Pirelli apresenta em Verona “Procurando Julieta”, o Calendário 2020 com assinatura de Paolo Roversi

Emma Watson por Paolo Roversi. 
Acompanhado de curta-metragem artístico, fotógrafo procura a essência de Julieta


“Procurando Julieta” - o Calendário Pirelli 2020 realizado por Paolo Roversi - foi apresentado ontem, 03 de dezembro, no Teatro Filarmônico de Verona. Com inspiração no drama clássico de Shakespeare, Paolo Roversi foi à procura da “Julieta que existe em cada mulher” com Claire Foy, Mia Goth, Chris Lee, Indya Moore, Rosalía, Stella Roversi, Yara Shahidi, Kristen Stewart e Emma Watson como protagonistas desta 47ª edição do The Cal™.


Esta edição representa a primeira vez em que o Calendário funde fotografia com cinema, já que vem acompanhado de um curta-metragem. Em 18 minutos, Paolo Roversi interpreta a si mesmo como um diretor de cinema entrevistando candidatas ao papel de Julieta, que passam, uma a uma, pelas lentes do diretor para retratar a multifacetada Julieta com uma ampla gama de emoções e expressões.

Chris Lee por Paolo Roversi. 
A história se desenrola em duas etapas. Na primeira, as protagonistas foram retratadas ao chegar na sessão, sem maquiagem, nem figurinos. Foram filmadas enquanto conversavam com Paolo a respeito da produção para a qual gostariam de serem escolhidas; elas revelaram as próprias vivências e visões de Julieta. As protagonistas abriram-se para um conto íntimo e pessoal. Na segunda etapa, elas vestiram os figurinos desenhados para transformá-las nas intérpretes do drama shakespeariano. O efeito é uma história em que realidade e ficção se misturam e cujas fronteiras, bem como algumas das imagens, perdem o contorno.

“Eu estava procurando uma alma singela, repleta de inocência, força, beleza, ternura e coragem. Vislumbrei-a no olhar, nos gestos e nas palavras de Emma e Yara, Indya e Mia. Nos sorrisos e nas lágrimas de Kristen e Claire. Nas vozes e nas canções de Chris e Rosalía. E em Stella, vislumbrei a inocência. Porque há uma Julieta em cada mulher e a procurarei por toda a minha vida” - declarou Paolo Roversi.

Claire Foy por Paolo Roversi. 
Clicado em maio, o Calendário Pirelli 2020 é o primeiro a ser realizado por um fotógrafo italiano cujos cenários foram a cidade de Verona, terra natal de Julieta, e Paris, a cidade onde ele vive há mais de quarenta anos.

Grande apaixonado por música lírica, Paolo Roversi realizou uma produção com uma forma gráfica incomum e fortemente inspirada em um libreto de ópera. O Calendário 2020 tem 132 páginas, com o anuário na capa, trechos de Romeu e Julieta e 58 fotografias a cores e preto e branco, que retratam as protagonistas e a cidade de Verona.

Indya Moore por Paolo Roversi. 
A capa abre-se desvendando o desenho de um firmamento que representa o universo e que, idealmente, abrange e envolve a história de Julieta, tornando-a eterna. Na capa e na contracapa brilha o verdadeiro calendário em letras douradas. As datas de nascimento de Julieta, de seu encontro com Romeu, de suas núpcias e do falecimento de ambos também estão ressaltadas. A estas datas juntam-se as datas de nascimento das protagonistas do Calendário, cujos nomes estão espalhados dentro da capa, no meio de estrelas e astros, reproduzindo uma abóbada celeste poética.

Kristen Stewart por Paolo Roversi. 
Os bastidores, as imagens do ensaio fotográfico, as histórias e as personagens do Calendário Pirelli 2020 estão desvendados no site aqui, permitindo que os visitantes descubram a história de mais de 50 anos do The Cal™ por meio de vídeos, entrevistas, fotografias e textos.


