Confira a super programação cultural da Paulista no aniversário de Sampa

Foto - Henrique Farias

Diversas atividades gratuitas serão oferecidas pela Casa das Rosas, Centro Cultural Fiesp, IMS Paulista, Itaú Cultural, Japan House São Paulo, MASP e Sesc Avenida Paulista

No próximo dia 25 de janeiro, a capital paulista faz aniversário e, para festejar os 466 anos da cidade, as instituições integrantes da Paulista Cultural - evento anual que celebra o potencial artístico e turístico da Avenida Paulista - promovem uma série de atividades gratuitas como oficinas, workshops, exposições, apresentações musicais, teatro, entre outras, que acontecem das 10h às 22h.

O circuito cultural compreende toda a extensão da Avenida iniciando pela Casa das Rosas e passa por Japan House São Paulo, Sesc Avenida Paulista, Itaú Cultural, Centro Cultural Fiesp, MASP até chegar ao IMS Paulista, que também pode ser o ponto de partida para quem preferir o trajeto inverso.

Casa das Rosas. Foto - André Hoff
A Paulista Cultural indica os destaques de cada instituição dentro desta programação especial. A Casa das Rosas traz poesia, contos e música do interior paulista; o Centro Cultural Fiesp destaca os espetáculos Wendy e Peter e Palhaços, e a exposição Retratos de Mulheres Por Mulheres; o IMS oferece oficinas que narram a cidade por meio da fotografia; contação de histórias, artes cênicas, oficinas e esculturas compõem a programação do Itaú Cultural; Workshops de Obentô em atividades na Japan House São Paulo; o MASP, além de oferecer entrada gratuita para visitação das quatro exposições em cartaz, abrigará, em seu vão livre, uma barraca com quitutes preparados por Manuelle Ferraz, do restaurante A Baianeira; o Sesc Avenida Paulista destaca oficina de cinema, brincadeiras infantis e vivências em esportes como o ciclismo de pista.

A Paulista Cultural é uma iniciativa pioneira que propõe anualmente intercâmbios entre as sete instituições da avenida Paulista: a Casa das Rosas, o Centro Cultural Fiesp, o IMS Paulista, o Itaú Cultural, a Japan House São Paulo, o MASP e o Sesc Avenida Paulista. A edição de 2020 - a terceira - já tem data marcada, acontece no domingo, dia 29 de março, das 10h às 20h, com a expectativa de ultrapassar os 46 mil participantes de 2019.

A programação está sujeita a alterações de horários e cancelamento de atrações. Confira abaixo:

Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura

Foto - André Hoff
Endereço - Avenida Paulista, 37
Horários - de terça-feira a sábado das 10h às 22h, domingos e feriados das 10h às 18h
Informações 11 3285-6986 / 3288-9447 ou clique aqui

Encontro peripatético
Passeio que partirá da Casa das Rosas para visitar outras referências arquitetônicas na Avenida Paulista
Horário - concentração às 9h30 e início da atividade às 10h
Classificação indicativa - livre

Saci e outras histórias

Foto - Jandira Queiroz 
Atividade em que o público entrará em contato com contos caipiras
Com Paulo Farah André e Renato Vidal
Horário - 15h
Classificação indicativa - livre

Sarau Poesia e Viola
Apresentará as violas e as vozes Duo Vereda Violeira, além do trabalho poético-performático de Silvia Camossa e Robsoñ Luquêsi
Com Decio Zylbersztajn e convidados
Horário - 16h30
Classificação indicativa - livre

Centro Cultural FIESP

Endereço - Av. Paulista, 1313
Horários - terça a sábado das 10h às 22h e domingo das 10h às 20h
Mais informações 11 3146-7439 ou clique aqui

Palhaços
Um palhaço de circo recebe em seu camarim um vendedor de sapatos. Juntos, passam a se provocar, a desestabilizar suas crenças e seus valores, e questionam a vida e a sua própria existência de uma maneira espirituosa, opondo o palhaço profissional ao palhaço da vida.

Interpretado pelo eterno trapalhão Dedé Santana, o palhaço Careta é craque no humor, embaixador do circo e traz toda a poesia necessária para o seu habitat natural: o circo. O encontro entre Careta (Dedé Santana) e Benvindo (Fioravante Almeida) é um convite para o público ver de perto o embate entre essas duas figuras opostas, que se desnudam e refletem sobre suas escolhas.

Por sua atuação na tragicomédia, escrita pelo autor Timochenko Wehbi na década de 70, e com direção de Alexandre Borges, Dedé Santana ganhou ao Prêmio Aplauso Brasil (2018) Destaque do Ano.

