CAIXA Cultural São Paulo recebe mostra fotográfica Tóquio Antes/Depois

Foto - Reprodução/Livro Nippon

A etapa terá a presença do curador e crítico de fotografia Kotaro Iizawa, que vem do Japão especialmente para uma palestra dia 14 de março

A CAIXA Cultural São Paulo recebe a partir do dia 25 de janeiro, a mostra fotográfica "Tóquio Antes/Depois". São 80 painéis que viajam dos anos 1930 aos dias atuais, marcando os contrastes entre o passado e o presente da capital japonesa.

A exposição, que já passou por Canadá, Estados Unidos e México, chegou ao Brasil em junho de 2019 tendo passado por Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro, Manaus e Recife. A capital paulista é a última parada da exposição no país que seguirá posteriormente para o Equador.

A mostra itinerante é idealizada pela Fundação Japão e Embaixada do Japão no Brasil e tem curadoria de Kotaro Iizawa, crítico e historiador de fotografia. Os painéis selecionados fazem uma retrospectiva por meio do olhar de nove fotógrafos, além de obras resgatadas de duas publicações históricas: as revistas fotográficas "Koga" (1932) e "Nippon" (1933).

Nas imagens mais antigas, o visitante observará como a contraposição entre a modernização estrangeira e os costumes japoneses já era visível no período que antecede a Segunda Guerra Mundial. Mudança que fica ainda mais óbvia nas fotografias registradas desde a década de 2010, época em que a tecnologia, a urbanização e a cultura pop moldaram a Tóquio que conhecemos hoje e que receberá gente de todo o mundo, nos jogos olímpicos, em 2020. 

Compõem a mostra obras publicadas na revista Koga, no livro Nippon (Japão, em japonês) e do fotógrafo Kineo Kuwabara, na parte do Antes. As obras do Depois são de Nobuyoshi Araki, Shintaro Sato, Motoyuki Daifu, Daido Moriyama, Shinya Arimoto, Kenta Cobayashi, Mika Ninagawa e Natsumi Hayashi.

Foto - Mika Ninagawa
Palestra com o curador

O curador da mostra, Kotaro Iizawa, virá especialmente ao Brasil no dia 14 de março para palestrar às 15h na CAIXA Cultural São Paulo.

Historiador, crítico de fotografia e estudioso da literatura, é autor de mais de cinquenta livros, incluindo "Geijutsu shashin to sonojidai" (Fotografia artística no Japão, 1900-1930), Nihon shashinshi o aruku (Caminhando pela história da fotografia japonesa) e Shashin Bijutsukan ni yokoso (Bem-vindo ao Museu da Fotografia), Araki!, Shashin-teki Shiko (Pensamento Fotográfico), Shashin-shu ga jidai wo tsukuru! (Os álbuns de fotos fazem a história!).

Para participar é necessário realizar a inscrição pelo e-mail: clique aqui.

Foto - Nobuyoshi Araki
Incentivo à cultura

A CAIXA valoriza amplamente a cultura nacional como ferramenta de inclusão social e reforço do orgulho de ser brasileiro. Nos últimos cinco anos, os espaços culturais da empresa contaram com mais de R$ 385 milhões distribuídos em Brasília, Curitiba, Recife, Fortaleza, Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro.

O investimento inclui iniciativas nos segmentos de artes plásticas, fotografia, espetáculos musicais, dança, teatro, exibição de filmes, lançamento de livros, palestras e oficinas por meio da seleção pública de projetos. Esse programa é um dos principais instrumentos da política de patrocínios do banco.

Com equipamentos e projeto educativo próprios, a CAIXA coloca em prática uma política de fomento à cultura, formação de plateia, apoio à diversidade cultural, profissionalização e democratização do acesso a bens culturais para aproximação com os mais diferentes públicos. Ao todo, são quase 40 anos de investimento contínuo em cultura com recursos próprios.

Serviço

Tóquio Antes/Depois
Período
Abertura - 25 de janeiro de 2020
Horário - 11h
Visitação - de 26 de janeiro até 22 de março de 2020
Horário - de terça a domingo das 09h às 19h
Entrada franca

Palestra com o curador Kotaro Iizawa
Data - 14 de março
Horário - 15h
Inscrições: e-mail: clique aqui
Classificação indicativa - livre

Local - CAIXA Cultural São Paulo
Endereço - Praça da Sé, 111 - Centro Histórico - São Paulo
Informações 11 3321-4400
Apoio - CAIXA, Governo Federal e Consulado Geral do Japão em São Paulo
Realização - Fundação Japão

Postar um comentário

0 Comentários