44ª Mostra Internacional de Cinema exibe o longa 'Prazer, Camaradas'


Primeira exibição do filme dirigido pelo cineasta português José Filipe Costa. A tradicional Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, que vai a
té o dia 04 de novembro, este ano será majoritariamente online e estará disponível para todo Brasil

Exibido no Festival de Locarno e no Festival de Londres, o longa se passa no ano de 1975 depois da Revolução dos Cravos em Portugal, ano em que muitos estrangeiros e portugueses do norte vão para a região central do país para ajudar nas recém-formadas cooperativas. Mas suas visões progressistas sobre os costumes e a sexualidade logo se chocam com os comportamentos locais.


O filme nasceu de um conjunto de relatos orais, textos literários e diários sobre essa experiência. Entre os portugueses das aldeias e os estrangeiros, chamados de turistas revolucionários, criaram-se tensões, mas também cumplicidade e, em alguns casos, amor.

Sobre o diretor

José Filipe Costa é cineasta e professor. Estudou cinema no Royal College of Art, em Londres. Costa já lecionou em diversas instituições, como na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, a UERJ. Ele também é autor do livro O Cinema ao Poder!, de 2002. Fazem parte da filmografia do diretor curtas ficcionais, a exemplo de O Caso J. (2017), e longas-metragens documentais, como Entre Muros (2002), dirigido em parceria com João Ribeiro, e Linha Vermelha (2011).


Para saber mais sobre a 44ª Mostra Internacional de Cinema, clique aqui.

Postar um comentário

0 Comentários