O cenário é uma Verona encantadora e envolvida em neblina.
É noite e, prestando muita atenção, podem-se ouvir vozes antigas de inimigos e de amantes. Tentei achar uma linha, uma fresta de luz para me nortear na procura da minha Julieta.
Mas esta não é uma peça de teatro. É como fazer o elenco de um sonho, um sonho antigo. O mesmo sonho que eu tento capturar todas as vezes que tiro uma fotografia, um sonho dentro do qual a verdade do amor e da beleza se torna visível.
A primeira vez que li Romeu e Julieta, eu era um adolescente.
Fui criado em Ravena, na Itália, próximo de onde o drama se desenrola, e, para mim, foi fácil imaginar os protagonistas em seu cenário renascentista. Apesar do drama ter sido escrito por um inglês, considero-o uma história italiana, uma história sobre o amor supremo.
É uma história que fala do poder do amor, capaz de transformar as pessoas, visto que em apenas quatro dias, de moça inocente Julieta passa a ser uma rebelde, uma mulher valente - uma revolucionária pronta a cumprir, por amor, o supremo sacrifício.
Julieta apaixona-se pelo inimigo, e julgo ser esta a razão da história continuar a capturar, até hoje, a nossa imaginação.
Demonstra que o amor não tem fronteiras, nem limites.
É uma força que vai além de tudo.
Ao procurar Julieta, portanto, eu estava procurando uma alma singela, repleta de inocência, força, beleza, ternura e coragem - todas as qualidades de uma mulher apaixonada.
Vislumbrei-a no olhar, nos gestos e nas palavras de Emma e Yara, Indya e Mia. Nos sorrisos e nas lágrimas de Kristen e Claire. Nas vozes e nas canções de Chris e Rosalía - e na inocência de Stella.
Pois há uma Julieta em cada mulher, e irei procurá-la por toda a minha vida.
Paolo Roversi

Confira o vídeo: 



Paolo Roversi, à procura do ideal

O que você pensou ao receber a proposta de clicar o Calendário Pirelli?
Durante anos sonhei em fazer este Calendário, pois o Calendário Pirelli é algo especial para um fotógrafo. Fico feliz que o sonho tenha se tornado realidade. É um projeto ideal: a Pirelli deixa toda a liberdade para fazer tudo o que você deseja, além do grande apoio durante a realização de um projeto de grande qualidade e de fama mundial. Vi quase todos os Calendários realizados antes de mim: todos eles são maravilhosos e clicados pelos maiores fotógrafos. E isto levou-me a aprimorar ainda mais esta produção, cujo nível é tradicionalmente muito elevado.

Como surgiu a ideia do concept?
Eu queria um concept ligado à beleza e ao amor. Um concept muito simples e muito contundente. E o amor e a beleza são, há muitos anos, os ingredientes da minha busca. E sendo eu o primeiro fotógrafo italiano do projeto de uma empresa italiana, optei por uma história relacionada com a Itália.

Mia Goth por Paolo Roversi. 
E foi assim que surgiu a ideia de achar a nova Julieta?
Não há nova ou antiga Julieta... o meu ‘Procurando Julieta’ é a procura de um ideal, de um sonho. Atravessa as épocas. É o ideal de uma mulher que simboliza a feminilidade, a ternura do amor, e as qualidades de uma mulher que une a fragilidade à força, a timidez e à rebeldia... Julieta é isto tudo. O drama que ela protagoniza representa muito bem aquela fronteira sutil que existe entre o sonho e a realidade, entre uma lágrima e um sorriso, entre a felicidade e a dor, entre o bem e o mal; sempre fui fascinado por esta fronteira tão tênue, quase uma ambiguidade. Todas as minhas fotos correm ao longo desta linha e, talvez, a própria beleza que eu ando procurando, e o mistério que eu tento desvendar, seja mesmo esta linha.

E a escolha do elenco?
Tentei achar mulheres de diferentes culturas e países, com diferentes trajetórias. Enfim, conseguimos um grande elenco. Com pessoas vindas do mundo inteiro, não foi fácil organizar as filmagens e os cliques, mas conseguimos graças ao ótimo trabalho de Piergiorgio Del Moro, o nosso diretor de elenco. São atrizes, cantoras e artistas maravilhosas, com talentos e personalidades diferentes, que entenderam profundamente o projeto e participaram com paixão da aventura da Julieta. Lendo alguns trechos do drama de Shakespeare, ou contando suas vivências e carreiras, elas trouxeram momentos de grande emoção durante o ensaio com a participação de todos.

Stella Roversi por Paolo Roversi. 
No meio de tantas mulheres, Romeu desaparece?
Não, Romeu não desaparece. Ele é parte integrante da história. Sem Romeu, nem Julieta poderia existir. E quando eles se unem, juntos tornam-se amor. A mensagem deles é uma mensagem universal de amor e de beleza; eu julgo que a beleza e o amor não têm fronteiras de cultura, nem de religião. É universal.

Houve algo especial que deixou você impressionado durante a realização do Calendário?
Tive muitas surpresas. A surpresa é uma coisa importante no meu trabalho. Para mim, o imprevisto, o acaso, a ousadia sempre foram elementos essenciais. Junto com o Calendário também realizei um filme com muitos momentos inesperados e emocionantes.

