Negocie Qualquer Coisa Com Qualquer Pessoa: obtenha ótimos acordos em suas relações pessoais e profissionais


Em tempos de pandemia, autor relança livro para ajudar as pessoas a negociarem melhor em situações cotidianas e outras nunca vivenciadas

No livro 'Negocie qualquer coisa com qualquer pessoa', Editora Planeta, o consultor em gestão de pessoas Eduardo Ferraz mostra como negociar diversas situações delicadas. Por exemplo: Como dizer não sem ofender? Como expor seus talentos sem parecer arrogante? Como aumentar seus ganhos? Como lidar com pessoas difíceis? Como definir uma remuneração mais justa? Como reagir a uma proposta absurda? Como evitar conflitos? Como agir em relacionamentos problemáticos?

O livro está dividido em três partes:
  1. A base - O que você precisa saber antes de negociar qualquer coisa.
  2. A preparação - Como se preparar antes da negociação.
  3. A ação - Como agir quando estiver frente a frente com seu interlocutor.

O leitor poderá fazer testes práticos que complementam as técnicas ensinadas, como a análise de perfil, que influenciará bastante o estilo de negociação. “Existem, na prática, cinco estilos principais de negociador: o competitivo, o cooperante, o impaciente, o perfeccionista e o sedutor. Cada um deles tem características específicas que precisam ser bem conhecidas para o sucesso dos acordos”, explica Ferraz.

O autor afirma ainda que “é fundamental aprender a negociar bem, pois quase todo indivíduo, mesmo sem perceber, executa dezenas de negociações no dia a dia: o horário dos filhos dormirem; a compra ou a venda de um carro ou imóvel; uma taxa com o gerente do banco; um reajuste salarial com o chefe ou subordinado; onde passar o Natal com a família; um corte de despesas em casa ou no trabalho. Entretanto, nesses momentos podem surgir várias dúvidas: Será que não deveria ter insistido mais? Não fui muito duro — ou muito complacente? Paguei mais caro do que deveria? Será que não cedi demais? Causei boa impressão na apresentação de um projeto? Fui convincente na entrevista de emprego?”.

E em tempos de pandemia, as pessoas precisam mais do que nunca negociar em situações rotineiras, mas também em outras nunca antes vivenciadas. “Com a quarentena, as pessoas se veem negociando o tempo todo em situações que jamais imaginaram viver. Têm que entrar em acordo com os familiares que estão juntos, na mesma casa, o tempo todo e precisam usar o computador, um cômodo da casa, os afazeres domésticos. Por outro lado, com a flexibilização, sentem-se inseguras em situações que até então eram simples rotinas, mas que agora se transformaram em grandes desafios que precisam ser negociados como, por exemplo, combinar com seus líderes se permanecem em home office ou voltam para o escritório, se utilizam ou não o transporte público, se conseguem ou não estabelecer rotinas de trabalho sem prejudicar o desempenho profissional ou comprometer a dedicação com os filhos. Por isso, precisam mais do que nunca aprender técnicas de negociação para não ter prejuízos inclusive emocionais”, alerta o especialista.

O livro mostra ainda que negociar bem não significa ganhar sempre, mas chegar a acordos mutuamente vantajosos. “Um bom acordo pode ser recusar a proposta de sociedade de um grande amigo, sem magoá-lo, ou convencer o cônjuge que ronca alto a procurar um tratamento, de bom grado. A realidade é que saber negociar o básico se tornou questão de sobrevivência, pois quase todo dia você terá de tratar situações com gente que conhece e gosta (um amigo); conhece e não gosta (um colega de trabalho chato); não conhece, mas não tem restrição (um novo cliente); não conhece e não gostaria de conhecer (o namorado esquisito de sua filha adolescente ou o pai esquisito de sua namorada adolescente)”, completa Ferraz.

Por meio das estratégias propostas na obra, será possível conseguir:
  • acordos financeiros mais vantajosos;
  • impor limites;
  • mais oportunidades profissionais;
  • relações pessoais mais saudáveis;
  • menos retrabalho;
  • segurança para dizer não;
  • reconhecimento como ótimo negociador.

Sobre o autor
Eduardo Ferraz tem mais de 30 anos de experiência em gestão, negociação e liderança. Presta consultoria para grandes empresas e já treinou milhares de pessoas. É reconhecido por seu consistente embasamento teórico e considerado um dos mais capacitados profissionais em desenvolvimento humano no país. Autor de 5 best-sellers, já vendeu mais de 350 mil exemplares. Ferraz possui grandes cases de sucesso e atende clientes, como Banco do Brasil, Bayer, Basf, Bourbon Hotéis, Correios, Dell Anno, Fiat, Livrarias Curitiba, Petrobras, Sadia entre muitos outros.

Ficha técnica
Negocie Qualquer Coisa Com Qualquer Pessoa
Autor - Eduardo Ferraz
Editora - Planeta
Páginas - 224
Preço - R$ 32,90
Para mais informações e comprar clique aqui

Postar um comentário

0 Comentários