Live de cinema com a cineasta Susanna Lira e Lúcio Vilar


Hoje, dia 02 de julho, às 17h acontece uma live de cinema, no Facebook e no YouTube, com a cineasta Susanna Lira e com o jornalista e diretor da 15ª. Edição do Festival Aruanda, Lúcio Vilar.

Susanna Lira é uma renomada cineasta brasileira, pós graduada em Direito Internacional, Direitos humanos e Biopolítica Criminal. Pós graduanda em Filosofia. Atua no mercado audiovisual desde 1994. Dirigiu cerca de 11 longas metragens e diversos curtas e séries de televisão já teve vários filmes exibidos em edições anteriores do festival.

Na primeira ‘Live de Cinema’, realizada na última quinta-feira, 25, o Projeto de Extensão Aruandando no Campus, ‘braço’ do Festival Aruanda na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), teve como convidada a jornalista e crítica de cinema Maria do Rosário Caetano. Ela abordou o panorama dos festivais de cinema brasileiros em tempos de ‘isolamento social’ e o futuro da sétima arte na pós-pandemia, tendo o produtor do festival, Lúcio Vilar, como anfitrião.

Em uma hora e vinte e três minutos de duração, a live mobilizou centena de pessoas, destacando-se um dos mais requisitados fotógrafos do cinema nacional e da Rede Globo, Walter Carvalho, presidente da Abraccine (Associação Brasileira dos Críticos de Cinema), Ivonete Pinto, do diretor João Batista de Andrade, dos produtores Heleno Campelo e Abraão Bahia e do editor Ely Marques, entre outros.

Ao final do evento digital, Lúcio Vilar anunciou em primeira mão a homenagem que será prestada este ano ao fotógrafo João Carlos Beltrão, pela importância que teve ao longo das duas primeiras décadas deste século no crescimento e consolidação do cinema local que culminou com a chamada ‘primavera do cinema paraibano’ em 2018.

“Ele esteve presente em grande parte dessa produção de curtas, médias e longas-metragens paraibanos nos últimos quinze anos, de modo que não há ocasião mais pertinente para esse reconhecimento do que nesta edição também comemorativa do festival”, justificou o produtor.


Em comemoração à 15ª edição do Fest Aruanda, que este ano será realizado de 03 a 10 de dezembro, em João Pessoa, os preparativos começaram mais cedo. No mês de junho, os produtores do festival iniciaram uma série de lives sobre cinema no perfil do Instagram oficial do Fest Aruanda e estão retomando a produção do podcast “Aruanda No Ar” nas principais plataformas de streaming.

Introduzido ano passado, o podcast do festival é produzido por alunos do projeto extensão da UFPB “Aruandando no Campus”, no qual alunos de Comunicação realizam ações para promover o Fest Aruanda dentro da Universidade. Para a nova temporada do “Aruanda No Ar”, estão programados episódios para abordar assuntos, como o panorama do Festival e o audiovisual local e mundial, além de entrevistas com convidados especiais, e a novidade: terá também uma janela internacional em parceria com a Universidade Lusófona, maior universidade privada portuguesa com sede em Lisboa - parceria com Prof Dr. Manuel José Damásio, diretor do Departamento de Cinema e Artes dos Media.

De acordo com o diretor executivo do Fest Aruanda, Lúcio Vilar, a produção de conteúdo digital terá extrema importância na divulgação do evento para novos públicos, principalmente no contexto atual. “Estamos produzindo conteúdo em diferentes plataformas digitais para a fidelização do público do festival e para despertar interesse em pessoas que nunca participaram do Fest Aruanda, por meio dessas plataformas”, destaca Lúcio.

Estão abertas as inscrições para o 15º Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro. As inscrições poderão ser feitas até o dia 11 de agosto em plataforma especial no site oficial do festival (clique aqui).

Serviço

Live de cinema
Com Susanna Lira e Lúcio Vilar
Data - 02 de julho - quinta-feira
Horário - 17h
Local - Facebook (aqui) e Youtube (aqui)

15ª Edição do Fest Aruanda
Período - de 03 a 10 de dezembro
Local - Cinépolis - Manaíra Shopping
Endereço - Av. Gov. Flávio Ribeiro Coutinho, 805 - Manaíra - João Pessoa - PB
Inscrições e mais informações clique aqui e Instagram aqui
Podcast - aqui

Postar um comentário

0 Comentários