Confira as sinopses dos filmes da 1ª Mostra Internacional de Cinema Virtual de São Paulo



Longas serão exibidos gratuitamente pela plataforma  #CulturaEmCasa

A 1ª Mostra Internacional de Cinema Virtual de São Paulo, anunciada pelo Governo de São Paulo dia 28 de agosto, acontece entre os dias 1º e 30 de setembro. Serão 33 filmes de 21 países exibidos gratuitamente pela plataforma de streaming #CulturaEmCasa.

A iniciativa é da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e da Secretaria de Relações Internacionais em parceria com consulados, embaixadas e institutos dos países participantes e da organização Amigos da Arte. Para mais informações e acompanhar a Mostra clique aqui.

Assista ao trailer:


Serviço
1ª Mostra Internacional de Cinema Virtual de São Paulo
Período - de 01 a 30 de setembro
Horário - 19h e às 22h
Plataforma - #CulturaEmCasa (clique aqui)
Grátis

Confira abaixo as sinopses dos filmes participantes:

Sabores do Templo, A Simplicidade da Cura
Coréia/Brasil | Documentário
Direção - Lygia Barbosa

Uma viagem fascinante aos templos budistas na Coreia do Sul. Três monjas compartilham conhecimentos milenares sobre as verdades do mundo contemporâneo e ensinam que o equilíbrio dos hábitos alimentares é a chave para a nossa saúde do corpo, mente e a preservação do planeta.

Anna Karenina. A História de Vronsky
Rússia | Drama
Direção - Karen Shakhnazarov

Em 1904, o chefe local Serguey Karenin descobre que o oficial ferido que está sendo operado num hospital militar russo em uma semi-abandonada aldeia chinesa é o conde Vronsky, amante de sua mãe. Karenin vai até Vronsky e faz a pergunta que o atormentou por toda a vida: o que fez sua mãe querer deixar de viver?

Braço de Diamante
Rússia | Comédia
Direção - Leonid Gayday

Semyon Gorbunkov viaja num cruzeiro marítimo com a família. Em seu retorno acaba levando à URSS jóias escondidas por engano no gesso colocado em seu braço esquerdo, após uma queda em Istambul. Enquanto os contrabandistas tentam recuperar as pedras, a polícia usa Gorbunkov como isca para pegá-los.

Guarani
Paraguai | Aventura
Direção - Luís Zorraquín

Atílio mora com suas filhas e sua neta Iara, cuja mãe, Helena, reside em Buenos Aires. Seu sonho é ter um neto para transmitir sua cultura e idioma guarani. Quando descobre que Helena está grávida de um menino, decide viajar até a filha na companhia involuntária da Iara, com a esperança de que seu neto nasça em terras paraguaias.

Piquero / MR Blue Footed Booby
Equador | Curta de Animação
Direção - Gino Francesco Baldeón Ottati

Um piquero de pés azuis, um dos ícones das ilhas Galápagos, está sentado à mesa na penumbra, em uma sala iluminada apenas pela luz da lua que atravessa a janela, enquanto todos os itens levantam um pé do chão. Parece a trama de um sonho e, de fato, é.

O Conto do Czar Saltan
Rússia | Fantasia
Direção - Aleksandr Ptushko

Traída por suas irmãs invejosas, Czarina aporta numa ilha mágica depois de ter sido lançada ao mar com seu filho, dentro de um barril selado. Com a ajuda de um cisne encantado que realiza desejos, o rapaz inicia uma fantástica aventura que o levará ao encontro do pai e a desmascarar as farsantes.

Hindi Medium
Índia | Drama
Direção - Saket Chaudhary

Um filme leve sobre o casal Raj e Mita que vive em Chandni Chowk, Delhi, e aspiram entrar para a faixa social que fala inglês para beneficiar sua filha. O filme mostra as atribulações dessa jornada e o impacto em seu relacionamento e família.

