Festival Internacional de Teatro de Sombras realiza sua 7ª edição em formato online


Entre a programação completa do Festival, além de curso e bate papos, poderão ser vistos espetáculos de países como Bélgica, Argentina, Itália, Espanha e Canadá

Realizado por fomentadores e produtores culturais de Taubaté e região, o FIS - Festival Internacional de Teatro de Sombras é o único festival de teatro de sombras do Brasil e um dos maiores do mundo, este ano traz sua programação por meio de plataformas online, até o dia 18 de outubro.

Expandindo seu alcance e seu público, as ações do Festival vão da exibição de espetáculos até atividades como bate-papos com diretores e artistas e curso Online, onde os participantes terão a oportunidade de planejar e executar todas as etapas de montagem de um espetáculo de Miniteatro de sombras.

Pela primeira vez, a organização do FIS adapta toda sua agenda e forma de exibição para que, apesar da situação de distanciamento social, o evento possa continuar a trazer a arte do Teatro de Sombras de diversos países reunidas em um único Festival. O organizador Ronaldo Robles reitera a importância da reunião destes profissionais e espetáculos e a aproximação possível com o público neste momento: “com a realização online durante a semana das crianças, temos objetivo de levar o teatro de sombras para dentro das casas das pessoas. Nesta edição, voltamos nossas ações para que o espectador fique em casa e possa ter um momento de poesia e alegria junto com a família”.

O formato digital do evento já permitiu uma série de entrevistas e conversas que aqueceram sua programação. Intitulada 'Segunda dos Saberes', as lives de bate-papo ocorreram desde agosto e podem continuar sendo acessadas no canal do FIS - Festival Internacional de Teatro de Sombras (clique aqui). Dentre as novidades deste ano, estão também um curso online exclusivo com o Grupo Girino de como produzir seu espetáculo de "mini teatro de sombras", e um encontro com os caixeiros da Cia Libélulas, Grupo Girino,Teatralma, Cia Tutóia e Teatro de Caixeiros.

As produções e espetáculos nacionais, assim como as de países como Bélgica, Itália, Argentina, Espanha e Canadá, poderão ser acessadas por intermédio do site do Festival e também em suas redes sociais. Para completar as possibilidades abertas pelo digital, após todas as apresentações, que terão diferentes formatos, como transmissões ao vivo ou gravados, haverá um bate-papo com cada diretor ou grupo da peça exibida.

Sobre o FIS - Festival Internacional de Teatro de Sombras

O FIS - Festival Internacional de Teatro de Sombras é uma realização, criação e produção da Cia.Quase Cinema. Um evento anual que desde 2014 é realizado no interior do estado de São Paulo na região do Vale do paraíba com foco na zona rural. Tem como objetivo a troca de experiência e o intercâmbio sociocultural entre os artistas e a população local. Recebeu nestes últimos anos 39 companhias, sendo 18 do exterior e 21 do Brasil. Contempla um público médio de 1500 espectadores por edição, entre residência artística, seminários, cursos e apresentações de espetáculos. Todos os eventos são gratuitos.

O Festival conta com o apoio do governo do estado de São Paulo por meio do PROAC (Programa de Incentivo a Cultura da Secretaria de Cultura de Estado), Caixa Cultural (Programa de Incentivo a Cultura da Caixa Econômica Federal), Sesc e Prefeitura Municipal das cidades que recebem o festival.

Confira abaixo a programação:

Data - 13 de outubro - terça-feira
Roda de Conversa
Horário - 19h

Teatro de Sombras Lambe-lambe

Teatro de sombras Lambe-lambe, compartilha experiências e o fazer artístico desta arte que encanta crianças e adultos. Você pode acompanhar pela rede social da página do FIS.
Duração - 2h
Público alvo - artistas, professores e interessados

Live
Bate papo com os Grupos Girino, Cia Libélulas, Teatralma, Cia Tutóia e Teatro de Caixeiros
Mediadores - Ronaldo Robles e Silvia Godoy

Data - 14 de outubro - quarta-feira
Roda de Conversa
Horário - 19h

Teatro de Sombras x Performance

Gilson Motta é professor titular da UFRJ e desenvolve pesquisa com performance x teatro de sombras contemporâneo. O objetivo, é dialogar sobre sua pesquisa no teatro de sombras contemporâneo em suas relações com a arte da performance. O publico poderá participar com perguntas por meio do Chat.
Duração - 1h
Público alvo - artistas, professores e interessados