Datas - 24, 25, 26 e 31 de janeiro, 01 e 02 de fevereiro
Horário - sexta e sábado às 20h e domingo às 19h
Duração - 60 min.

Ficha técnica
Texto - Timochenco Wehbi
Direção - Alexandre Borges
Elenco - Dedé Santana e Fioravante Almeida
Cenografia - Marco Lima
Execução cenografia, adereços e pintura de arte - FCR Produções Artísticas
Coordenação cenotécnica - Luis Rossi
Adereços - Luis Rossi, Mario Campioli e Renato Lippi
Figurino - Fábio Namatame
Iluminação - Domingos Quintiliano
Iluminador assistente - Ricardo Silva e Loreiro
Trilha sonora - Otto e Dipa
Preparação vocal - Madalena Bernardes
Coaching - Selma Kiss e Yasmim Sant’ Anna
Diretor de palco - Maurílio Dias
Fotos - Tatiana Coelho
Vídeo - Milena Correa - Rústica Produções
Operador de som - Yasmin Sant'Anna
Operador de luz - Ricardo Silva
Transportes - Izildo Transportes e Edson SP Transportes
Design gráfico - Lucas Laender
Assessoria de imprensa - Fabio Camara
Assessoria jurídica - Caio Kiss
Direção de Produção - Camila Bevilacqua
Produção - Giovanna De Donato
Coordenação do projeto e idealização - F L O Produções e LadyCamis Produções

Wendy e Peter
Anos depois de ter vivido momentos mágicos com Peter Pan e os meninos perdidos, Wendy cresceu e se tornou uma mulher adulta. Inesperadamente, ela recebe a visita de um Peter Pan diferente daquele que ela conheceu: o companheiro de aventuras não se lembra de nada. Agora, Wendy precisa voltar a ser criança, aprender a voar e retornar à Terra do Nunca para ajudar o amigo a lembrar quem ele é.

Nesta adaptação da obra original de J. M. Barrie, publicada em 1911, o público revive as famosas aventuras de Wendy e Peter por meio de artimanhas circenses, dança contemporânea e kung-fu. Enquanto as crianças forem alegres, inocentes e destemidas, Peter Pan e a Terra do Nunca estarão lá para acolhê-las

Datas - de 25 de janeiro a 02 de fevereiro
Horário - sábado e domingo às 14h
Duração - 65 min.

Ficha técnica
Direção - Bruno Rudolf
Direção de Arte - Renato Bolelli Rebouças
Preparação física e coreografia de luta - Luis Pelegrini
Intérprete e criadora - Patrícia Rizzi
Direção de Produção, Intérprete e criadora - Ziza Brisola
Desenho de Luz - Mirella Brandi
Trilha original - Muepetmo
Técnico de Luz - Matheus Brant
Técnico de Som - Bruno Mendes Maldegan

Mascates de Histórias
Nessa aventura, os dois mascates caminham com uma mala repleta de objetos e de histórias conquistadas em suas andanças pelo mundo. Ao invés de vendê-las, eles passam a oferecer ao público uma história correspondente a cada item. Das fábulas de Esopo e La Fountain, até o Pequeno Livro de Fábulas, os mascates viajam pelas linhas e entrelinhas dos personagens e contos, para despertar a imaginação das crianças. Dentro da mala dos mascates, as histórias ganham asas junto com a imaginação das crianças.

Data - 25 de janeiro
Horário - 15h
Local - no Lounge da Cafeteri

Galeria de Arte Digital - Fachada do edifício-sede FIESP/SESI-SP
Calçada-SP - Ivan Souto

Calçada-SP é um sistema computacional que gera mutações na configuração de padrões geométricos, como os ladrilhos da tradicional calçada paulistana desenhada por Mirthes Bernardes. Em uma simulação da montagem do piso, processada em tempo real, existe a cada ação uma probabilidade de variação do código original, com desvios nos parâmetros referentes a tonalidade, forma e posição dos elementos.

Gerando composições únicas a cada execução do programa, Calçada-SP aproxima os padrões gráficos originais - marcados pela simplicidade e rigidez - das irregularidades, rupturas e distorções características do ambiente físico onde são introduzidos.

A obra explora, dessa forma, o erro e a deterioração como elementos estéticos, e procura possibilidades de criação a partir da reprogramação de regras conhecidas.

Sobre o artista
Ivan Souto é arquiteto e pesquisador. Atualmente atua com desenvolvimento de produtos digitais e cursa matemática aplicada, explorando ferramentas computacionais de geração da forma e programação criativa.