Mamaliga Blues
Moldávia | Documentário
Direção - Cassio Tolpolar

Em 1931, Abram Tolpolar e sua esposa Raquel emigraram da Moldávia até o Sul do Brasil. Setenta e sete anos depois, seu único filho, Mauro Tolpolar fez a viagem de volta, acompanhado de seus dois filhos, que nunca tiveram a chance de conhecer os avós, Mauro visitou os vilarejos onde seus pais nasceram e achou respostas de um passado desconhecido. Com apenas uma foto antiga de um túmulo, os "Tolpolares" percorreram paisagens antigas, cemitérios abandonados e chegaram a lugares desconhecidos, sempre procurando pistas de parentes desaparecidos durante o Holocausto.

Pink
Índia | Drama
Direção - Aniruddha Roy Chowdhury

‘Pink’ conta a história de três jovens mulheres implicadas em um crime contra três homens influentes e poderosos, e sobre como um advogado aposentado as ajuda a limpar seus nomes. O filme retrata também a percepção da sociedade indiana quanto às mulheres que não se enquadram nos padrões da cultura e moralidade.

O Marco Invisível
Alemanha | Documentário
Direção - Cynthia Beatt


Tilda Swinton passeia de bicicleta seguindo a linha do muro de Berlim. Reflexões pessoais de Tilda como monólogo interno complementam as "Paisagens sonoras" compostas por Simon Fisher Turner, que trabalhou com Derek Jarman e Swinton nos anos 80.

12 Cadeiras
Rússia | Comédia
Direção - Leonid Gayday

Na Rússia Soviética, ex-aristocrata procura os diamantes escondidos pela sogra em uma das 12 cadeiras da sala de jantar de sua casa. Baseado no romance de Ilia Ilf e Evgueny Petrov.

O Caminho para Berlim
Rússia | Guerra
Direção - Serguey Popov

Condenado por covardia à pena de fuzilamento, tenente russo cruza a estepe escoltado por soldado cazaque até o posto de comando, local da execução. Para chegarem ao destino, eles terão que enfrentar juntos o cerco alemão.

Vizir (Wazir)
Índia | Ação
Direção - Bejoy Namblar
‘Wazir’ narra a história de dois amigos improváveis, um policial e um homem deficiente, e as circunstâncias incomuns que levam a esta amizade entre os dois. Unidos pelo pesar e por um estranho golpe do destino, os dois homens decidem se ajudar a vencer o maior jogo de suas vidas. Mas um poderoso e misterioso oponente à espreita, está preparado para derrotá-los.

Djon África
Cabo Verde | Ficção
Direção - Filipa Reis e João Miller Guerra

Miguel Moreira, também conhecido como Tibars e Djon África, descobre que a genética pode ser cruel quando sua fisionomia – bem como alguns de seus fortes traços de personalidade – o denunciam imediatamente como o filho de seu pai: alguém que ele nunca conheceu. Esta descoberta intrigante leva-o a tentar descobrir quem é este homem. Tudo o que ele sabe sobre ele é o que sua avó, com quem ele sempre viveu, lhe contou.

Pequenos Gigantes (Giant Little Ones)
Canadá | Drama
Direção - Keith Behrman

Franky Winter (Josh Wiggins) e Ballas Kohl (Darren Mann) são melhores amigos desde a infância. Eles são da realeza do ensino médio: bonitos, estrelas do time de natação e populares entre as garotas. Eles vivem uma vida adolescente perfeita - até a noite da épica festa de aniversário de 17 anos de Franky, quando Franky e Ballas se veem envolvidos em um incidente inesperado que muda suas vidas para sempre. Pequenos Gigantes é uma história sincera e íntima sobre amizade, autodescoberta e o poder do amor sem rótulos.

Só o Melhor para os Nossos Filhos (Only the Best for Our Son)
Países Baixos | Drama
Direção - Monique Nolte

Kees, de 49 anos, é autista e ainda vive com seus pais. O amor dos dois fez com que ele conseguisse se tornar um adulto relativamente independente. Mas o que vai acontecer com Kees quando seu pais, agora com 80 e 83 anos, não puderem mais cuidar dele? A cineasta Monique Nolte segue as tentativas dos pais de Kees em criarem um futuro perfeito para seu filho autista.