Live
Bate papo com o professor/performer Gilson Motta
Mediadores - Ronaldo Robles e Silvia Godoy

Data - 15 de outubro - quinta-feira
Roda de Conversa
Horário - 19h

Teatro de Sombras x Consciência Corporal

A atriz, sombrista, produtora, arte-educadora e professora adjunta do Departamento de Artes Cênicas da UnB - Universidade de Brasília Fabiana Lazzari, compartilhará seus saberes sobre o corpo do ator no teatro de sombras. A profissional é uma incansável artista pesquisadora da arte onírica das sombras.
Duração - 1h
Público alvo - artistas, professores e interessados

Live
Bate papo com a Professora Dra. Fabiana Lazzari
Mediadores - Ronaldo Robles e Silvia Godoy

Data - 16 de outubro - sexta-feira
Horário - 19h

Canadá - Performance ao vivo do espetáculo Um Leve Toque: do Canadá ao Brasil - Mind of a Snail
Duração - 40 minutos
Local - Site aqui
Classificação - livre

Live
Bate papo com as performers Jessica Gabriel e Chloe Ziner
Mediadores - Ronaldo Robles e Silvia Godoy

Data - 17 de outubro - sábado
Horário - 19h

Bélgica Online - Espetáculo Expresso Circus - Théâtre du n’Ombrile
Duração - 35 minutos
Local - Site: aqui
Classificação - livre

Live
Bate papo com os Diretores Ane Peeters e Antoinette Clette
Mediadores - Ronaldo Robles e Silvia Godoy

Data - 18 de outubro - domingo
Roda de Conversa
Horário - 11h

Mini Teatro de Sombras com o Grupo Girino

Um bate papo, pela plataforma zoom, com o Grupo Girino sobre mini teatro de sombras e o curso online organizado por eles e oferecido pelo festival, abordando as dificuldades e peculiaridades desta linguagem com pessoas que fizeram o curso e interessados.
Duração - 2h
Público alvo - artistas, professores e interessados

Live
Bate papo com Iasmim Marques e Tiago Almeida
Mediadores - Ronaldo Robles e Silvia Godoy

Itália Online - Espetáculo A Viagem - Cia Controluce
Horário - 17h
Duração - 40 minutos
Local - Site aqui
Classificação - a partir de 10 anos

Live
Bate papo com os Diretores Jenaro Meléndrez e Alberto Jona, com os videomakers Ana Gonzáles e Mateo Meléndrez
Mediadores - Ronaldo Robles e Silvia Godoy

Ação Educativa

Curso Virtual 'Mini Teatro de Sombras' com o Grupo Girino

“Mini Teatro de Sombras” oferece aos participantes uma vivência de construção de uma mini caixa de sombras. Serão vídeos que apresentam conteúdos relacionados a estruturação de um mini teatro, personagens, cenografias, superfícies de projeção e fontes de luz.

Os participantes terão a oportunidade de planejar uma caixa cênica de Teatro de Sombras para brincar e contar histórias. Uma caixa cênica quando é totalmente fechada, pode ser chamada também de Teatro Lambe Lambe, técnica conhecida por apresentar espetáculos de curta duração. Os participantes poderão escolher entre confeccionar uma caixa aberta ou fechada. Além disso, a vivência proporciona uma imersão no fantástico Teatro de Sombras dentro do universo das miniaturas que apresenta diversos desdobramentos para artistas, educadores e pais.

Local - Site do Grupo Girino (clique aqui)
Classificação - livre

Ficha técnica
Coordenação pedagógica e professores - Iasmim Marques e Tiago Almeida
Coordenação técnica - Limonada Audiovisual
Formato - 3 vídeos educativos que serão disponibilizados pelo festival
Público alvo - crianças, jovens, adultos, artistas e professores

Serviço
FIS - Festival Internacional de Teatro de Sombras
Período - até 18 de outubro
Local - nas plataformas do Festival: YouTube aqui e Facebook aqui
Programação completa datas e horarios clique aqui

Espetáculos
​Caja Tomada & Conjugar el Monstruo - Argentina
Théâtre du n'Ombrile - Bélgica
Cia Teatro Lumbra - Brasil
Cia Quase Cinema -Brasil
Mind of a Snail - Canadá
Luz Micro y Punto - Espanha
Controluce - Itália
Teatro Gioco Vitta - Itália

Postar um comentário

0 Comentários