Grupo Refinaria Teatral apresenta a websérie 'A obra que não estreou'

Ñandembaraete. Foto - Daniel Alves Brasil

No início deste mês, o grupo Refinaria Teatral lança a websérie 'A obra que não estreou. Serão', são onze capítulos que entram no ar toda terça e sexta-feira, com a trajetória da construção da nova obra teatral do coletivo, a peça Ñandembaraete, que em Guarani significa 'Nossa Força'. A série integra o projeto 'Teatro, uma Pátria Habitável', e a estreia será dia 08 de setembro..

'A obra que não estreou' apresenta, desde a concepção da proposta, os primeiros contatos com os parceiros indígenas até a produção da obra e os processos criativos. “A série trará aquilo que o público não vê, o processo de pesquisa e produção para a criação de uma peça teatral”, conta o diretor Daniel Alves Brasil.

Esse trabalho é o primeiro resultado cênico do grupo Refinaria Teatral que investiga a corporeidade e a teatralidade dos povos nativos brasileiros em uma pesquisa denominada “Encontro com o teatro de Pyndorama”.

Encontro com os indígenas da Tekoa Rio Silveira. Foto - Ana Szcypula

A obra Ñandembaraete aborda questões culturais dos povos nativos, suas danças, ritos, cantos e filosofia de vida. Também traz o conflito com o ser de mente colonizadora e o espírito dos bandeirantes que caminham entre nós até hoje. A dramaturgia da obra é em sua grande parte na língua Guarani e reafirma a força dos povos nativos que vai além de resistir há mais de 500 anos de um processo continuo de colonização.

Ñandembaraete estava prestes a estrear quando a pandemia do coronavírus chegou no Brasil. O isolamento social foi decretado e todas as artes cênicas, que se caracterizam pelo encontro presencial e pela efemeridade, tiveram que ser canceladas.

Ficha Técnica
Websérie A obra que não estreou
Roteiro e direção artística - Daniel Alves Brasil
Chefe de edição, edição e finalização - Daniel Szcypula
Assessoria de imprensa - Miriam Bemelmans
Realização - Grupo Refinaria Teatral

Serviço
Websérie A obra que não estreou
Temporada -  de 08 de setembro a 13 outubro (toda terça e sexta-feira estreia um novo episódio)
Episódios - 11
Horário - 20h
Local - Facebook do grupo Refinaria Teatral aqui e YouTube aqui

Postar um comentário

0 Comentários