Livro de contos 'Carta ao Sol' retrata sutilezas do teatro


Funarte lança a coletânea da atriz e dramaturga Susana Fuentes, com prefácio de Nélida Pinõn, em vídeo na internet

A Fundação Nacional de Artes - Funarte lança a coletânea de contos 'Carta ao Sol', da atriz, escritora e dramaturga Susana Fuentes, no dia 29 de outubro, quinta-feira. As 36 histórias do livro expressam as experiências e impressões da autora, vividas em meio ao fazer teatral. O prefácio é de Nélida Piñon. O lançamento da publicação será às 17h, num bate-papo com a autora, em vídeo no canal da Funarte no YouTube aqui. O acesso é livre.

Na obra, Fuentes traduz em palavras as sutilezas presentes no teatro: gestos, nuances de vozes, movimentos dos ambientes em que se passam a narrativas; e até o simples silêncio. A premiada escritora Claudia Lage tece comentários a respeito do livro: “o que há por trás de uma paisagem, de um gesto, de um olhar, de uma pessoa? Nestes contos breves e inspirados, Susana Fuentes descortina o nosso cotidiano com o olhar inquieto e lírico. É dos detalhes, como a ponta de um iceberg, que emerge a visão de uma totalidade, uma existência inteira”.

Lage considera que a autora estabelece uma linguagem em movimento constante: “ora mantém certa distância dos personagens, destacando a sua relação com o que está a sua volta, o cenário, as pessoas, a cidade (que pode ser Rio, Paris ou Berlim), como se os observasse em busca de uma fresta para se aproximar, ora se aproxima deles aceleradamente, como se levasse o leitor para um súbito mergulho”.

E conclui: "os personagens vivem momentos de metamorfose, quando a vida, num instante, se torna outra coisa. Às vezes, não se trata de uma situação específica, a transformação pode ser também a de uma perspectiva ou de sentimentos”.

Nélida Piñon, escritora e integrante da Academia Brasileira de Letras, com mais de 20 prêmios - 14 deles internacionais -, acrescenta: “Susana Fuentes é uma criadora que imerge na linguagem e no fervor narrativo com igual equilíbrio. Ao conjugar dois extremos que se necessitam, ela submete-se às exigências e às peculiaridades da arte de narrar, enquanto, por sua condição de atriz, adiciona à criação gestos, vozes, movimentos corpóreos, sons, todos provindos de matéria teatral. A intimidade com variados aspectos cênicos, aparentemente alheios à arte narrativa, provocou no texto um efeito encantatório, inesperado”.

Sobre a autora

Foto - Divulgação

Susana Fuentes escreveu o romance 'Luzia' - finalista do Prêmio São Paulo de Literatura - e o livro de contos Escola de gigantes, da seleção Biblioteca do Professor do programa Rio, uma cidade de leitores, da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. É autora da peça teatral 'Prelúdios, em quatro caixas de lembranças e uma canção de amor desfeito', um solo, onde também atua - trabalho selecionado para o The New York International Fringe Festival (EUA). Participou com seus contos de diferentes antologias e teve seus textos traduzidos para o inglês e o espanhol, em revistas como Wasafiri - International Contemporary Writing e Machado de Assis Magazine. Formou-se em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde fez mestrado em Literatura Brasileira e doutorado em Literatura Comparada.

Ficha técnica
Carta ao Sol
Autora - Susana Fuentes
Edições Funarte
Páginas - 128
Preço - R$ 30,00
Aquisição em todo o Brasil, pela Livraria Mário de Andrade (Funarte), somente pelo e-mail aqui

Serviço
Bate-papo em vídeo sobre o livro 'Carta ao Sol'
Com a autora Susana Fuentes, o gerente de edições - Cepin Funarte - José Maurício Moreira, e o servidor da GED Carlos Eduardo Drummond
Data - 29 de outubro - quinta-feira
Horário - 17h
Via - Canal da Funarte no YouTube aqui

Postar um comentário

0 Comentários