Portanto, as suas celebridades também representaram?
Sim. As minhas “Julietas” não somente foram retratadas nas fotografias, mas também protagonizaram um filme que foi realizado durante o ensaio fotográfico entre Paris e Verona, terra natal de Julieta, e onde o Calendário será apresentado. A realização de um filme é uma novidade, e foi uma grande alegria ser o autor: o Calendário sempre foi acompanhado de vídeos lindos, mas focados no backstage. O meu não é um filme ‘nos bastidores’, mas um filme que viaja ao lado do Calendário Pirelli 2020, com o qual compartilha a história com uma linguagem diferente.

Yara Shahidi por Paolo Roversi. 
Você conseguiu achar a sua Julieta?
Continuo procurando a minha Julieta, e a procurarei toda a minha vida, porque Julieta é um sonho que jamais se tornará realidade. É este o seu encanto, a sua beleza, o seu mistério. Espero, no entanto, que as minhas Julietas façam sonhar.



Confira abaixo cada edição do Calendário Pirelli, fotógrafos, locação e modelos

1964
Robert Freeman em Maiorca, Espanha
Jane Lumb, Sonny Freeman Drane, Marisa Forsyth

1965
Brian Duffy em Mônaco e na Riviera Francesa, Sul da França
Pauline Dukes, Annabella, Virginia, Pauline Stone, Jeannette Harding

1966
Peter Knapp em Al Hoceima, Marrocos
Shirley Ann, Sue

1967
não publicado

1968
Harri Peccinotti em Djerba, Tunísia
Ulla Randall, Elisa Ngai, Pat Booth, Jill La Tour

1969
Harri Peccinotti em Big Sur, Califórnia

1970
Francis Giacobetti em Paradise Island, Bahamas
Alexandra Bastedo, Anak, Pegga, Paula Martine

1971
Francis Giacobetti na Jamaica, Grandes Antilhas
Caileen Bell, Angela McDonald, Kate Howard, Christine Townson, Gail Allen

1972
Sarah Moon em Villa Les Tilleuls, Paris
Suzanne Moncurr, Mick Lindburg, Boni Pfeifer, Inger Hammer, Magritt Rahn, Barbara Trenthan

1973
Brian Duffy em Londres, Inglaterra
Erica Creer, Sue Paul, Nicki Howorth, Kubi, Nicky Allen, Jane Lumb, Kate Howard, Vida, Penny Steel, Kari Ann, Elizabeth, Vicky Wilks

1974
Hans Feurer nas Seychelles, África
Eva Nielson, Kim, Marana, Chichinou, Kathy Cochaux

1975 - 1983
não publicados

1984
Uwe Ommer nas Bahamas, América Central
Angie Layne, Suzy-Ann Watkins, Jane Wood, Julie Martin

1985
Norman Parkinson em Edimburgo, Escócia
Anna, Cecilia, Iman, Lena, Sherry

1986
Bert Stern em Cotswolds, Inglaterra
Julia Boleno, Jane Harwood, Louise King, Deborah Leng, Suzy Yeo, Beth Toussaint, Gloria, Joni Flyn, Caroline Hallett, Samantha, Juliet, Clare Macnamara

1987
Terence Donovan em Bath, Inglaterra
Ione Brown, Colette Brown, Naomi Campbell, Gillian De Turville, Waris Dirie

1988
Barry Lategan em Londres, Inglaterra
Hugo Bregman, Briony Brind, Victoria Dyer, Nicola Keen, Kim Lonsdale, Sharon MacGorian, Naomi Sorkin, Carol Straker

1989
Joyce Tennyson nos Polaroid Studios, Nova York
Lisa Whiting, Nicky Nagel, Dannielle Scott, Brigitte Luzar, Gilda Meyer-Nichof, Kathryn Bishop, Susan Allcorn, Susan Waseen, Rosemarie Griego, Akura Wall, Gretchen Heichholz, Rebecca Glen

1990
Arthur Elgort em Sevilha, Espanha
Laure Bogeart, Laurie Bernhardt, Christina Cadiz, Anna Klevhag, Florence Poretti, Debrah Saron

1991
Clive Arrowsmith na França
Alison Fitzpatrick, Lynne Koester, Monika Kassner, Paola Siero, Nancy Liu, Katherina Trug, Jackie Old Coyote, Tracy Hudson, Rachel Boss, Carole Jimenez, Saskia Van Der Waarde, Rina Lucarelli, Susie Hardie-Bick