Data - até dia 02 de fevereiro
Horário - todos os dias das 20h às 06h

Retratos de Mulheres Por Mulheres
Curadoria de João Kulcsár

A mostra apresenta ensaios de importantes fotógrafas contemporâneas como Claudia Andujar, Maureen Bisilliat, Cris Bierrenbach, Marcela Bonfim, Luisa Dorr, Denise Camargo, Ana Carolina Fernandes, entre outras. As artistas investigam as diferentes linguagens e suportes na criação do retrato e discutem temas como: beleza, empoderamento, corporalidade, feminismo, sexualidade, direitos humanos e identidade. Essas narrativas visuais se apresentam como uma ferramenta para explorarem novas formas de posicionar-se na sociedade, bem como, são meio para expressar seus sonhos, sentimentos, desejos e fantasias e destacar o lugar central que as mulheres ocupam na cultura visual.

Data - de 25 de janeiro a 03 de maio

Toda a programação é gratuita. As reservas para os espetáculos teatrais podem ser realizadas pelo sistema Meu SESI aqui.

IMS Paulista

Endereço - Av. Paulista, 2424
Horários - terça a domingo e feriados (exceto segundas), das 10h às 20h e quintas (exceto feriados) das 10h às 22h
Mais informações 11 2842-9120 ou clique aqui

Tel Aviv, Israel, 1959. Acervo Instituto Moreira Salles
Abertura da exposição Arquivo Peter Scheier com a presença da curadora Heloisa Espada e dos filhos de Peter Scheier, Bettina Lenci e Thomas Scheier

A exposição é resultado de um mergulho na coleção de cerca de 35 mil imagens e grande conjunto de documentos do alemão Peter Scheier (1908 - Glogau, Alemanha - 1979 -Ainring, Alemanha), que pertencem ao acervo do Instituto Moreira Salles, e de pesquisas em coleções particulares e acervos de outras instituições que têm obras do fotógrafo, como o Instituto Peter Scheier, a Casa de Vidro, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand e a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.

A mostra destaca alguns conjuntos fotográficos notáveis na trajetória de Scheier - sua passagem pela revista O Cruzeiro, seu trabalho junto ao MASP nos anos 1940 e 1950, os registros da I Bienal de Artes de São Paulo, a intensa colaboração junto a arquitetos modernos baseados em São Paulo, a fotografia de indústria, além de reportagens sobre Brasília e Israel. Ao mesmo tempo, por meio de documentos variados, a exposição procura evidenciar que a imensidão de seu arquivo permite outras leituras e interpretações.

Horário - 11h
Local - Galeria 1
Sujeito a lotação do espaço

Experimentações | As cores de São Paulo em goma bicromatada
Com Fernando Fortes

A atividade comemorativa do aniversário da cidade de São Paulo promoverá a experiência da fotografia alternativa por meio da produção de imagens com diversas camadas de goma pigmentada que vão se somando e se combinando para criar efeitos visuais únicos.

O público poderá imprimir fotografias da capital paulista (imagens que estão sendo criadas especialmente para o evento e serão disponibilizadas em negativos no local) utilizando tintas preparadas na hora, de acordo com o tom desejado para cada retrato da cidade.

Horário - das 16h30 às 19h
Local - Estúdio
Vagas - 10 vagas
Distribuição de senhas uma hora antesdo início, com limite de 1 senha por pessoa
Classificação - atividade é indicada para pessoas acima de 16 anos

Oficina | Aniversário de São Paulo: a cidade na latinha
Com a equipe de educadores do IMS Paulista

Em comemoração ao 466º aniversário da Cidade de São Paulo, a equipe de Educação do IMS Paulista propõe uma conversa e exploração sobre a história da cidade por meio da fotografia e visita à exposição São Paulo: três ensaios visuais.

Usando as câmeras pinhole (câmeras de orifício feitas com latinhas), os participantes serão convidados a fotografar a Avenida Paulista capturando a paisagem, os passantes e aquilo que mais instigar o olhar. Após fotografar, os participantes poderão vivenciar todo o processo de revelação analógica das imagens no laboratório e, por fim, levarão para casa as imagens produzidas.

