'CineBH no tempo' eterniza catorze anos de história em exposição virtual

Mostra BH 2007 - Cine Santa Tereza - exposição 'CineBH no Tempo'. Foto - Alexandre C Mota

Sob curadoria de Leo Lara, coordenador da equipe de fotografia da CineBH, as 72 imagens que compõem a exposição falam de um tempo histórico, de encontros, de conquistas, de pessoas

Uma seleção de fotografias que expressam a trajetória da CineBH, destinada apresentar a produção cinematográfica brasileira de expressão mundial, que teve início em 2007, no bairro Santa Tereza, resgatando um cinema de bairro e profissionais do audiovisual do país, em Minas Gerais. Este é o objetivo da exposição online 'CineBH no tempo', disponível gratuitamente no site aqui.

Sob curadoria de Leo Lara, as imagens revelam acontecimentos, que na soma de muitas lembranças fica a memória de um evento singular de cinema, coletivo, participativo, realizado com muitos corações envolvidos, com os que acreditam na cultura, com os que fazem filmes, os que investem, os que trabalham, os que a muitas mãos tornam possível esse encontro anual.

Leo Lara - Curador da exposição 'CineBH no Tempo'. Foto - Ana Lara

Em 14 anos de trajetória, a CineBH colecionou um rico e vasto material fotográfico composto por mais de 20 mil imagens. O grande desafio para chegar às fotos escolhidas para a exposição, segundo Leo Lara, foi ter que encontrar em todo esse acervo algo que chamasse atenção do ponto de vista estético, informativo e que ligasse sempre uma imagem com a outra, para poder passar uma ideia bem representativa do que é o evento. Seja para as pessoas que conhecem, que já foram, mas principalmente para àquelas que ainda não tiveram a oportunidade.

“Foi um processo bem demorado e trabalhoso pela quantidade de material existente mas, ao longo das edições das Mostras, organizamos as imagens por locais e tipos de evento, então eu já tinha um norte, uma ideia. Posso dizer que a visão que o observador terá dessa exposição é meio que um suprassumo de um evento de cinema como a CineBH”.

A tarefa de produzir e revelar todas as imagens apresentadas na exposição 'CineBH no Tempo' coube ao curador e seu time de fotógrafos, composto por Alexandre C. Mota, Beto Staino, Bruno Figueiredo, Cristiano Trad, Jackson Romanelli, Netun Lima, Pedro Silveira e Victor Schwaner e os editores Felipe Ivaniscka, Helton Andrade e Vinicius Duarte.

Experiência virtual

Apesar de não ser uma iniciativa inédita, o curador avalia que a experiência de realizar uma exposição virtual é sempre bem interessante, já que agora, dentro do site da CineBH, existe um portal do cinema que é a própria exposição.

13ª Mostra CineBH - Homenagem para Filmes de Plástico - exposição 'CineBH no Tempo'. Foto - Leo Lara - Universo Produção

“As imagens certamente falam por si só, mas uma coisa não está visível: a nossa felicidade em participar e contribuir para a construção de um álbum de fotografias que mostra o empenho de cada um de seus colaboradores e realizadores para a formação do nosso cinema. Espero que as pessoas gostem, pois tudo foi feito com muito carinho e primor. Ver o resultado de todo esse trabalho de forma condensada é realmente algo a se comemorar”, afirma Leo Lara.

Após o encerramento da 14ªCineBH, que aconteceu hoje, dia 02 de novembro, a exposição  continuará disponível no site aqui. É só acessar e fazer uma viagem por esses 14 anos dedicados à sétima arte. A 14ª CineBH - Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte conta com parceria cultural do Sesc em Minas.

Leia também:
14ªCineBH: confira os destaques da programação

Postar um comentário

0 Comentários