1992
Clive Arrowsmith em Almeria, Espanha
Alison Fitzpatrick, Julienne Davis, Judi Taylor

1993
John Claridge nas Seychelles, África
Christina Estrada, Barbara Moors, Claudie

1994
Herb Ritts em Paradise Island, Bahamas
Karen Alexander, Helena Christensen, Cindy Crawford, Kate Moss

1995
Richard Avedon em Nova York, Estados Unidos
Nadja Auermann, Farrah Summerford, Naomi Campbell, Christy Turlington

1996
Peter Lindberg em El Mirage, Califórnia, Estados Unidos
Eva Herzigova, Nastassja Kinski, Kristen Mc Menamy, Navia, Carre Otis, Tatjanna Patitz

1997
Richard Avedon em Nova York, Estados Unidos
Honor Fraser, Ling, Cordula, Sophie Patitz, Ines Sastre, Waris Dirie, Anna Klevhag, Monica Bellucci, Gisele, Kristina, Tatiana, Irina, Jenny Shimizu, Marie Sophie, Brandy , Julia Ortiz, Nikki Uberti

1998
Bruce Weber em Miami, Estados Unidos
Tanga Moreau, Stella Tenant, Milla Jovovich, Carolyn Murphy, Eva Herzigova, Patricia Arquette, Shalom Harlow, Kristy Hume, Elaine Irwin Mellencamp, Georgina Grenville, Kiara, Rachel Roberts, Daryl Hannah.
Convidados - Dermot Mulroney, Fred Ward, Ewan Mc Gregor, Dan O’Brien, BB King, Sonny Rollins, Bono, Paul Cadmus, Francesco Clemente, John Malkovich, Kelly Slater, Kris Kristofferson, Robert Mitchum

1999
Herb Ritts em Los Angeles, Estados Unidos
Chandra North, Sophie Dahl, Karen Elson, Michele Hicks, Carolyn Murphy, Shirley Mallmann, Laetitia Casta, Audrey Marnay, Elsa Benitez, Bridget Hall, Angela Lindvall, Alek Wek

2000
Annie Leibovitz em Rhinebeck, Nova York, Estados Unidos
Lauren Grant, June Omura, Mireille Radwan-Dana, Laetitia Casta, Alek Wek, Julie Worden, Jacqui Agyepong, Marjorie Folkman

2001
Mario Testino em Nápoles, Itália
Gisele Bündchen, Aurelie Claudel, Karen Elson, Rhea Durham, Marianna Weickert, Fernanda Tavares, Angela Lindvall, Ana Claudia Michael, Liisa Winkler, Noemi Lenoir, Frankie Rayder, Carmen Kass

2002
Peter Lindbergh em Los Angeles, Estados Unidos
Lauren Bush, Erika Christensen, Amy Smart, Bridget Moynahan, James King, Shannyn Sossamon, Selma Blair, Kiera Chaplin, Brittany Murphy, Monet Mazur, Rachel Leigh Cook, Mena Suvari, Julia Stiles

2003
Bruce Weber no Cilento e em Paestum, Itália
Jessica Miller, Lisa Steiffert, Heidi Klum, Isabeli Fontana, Mariacarla Boscono, Natalia Vodianova, Karolina Kurkova, Sienna Miller, Alessandra Ambrosio, Rania Raslan, Bridget Hall, Sophie Dahl, Eva Riccobono, Yamila Diaz-Rahi, Filippa Hamilton, Valentina Stilla, Enrico Lo Verso, Alessandro Gassman, Tomasino Ganesh, Marcelo Boldrini, Jak Krauszer, Stephan Ferrara, Ajay Lamas

2004
Nick Knight em Londres, Inglaterra
Adina Fohlin, Amanda Moore, Jessica Miller, Natalia Vodianova, Karolina Kurkova, Mariacarla Boscono, Esther de Jong, Frankie Rayder, Liberty Ross, Dewi Driegen, Ai Tominaga, Pollyanna McIntosh, Alek Wek

2005
Patrick Demarchelier no Rio de Janeiro, Brasil
Adriana Lima, Julia Stegner, Michelle Buswell, Erin Wasson, Marija Vujovic, Fillipa Hamilton, Liliane Ferrarezi, Valentina, Diana Dondoe, Isabeli Fontana, Naomi Campbell

2006
Mert and Marcus em Cap d’Antibes, França
Jennifer Lopez, Gisele Bündchen, Guinevere Van Seenus, Kate Moss, Karen Elson, Natalia Vodianova