Horário - das 14h30 às 16h30
Vagas - 20
Distribuição de senhas uma hora antesdo início, com limite de 1 senha por pessoa
Classificação - a partir de 6 anos

Itaú Cultural

Espetáculo Mozart Moments. Foto - Marco Aurélio Olimpio
Endereço: Av. Paulista, 149
Horários - terça a sexta das 09h às 20h, sábado, domingo e feriados das 11h às 20h
Mais informações 11 2168-1776 / 1777 ou clique aqui

Jornadas incríveis de heroínas não Encantadas
Contação de histórias com Yohana Ciotti
Horário - 15h
Local - Cantinho da Leitura - Piso Térreo
Acessível em Libras

Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca
Horário - das 11 às 17h
Local - Piso Térreo

Ocupação Alceu Valença
Horário - das 11h às 20h
Local - Piso térreo
Classificação indicativa - livre





Franz Weissmann: o vazio como forma

Local - Pisos 1, -1 e -2

Classificação indicativa - livre

Oficina Sábados das Esculturas
Horário - 14h
Local - Piso -1
Vagas - 20
Inscrições - meia hora antes, no balcão de informações
Ponto de encontro - balcão de informações
Acessível em Libras

Espetáculo Mozart Moments
Com Grupo sobrevento
Local - Sala Multiúso - Piso 2
Capacidade - 40 lugares
Horário - 15h
Duração - 50 minutos
Classificação Indicativa - livre
Acessível em Libras

Peça Cabaré Sade
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio)
Local - Sala Itaú Cultural - Piso Térreo
Capacidade - 150 lugares
Horário - 20h
Duração - 75 minutos
Classificação Indicativa - 18 anos
Acessível em Libras

Japan House São Paulo

Foto - Estevam Romera
Endereço - Av. Paulista, 52
Horários - terça a sábado das 10h às 20h, domingo e feriados das 10h às 18h
Mais informações 11 3090-8900 ou clique aqui

Workshop Kyaraben: Obentô de Personagens
Voltado para o público infantil e ministrado pela professora Sonoko Hongo, o workshop oferecerá a experiência da criação de personagens no Obentô, trazendo elementos lúdicos para enriquecer o costume da alimentação. Além disso, também abordará a cultura japonesa do Obentô trazendo explicações sobre sua importância e representatividade para o povo nipônico, incluindo saudáveis hábitos alimentares.

Horário - 11h, 14h e 16h
Retirada de Senha 1 hora antes na recepção
Classificação etária de 06 a 12 anos

Ação interativa Memórias de São Paulo
Em comemoração ao aniversário da cidade de São Paulo e inspirados pelo trabalho da artista Chiharu Shiota, o público é convidado a compartilhar suas memórias na cidade em uma ação que resultará em um quadro de memórias conectadas por fios vermelhos que simbolizam os encontros e conexões entre as histórias e as pessoas.

Nos dias 23 e 24, os visitantes poderão escrever suas memórias e fixá-las no quadro conectando-as com um fio vermelho, construindo uma instalação temporária que ficará exposta no térreo da instituição. No dia 25 de janeiro, a partir das 15h, o próprio público irá desmontar a instalação lendo e compartilhando as memórias das pessoas na cidade de São Paulo.

Horário - 15h
Participação Livre

MASP

Endereço - Av. Paulista, 1578
Horários - quarta a domingo das 10h às 18h (bilheteria aberta até as 17h30), terça das 10h às 20h (bilheteria até 19h30)
Mais informações 11 3149-5959 ou clique aqui

No MASP, a celebração do aniversário de São Paulo envolverá artes visuais e gastronomia. O museu terá entrada gratuita das 10h às 22h, período em que os visitantes poderão conferir todas as exposições em cartaz: Acervo em Transformação (2º andar), Gego: a linha emancipada (1º andar), leonor antunes: vazios, intervalos e juntas (1º subsolo), Anna Bella Geiger: Brasil nativo/Brasil alienígena e Sala de Vídeo: Laure Prouvost (2º subsolo).

Manuelle Ferraz, a premiada chef que em 2019 abriu uma unidade de seu A Baianeira dentro do MASP, recepcionará os convidados da avenida Paulista com uma barraca no vão livre das 10h às 18h, que terá dois tipos de cardápio.

Das 10h às 12h, ela servirá pão de queijo tradicional (R$ 7,50), de linguiça (R$ 15,00), de abobrinha (R$ 15,00) e bolo de coco gelado (R$ 10,00).

Das 12h às 18h, as opções serão baião de dois (R$ 20,00), baião sirizado (R$ 25,00) e picolé de requeijão de corte (R$ 8,00).

Além disso, dentro do restaurante, que fica no 2º subsolo do MASP, a sugestão da casa será o clássico virado à paulista versão A Baianeira (R$ 49,00), o toque diferencial fica por conta da banana da terra.