Espelho Triplo Asiático 2016: Reflexos
Japão | Drama
Direção - Brillante Ma Mendoza, Isao Yukisada, Sotho Kulikar

Série de produção de filmes coletivos, dirigida por três talentosos diretores das Filipinas, do Japão e do Camboja e protagonizada por atores aclamados internacionalmente como Masahiko Tsugawa, Masatoshi Nagase e Mayasa Kato.

Fronteira (Frontera)
Equador | Animação
Direção - Fabián Guanamí Aldaz

O ano é 1941. Em um lugar perto da fronteira, um garoto brinca de soldado que protege sua casa, até que um dia ele encontra um soldado ferido. A criança decide cuidar dele e ali, é estabelecido um vínculo emocional entre eles. Logo, porém, a presença da guerra se torna real e o garoto entende que o jogo acabou.

Procurando Tita (Buscando a Tita)
Argentina | Documentário
Direção - Teresa Constantini


O filme narra a história de uma singular cantora e atriz argentina que encarnou o tango humorístico com muita expressividade. “Procurando Tita” rende homenagem ao ícone popular Tita Merello, a Buenos Aires e seu tango, através do testemunho de diversas personalidades da cultura e do ambiente artístico argentino.

Brasileiros
Hungria | Comédia
Direção - Csaba M. Kiss e Gábor Rohonyi

O caos se instaura entre a minoria cigana da cidade de Acsa quando o prefeito anuncia que naquele ano o time “Brasileiros” - formado por ciganos - poderá participar do campeonato local de futebol. Além disso, graças a um milionário que tem origens ali, a equipe campeã será convidada a viajar para o Rio de Janeiro. A competição começa e as coisas tomam direções inesperadas.

Lubaraun
Nicarágua | Documentário
Direção - Maria José Alvarez e Martha Clarissa Hernandéz

Uma viagem às raízes, um encontro com seus antepassados, uma história familiar de resistência, unida pelo mesmo mar ... O retorno comovente de um idoso da comunidade Garifuna de Orinoco, na Nicarágua, à terra de seus antepassados em Honduras, a visão de mundo e a herança do povo Garifuna em seu modo de vida humanístico particular.

Férias (Ferien)
Alemanha | Drama
Direção - Thomas Arslan


Quatro gerações estão em uma casa de campo, e entre cenas secretas de ciúmes e provocações, erros e confissões sinceras fazem com que o cenário idílico de jardim e verão comecem a desmoronar.

Dafne
Itália | Comédia
Direção - Federico Bondi


Dafne (Carolina Raspanti) é uma jovem e determinada mulher com síndrome de Down que, após a morte inesperada de sua mãe, precisa aprender a se conciliar com seu pai (Antonio Piovanelli).

Haenyeo, a Força do Mar
Coréia/Brasil | Documentário
Direção - Lygia Barbosa

Este documentário retrata o trabalho diário dessas mulheres e traz consciência para uma necessidade vital dos tempos modernos: a sustentabilidade. As Haenyeo, que seguem uma tradição secular, mergulham utilizando apenas o ar de seus pulmões, a fim de colher produtos marinhos para alimentar suas famílias, sustentavelmente.

Pecados Antigos, Longas Sombras (La Isla Mínima)
Espanha | Policial
Direção - Alberto Rodríguez


Em um pequeno povoado andaluz (sul da Espanha), às margens do Rio Guadalquivir, duas jovens desaparecem no ano de 1980. Para resolver o caso, dois detetives especializados em homicídios são enviados de Madri. A investigação revelará uma rede complexa de silêncios e coisas encobertas.

Os Modernos (Los Modernos)
Paraguai | Ficção
Direção - Mauro Sarser, Marcela Matta

Três casais enfrentam o dilema de ter que escolher entre a paternidade, a realização profissional e a sua liberdade sexual. O estilo de vida, as decisões, a liberdade, o sexo, o amor, continuam sendo temas que nos mobilizam e causam insônia durante a noite. "Os Modernos" trata esses temas desde uma perspectiva crítica, colocando na balança os parâmetros pelos quais são regidos os valores do mundo contemporâneo.