2007
Inez e Vinoodh na Califórnia
Sophia Loren, Penélope Cruz, Lou Doillon, Naomi Watts, Hilary Swank

2008
Patrick Demarchelier em Xangai, China
Maggie Cheung, Agyness Deane, Lily Donaldson, Du Juan, Doutzen Kroes, Catherine McNeil, Mo Wan Dan, Sasha Pivovarova, Coco Rocha, Caroline Trentini, Gemma Ward

2009
Peter Beard em Abu Camp/Jack’s Camp, Botswana
Daria Werbowy, Emanuela De Paula, Isabeli Fontana, Lara Stone, Rianne Ten Haken, Malgosia Bela, Mariacarla Boscono

2010
Terry Richardson na Bahia, Brasil
Daisy Lowe, Georgina Stojiljokovic, Rosie Huntington, Eniko Mihalik, Catherine McNeil, Ana Beatriz, Abbey Lee Kershaw, Marloes Horst, Lily Cole, Miranda Kerr, Gracie Carvalho

2011
Karl Lagerfeld em Paris, França
Bianca Balti, Eliza Sednaoui, Freja Beha Erichsen, Isabeli Fontana, Magdalena Frackowiak, Anja Rubik, Abbey Lee Kershaw, Lakshmi Menon, Heidi Mount, Erin Wasson, Natasha Poly, Lara Stone, Daria Werbowy, Iris Strubegger, Jeneil Williams, Baptiste Giabiconi, Sebastian Jondeau, Brad Kroenig, Garrett Negg, Jake Davis

2012
Mario Sorrenti em Murtoli, Córsega, Itália
Isabeli Fontana, Natasha Poly, Saskia De Brauw, Lara Stone, Joan Small, Guinevere Van Seenus, Malgosia Bela, Edita Vilkevictiute, Kate Moss, Milla Jovovich, Margareth Made, Rinko Kikuchi

2013
Steve McCurry no Rio de Janeiro, Brasil
Isabeli Fontana, Adriana Lima, Sonia Braga, Marisa Monte, Elisa Sednoui, Petra Nemcova, Hanna Ben Abdesslem, Liya Kebede, Karlie Kloss, Kyleigh Kuhn, Summer Rayne Oakes

2014
Comemoração do 50° aniversário do Calendário em Milão, Itália Calendário 1986 de Helmut Newton, em Mônaco e Chianti Antonia Dell’Atte, Susie Bick, Betty Prado

2015
Steven Meisel em Nova York, Estados Unidos
Karen Elson, Anna Ewers, Isabeli Fontana, Gigi Hadid, Candice Huffine, Adriana Lima, Sasha Luss, Cameron Russel, Joan Smalls, Natalia Vodianova, Raquel Zimmerman

2016
Annie Leibovitz em Nova York, Estados Unidos
Yao Chen, Natalia Vodianova, Kathleen Kennedy, Agnes Gund and Sadie Rain Hope-Gund, Serena Williams, Fran Lebowitz, Mellody Hobson, Ava Duvernay, Tavi Gevinson, Shirin Neshat, Yoko Ono, Patti Smith, Amy Schumer

2017
Peter Lindbergh em Berlin, Los Angeles, Nova York, Londres e Le Touquet
Jessica Chastain, Penélope Cruz, Nicole Kidman, Rooney Mara, Helen Mirren, Julianne Moore, Lupita Nyong’o, Charlotte Rampling, Lea Seydoux, Uma Thurman, Alicia Vikander, Kate Winslet, Robin Wright, Zhang Ziyi, Anastasia Ignatova

2018
Tim Walker em Londres, Reino Unido
Adut Akech, Adwoa Aboah, Alpha Dia, Djimon Hounsou, Duckie Thot, Jaha Dukureh, King Owusu, Lil Yachty, Lupita Nyong’o, Naomi Campbell, RuPaul, Sasha Lane, Sean “Diddy” Combs, Slick Woods, Thando Hopa, Whoopi Goldberg, Wilson Oryema Zoe Bedeaux

2019
Albert Watson em Miami e Nova York
Laetitia Casta, Misty Copeland, Julia Garner, Gigi Hadid, Sergei Polunin, Calvin Royal III, Alexander Wang e Astrid Eika

2020
Paolo Roversi em Paris e Verona
Claire Foy, Mia Goth, Chris Lee, Indya Moore, Rosalía, Stella Roversi, Yara Shahidi, Kristen Stewart e Emma Watson

Você pode ler também:


Postar um comentário

0 Comentários