Peça Cancioneiro Terminal terá apresentação em vídeo

Cancioneiro Terminal, do Grupo Mexa, um dos espetáculos cancelados da MITbr de 2020 em função da pandemia, será exibida dia 20 de junho no YouTube da Biblioteca Mário de Andrade. A live, no mesmo dia, será no Facebook e YouTube da MITsp. Foto - Silvia Machado

Artistas do grupo também fazem live no YouTube e Facebook da MITsp

A Biblioteca Mário de Andrade reagendou para o dia 20 de junho, às 15h, a apresentação em seu YouTube do espetáculo Cancioneiro Terminal, do Grupo MEXA, de São Paulo(SP). Selecionado para a edição de 2020 da MITbr - Plataforma Brasil - programa de internacionalização das artes cênicas brasileiras da MITsp, a peça foi cancelada em decorrência da pandemia da Covid-19.

Os integrantes do Grupo Mexa - Anne Dourado, Giuliana Nonato, Luiza Brunah, João Turchi, Lu Mugayar, Daniela Pinheiro, Anita Silvia, Yasmin Bispo, Laysa Elias, Tatiane Dell Campobello, Bárbara Brito, Muniky Flor, Patricia Borges e Ivana Siqueira - fazem uma live nas redes da MITsp - YouTube e Facebook - no mesmo dia 20 de junho, às 18h, com o convidado Francis Wilker, curador da MITbr - Plataforma Brasil.

A MITsp de 2020

A MITsp - Mostra Internacional de Teatro de São Paulo foi realizada de 05 a 15 de março de 2020, planejada para apresentar 13 espetáculos internacionais; 2 espetáculos especiais (um nacional e um internacional); 13 espetáculos na MITbr - Plataforma Brasil, para que fossem assistidos por 76 programadores de festivais (27 nacionais e 49 internacionais, envolvendo 22 países).

Essa grade consolidaria 70 sessões entre espetáculos e performances. Foram planejadas cerca de 80 atividades nos eixos Ações Pedagógicas e Olhares Críticos, todas gratuitas, com mais de 100 artistas e pensadores convidados, em 25 espaços espalhados pela cidade, além dos 8 eventos especiais. Apesar do momento crítico que tangenciou a mostra a partir do dia 13 de março, a MITsp apresentou 22 espetáculos, entre nacionais e internacionais, e executou integralmente a programação dos eixos Ações Pedagógicas e Olhares Críticos com suas 80 atividades.

Em decorrência da pandemia da Covid-19, os equipamentos culturais da cidade de São Paulo, entre eles a Biblioteca Mário de Andrade, foram fechados a partir do dia 13 de março, o que acarretou o cancelamento de alguns espetáculos da MITsp, em especial os da MITbr - Plataforma Brasil. É com a intenção de fechar o ciclo de 2020 que nasce essa ação da MITsp: lives com os artistas e a apresentação em formato on-line dos espetáculos que não puderam ser realizados no período da mostra.

Sinopse
Cancioneiro Terminal - Grupo Mexa

O Mexa é um coletivo artístico que trabalha com pessoas à margem. Em Cancioneiro Terminal, o grupo parte da investigação de fotografias e vídeos produzidos sobre si. Os performers se relacionam com as imagens gravadas e se perguntam com quais delas gostariam de contar a história do seu presente. O grupo atua desde 2015 e, ao longo desse tempo, algumas integrantes desapareceram, outras reapareceram, houve quem tentasse se matar, quem se transicionou, teve uma filha, foi presa, foi internada em um hospital, mudou de país, de profissão, de nome. Essas pequenas histórias, juntas, contam a narrativa sempre processual do grupo, que trabalha a partir de suas próprias vivências transformadas em cena. A cada performance, o MEXA reencena e edita em tempo real um novo filme, por meio de exercícios de tradução e dublagem. Ao fazer isso, os artistas pensam sobre o que significa ser uma imagem, o que fica quando tudo o mais desaparece e como, sendo um corpo coletivo, caminhar juntos.

Ficha técnica
Direção Geral - Grupo Mexa
Concepção do Grupo - Anita Silvia e Dudu Quintanilha
Dramaturgia - João Turchi
Direção Audiovisual - Dudu Quintanilha
Banda - Alessandro Lins dos Anjos, Dourado, Barbara Britto e Giulianna Nonato
Produção - Lu Mugayar
Performers - Daniela Pinheiro, Ivana Siqueira, Tatiane del Campobello, Patrícia Borges, Yasmin Bispo, Luiza Brunah Wunsch, Fabíola Dummont, Muniky Flor, Roberto Lima Miranda, Kristen Oliveira e Anita Silvia, Alessandro Lins dos, Barbara Britto, Dourado, Dudu Quintanilha, Giulianna Nonato, João Turchi, Laysa Elias, Lu Mugayar
Projeto Gráfico - Celso Longo
Iluminação - Helo Duran
Captação de Imagens - Laysa Elias
Maquiagem - Lavínia Favero e equipe

Serviço

Vídeo Cancioneiro Terminal
Data - 20 de junho
Horário - das 15h às 17h
Duração - 80 min.
Disponível no canal do YouTube da Biblioteca Mário de Andrade (clique aqui)
Classificação - 12 anos

Live Cancioneiro Terminal
Data -  20 de junho
Horário - 18h
Convidado: Francis Wilker
No YouTube aqui
No Facebook  aqui

Postar um comentário

0 Comentários