The Black Creoles
Nicarágua | Documentário
Direção - Maria José Alvarez e Martha Clarissa Hernandéz

Um filme etnográfico que informa, por meio de pinceladas históricas, o legado dos negros para o Caribe nicaraguense e o treinamento dos crioulos. Geografia humana que revela práticas antigas de sobrevivência. Histórias da vida cotidiana, que nos mostram as particularidades culturais e tradições ancestrais dos habitantes das diferentes comunidades, sua visão de mundo, lembranças, costumes, identidades, desafios, bem como sua relação com o Caribe.

Meridiano do Vinho
Geórgia | Documentário
Direção - Nana Jorjadze

O filme mostra um jovem sonhador georgiano, que percorre a Rota do Vinho em busca do seu lugar no mundo, e este caminho acaba levando o jovem até sua casa, a Geórgia, que na década de 60 foi o reconhecida como o Berço do Vinho.

Emma Peeters
Bélgica | Comédia
Direção - Nicole Palo



Emma Peeters fará 35 anos e depois de anos de dificuldades em Paris tentando se tornar atriz, ela decide cometer suicídio na semana seguinte, em seu aniversário. Ela conhece então Alex Bodart, um estranho diretor funerário que se oferece para ajudá-la para o bem ou para o mal.

Lua de Cigarras
Paraguai | Ação/Suspense
Direção - Jorge Bedoya

O jovem americano J.D. Flitner chega em Assunção para fechar um negócio com o Brasiguaio, um poderoso traficante. Só que Gatillo, mão direita do Brasiguaio, quer enganar o seu chefe deixando Flitner numa situação difícil, e cuja vida ficará por um fio quando ele sair para explorar a cidade e se perder no labirinto da noite.

Bardsongs
Países Baixos | Ficção
Direção - Sander Francken

Uma ode alegre às semelhanças entre diferentes mundos que se revelam em contos do passado. Esta viagem de descoberta pelo Rajastão, Mali e Ladakh contém três canções, três histórias e uma miríade de sabedoria atemporal. Um filme dinâmico baseado em contos orais, com personagens adoráveis, que celebra a forma de arte narrativa e o tipo de simplicidade humana que oferece bons conselhos para o nosso dia a dia.

Falso Perfil
Angola | Drama
Realizador - Dorivaldo Cortez


A trama traz ao cinema o papel de Anacleta, uma mulher sensual e gananciosa que viu nas redes sociais uma via para obtenção do lucro fácil, criando o que se pode considerar uma “empresa de extorsão online”. Trata-se de um produto que visa lançar um alerta sobre os perigos que todos correm no mau uso das redes sociais. O filme é baseado em fatos reais. A trama é fundamentada nos encontros que se produzem e se multiplicam de forma contínua nas redes sociais, mas que muitas vezes acabam em tragédia.

Sawah
Luxemburgo | Comédia
Direção - Adolf El Assal

O sonho de Sarim (Karim Kassem) em participar de um prestigioso campeonato de DJs em Bruxelas é estilhaçado quando seu vôo é redirecionado a Luxemburgo por uma greve na Bélgica. A aventura começa quando Sarim perde seus documentos e é confundido como refugiado. O filme bem-humorado mostra as aventuras do DJ Skaarab e seus novos encontros no caminho de recuperar sua identidade. O Diretor Adolf El Assal, nascido no Egito e radicado em Luxemburgo, compartilha por meio deste filme sua experiência pessoal: “Enquanto cresci, fui parte de uma sociedade extremamente multi-cultural e cosmopolita. Eu sempre quis contar a história de um protagonista que pousa por engano em Luxemburgo, como meus pais fizeram”. O filme levou 5 anos em produção. Com esta comédia dramática, o diretor mostra um lado diferente e pouco conhecido do Grão-Ducado de Luxemburgo.

Postar um comentário

0 Comentários