Editora lança biografia do músico Fred Falcão

Na gravadora Odeon, Fred Falcão com Clara Nunes e o jornalista João Victorino. Foto - Reprodução/Matrix Editora

Compositor pernambucano passou pela bossa nova, festivais, trilhas de novelas e foi gravado por Maysa, Luiz Gonzaga, Wilson Simonal, Clara Nunes e até Marília Pêra

Compositor, cantor, arranjador, instrumentista, autodidata (piano, acordeom e violão). Só esses múltiplos talentos de Fred Falcão já renderiam boas histórias, mas o biógrafo Denilson Monteiro vai além. Em 'Invadindo o Ensaio com Fred Falcão - Uma Biografia em Rimas e Bordões', livro recém-lançado pela Matrix Editora, o leitor irá conhecer o compositor de “Namorada” e “Shirley Sexy” e suas histórias com Elis Regina, Wilson Simonal, Clara Nunes e Maysa, entre outros nomes sagrados na MPB. Fred é fonte e personagem da história da música brasileira dos anos 1950 aos dias de hoje.

Com horas de depoimentos, jornais de época, pesquisa de vasto número de documentos, Denilson Monteiro compõe um livro musical. O autor revela ao leitor os bastidores do mundo da música e a paixão de um compositor que nunca aceitou receber um “não” como resposta.

O cantor, compositor e músico pernambucano radicado desde criança no Rio de Janeiro, tem uma história das mais ricas. Nascido em 1937, Frederico Guilherme do Rego Falcão começou a tocar ainda muito novo e, na década de 1950, teve a oportunidade de presenciar e se envolver logo no início em dois movimentos musicais dos mais influentes do Brasil, o rock and roll e a bossa nova.

Advogado de formação, com uma estável carreira no Direito, nunca deixou de lado a paixão pela música. Começou sua vida profissional em 1956, tornando-se “Fred Falcão”, como pianista de um quarteto integrado por Maurício Einhorn, Durval Ferreira e Ary Carvalhães, que se apresentava nas boates do Hotel Plaza, Hotel América, Carrossel e Copa Golf, no Rio de Janeiro.

Na década de 1960, no auge da bossa nova, teve oportunidade de tocar com João Donato, Baden Powell, Luiz Carlos Vinhas, Edson Machado, Bebeto Castilho, entre outros. A história de como Fred conseguiu ter sua composição “Vem Cá, Menina”, gravada em 1966 por ninguém menos do que Os Cariocas, um dos melhores e mais bem-sucedidos grupos vocais brasileiros, é um dos pontos altos da biografia.

Além dos festivais, do rock and roll e da bossa nova, Fred também fez parte de outro movimento que se tornaria popular, trilhas sonoras de telenovelas da Rede Globo, a partir dos anos 70. Sucessos em novelas como Irmãos Coragem, O Cafona, Minha Doce Namorada, Bandeira 2, O Homem Que Deve Morrer e Uma Rosa Com Amor. A sua música “Shirley Sexy” (tema da novela O Cafona, em 1971, e que lançou a atriz Marília Pêra como cantora) teve mais de cem regravações.

Sobre o autor
Escritor, nascido em Belém (Pará), em 1967, Denilson Monteiro é autor de Dez, Nota Dez! Eu Sou Carlos Imperial, A Bossa do Lobo - Ronaldo Bôscoli, Divino Cartola, Uma Vida em Verde e Rosa e Chacrinha, A Biografia. Co-roteirista do documentário Eu Sou Carlos Imperial, de Renato Terra e Ricardo Calil, e de As Guerras de Palmares, episódio da série Guerras do Brasil.doc, de Luiz Bolognesi, para a Netflix.

A biografia Invadindo o Ensaio com Fred Falcão é importante fonte de informação e pesquisa para escritores, jornalistas, estudantes e amantes da música popular brasileira. Oportunidade de acompanhar um grande e criativo compositor, Fred Falcão, que até hoje, aos 82 anos, continua inquieto e produtivo.


Ficha técnica
Invadindo o Ensaio com Fred Falcão - Uma Biografia em Rimas e Bordões
Autor - Denilson Monteiro
Editora Matrix
Páginas - 200
Preço - R$ 39,90
Vendas on-line aqui

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Magnífica resenha da minha biografia, abrangendo fielmente como tudo aconteceu.
    Gratíssimo.
    Como costum0
    o dizer: "Valeu o ingresso !!!

    ResponderExcluir
  2. Magnífica resenha, retratando fielmente toda a minha trajetória musical até o presente momento.
    Continuo em plena e efervescente atividade, tocando e compondo sem parar até dormindo...
    Acordo com um mote a ser desenvolvido.

    ResponderExcluir