Horários
Entrada gratuita no museu das 10h às 22h
Barraca d’A Baianeira no vão livre das 10h às 18h
Restaurante MASP Baianeira das 10h às 16h

Sesc Avenida Paulista

Foto - Carlos Gueller
Endereço - Av. Paulista, 119
Horários - terça a sábado das 10h às 22h (bilheteria aberta até as 21h30), domingos e feriados das 10h às 19h (bilheteria até 18h30)
Mais informações 11 3170-0800 ou clique aqui

Exposição - Anna Bella Geiger: Brasil Nativo/Brasil Alienígena
Curadoria de Adriano Pedrosa e Tomás Toledo
Data - de 25 de janeiro a 29 de fevereiro
Local - Arte I (5º andar)
Horário - das 10h às 21h30 de terça a sábados
Grátis - sem retirada de ingressos
Classificação - livre

Cinema e Vídeo - oficina[:a.bici.cineminha:]
Com [:a.cinema:]

[:a.cineminha:] é composto por uma oficina - que trabalha as relações básicas entre sons e formas visuais em movimento, envolvendo as crianças na produção - e uma performance que incorpora materiais audiovisuais produzidos nas oficinas, e inclui as crianças participantes na apresentação do resultado.

Para a versão [:a.bici.cineminha:] a oficina utilizará o "bicitrópio" - um zootropio de roda de bicicleta - para criação das animações desenvolvidas pelas crianças; além disso, na performance, junto às animações geradas pelo bicitrópio, serão utilizados trechos de filmes de várias épocas e gerações onde a bicicleta se torna o foco da narrativa.

Local - Tecnologias e Artes (4º andar)
Horário - das 14h às 15h30 e das 16h às 17h30
Grátis - entrega de ingressos no local com 30 minutos de antecedência
Classificação - livre

Pé na água - Pé de Brincadeira

Um convite ao público para sentir o frescor do clima praiano com brincadeiras na água por meio da instalação de pequenas piscinas, esteiras e instalações lúdicas que trazem a praia para o Sesc Avenida Paulista.

Todas as propostas facilitam o brincar entre as crianças e seus familiares, incentivam a experiência, a expressão da potencialidade criativa das crianças e as conectam com suas dimensões lúdica, criativa e poética.

Local - Convivência (2º andar)
Horário - das 10h às 16h

Vivência de Ciclismo de Pista - Mini Velódromo
Com SP Hawks

O ciclismo de pista é um tipo de competição esportiva derivada do ciclismo de estrada, porém é disputada em pistas especialmente construídas para esta modalidade conhecidas como velódromo.

Local - Praça (térreo)
Horário - das 10h30 às 20h

Exergames: Tênis de Mesa
Com Game e Arte

Diversas possibilidades em jogos de tênis de mesa dentro do recorte em Exergames. Tratam-se de jogos que utilizam diversos sensores de movimento e que vão de simuladores à versões lúdicas do esporte.

Local - Corpo I (10º andar)
Horário - das 14h30 às 18h

Flow Wheel e Mat Pilates
Com TC Pilates

Foto - Ge Gurak
Flow Wheel é um acessório similar a uma roda, de material duro e resistente, revestido por uma superfície macia com origem nas práticas de Yoga, mas que começou a ser conhecido no Brasil como "roda de Pilates".

Um dos principais objetivos do desenvolvimento deste aparelho é facilitar as execuções de alguns exercícios, fortalecendo a musculatura e possibilitando grandes evoluções nas posturas com maior nível de dificuldade.

Além disso, esse acessório promove uma massagem que realiza a liberação miofascial (soltura das fáscias musculares). Por meio desta liberação e dos movimentos favorecidos em grandes amplitudes, atinge-se um maior grau de mobilidade e alongamento de todo o corpo.

A metodologia Flow Wheel oferece fluidez à prática do Método Pilates, exigindo maior concentração e além de benefícios como melhora do desempenho do sistema cardiorrespiratório e consciência corporal.

Local - Corpo III (12º andar)
Horário - das 15h30 às 16h20 e 16h30 às 17h20
Entrega de ingressos na Central de Atendimento com 30 minutos de antecedência
Não recomendado para menores de 16 anos

Acessórios de sinalização para bicicletas
Com Coletivo Handmakers

Oficina de criação de acessórios de sinalização com leds em luvas e jaquetas, com a placa Arduino Lilypad para vestíveis. Os participantes serão orientados na confecção de circuitos simples utilizando linha condutiva e leds e, em seguida, utilizarão conhecimentos básicos de programação em Arduino para animar o circuito criado.

Local - Tecnologias e Artes (4º andar)
Horário - das 14h30 às 17h30
Entrega de ingressos no local com 30 minutos de antecedência
Não recomendado para menores de 12 anos

Postar um comentário

0 Comentários