Mulherzinhas: conheça o livro que inspirou o filme mais aguardado da Sony Pictures para 2020


Com Meryl Streep e Emma Watson, "Adoráveis Mulheres" usa como base o clássico romance de Louisa May Alcott publicado no Brasil pelo Grupo Editorial Edipro

Antes da sua estreia, em 09 janeiro de 2020, o filme “Adoráveis Mulheres” desembarcará no Brasil para uma exibição especial na 21ª edição do Festival do Rio. A sessão acontece no dia 09 de dezembro, no Cine Odeon - Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro, durante a cerimônia de abertura. Logo em seguida, haverá outra sessão, aberta ao público. O festival vai até o dia 19 de dezembro.

O longa-metragem “Adoráveis Mulheres” chamou a atenção do público após ser cotado pelos críticos como um forte candidato ao Oscar, a maior premiação do cinema mundial. Mas o que há de tão especial nessa história estrelada por Meryl Streep, Emma Watson e Laura Dern?

Com Greta Gerwig como roteirista e diretora, o filme é uma adaptação da famosa obra Mulherzinhas, de Louisa May Alcott. Nessa incrível história, a autora usa um tom autobiográfico para narrar o crescimento de quatro irmãs no período da Guerra Civil Americana. O pai foi lutar, a mãe precisou trabalhar e as meninas necessitaram aprender a viver. Esse enredo pode ser visto como uma emancipação feminina em pleno século XIX.

No Brasil, o livro ganhou notoriedade ao aparecer na atual novela das sete da Rede Globo, Bom Sucesso. A obra é citada em dois momentos na atração da TV, com trechos narrados pelo personagem Alberto, que é interpretado pelo ator Antônio Fagundes, e encenação das atrizes, que incorporam Meg, Jo, Beth e Amy, as protagonistas do livro.

Não é a primeira vez que a história de Mulherzinhas é contada em outros espaços. Diversas peças de teatro e musicais da Broadway já se inspiraram na obra; o cinema também ganhou uma primeira adaptação, em 1994, também com o título “Adoráveis Mulheres”.

No Festival do Rio de 2019, o público terá a oportunidade de conhecer um dos filmes mais promissores do próximo ano. O livro Mulherzinhas, de Louisa May Alcott, aprofunda ainda mais essa experiência, agora com uma nova edição diagramada pela Via Leitura, do Grupo Editorial Edipro.

Esse romance moderno e atemporal, juntamente com outros, fez Louisa May Alcott ser reconhecida como uma escritora que abordou questões feministas de forma sutil e aberta. Com a adaptação para o cinema e a importância que esses assuntos representam para a nossa sociedade, Mulherzinhas é uma excelente obra para entendermos as importantes discussões de nosso tempo.



Sobre a autora


Louisa May Alcott (1832-1888) nasceu na Filadélfia, nos Estados Unidos, em uma família dedicada à educação e à filosofia. Teve a oportunidade de conviver com personalidades como o filósofo Henry David Thoureau e o poeta Ralph Waldo Emerson, seguindo a carreira de escritora, apesar de suas aspirações de tornar-se atriz na juventude.

Em seu trabalho, adotou principalmente a literatura infantojuvenil. Sua família chegou a abrigar escravos em fuga, e Louisa foi a primeira mulher a registrar-se como eleitora em sua região. Foi abolicionista e feminista, além de ter atuado como enfermeira durante a Guerra Civil Americana, ocasião em que quase morreu ao contrair febre tifoide.

Seus relatos de guerra lhe renderam seu primeiro sucesso literário com a obra Hospital Sketches, mas o grande reconhecimento viria com Little Women (Mulherzinhas), cinco anos mais tarde. Faleceu em decorrência de um acidente vascular cerebral, aos 55 anos, dois dias após a morte de seu pai.

Ficha técnica
Mulherzinhas
Autora - Louisa May Alcott
Tradução - Giu Alonso e Daniel Moreira Miranda
Editora - Edipro | Via Leitura
Páginas - 464
Preço - R$ 53,90

Sinopse
As irmãs Jo (Saoirse Ronan), Beth (Eliza Scanlen), Meg (Emma Watson) e Amy (Florence Pugh) amadurecem na virada da adolescência para a vida adulta enquanto os Estados Unidos atravessam a Guerra Civil. Com personalidades completamente diferentes, elas enfrentam os desafios de crescer unidas pelo amor que nutrem umas pelas outras.

Longa estreia nos cinemas brasileiros em  09 de janeiro de 2020. Confira o trailer:


Ficha técnica
Adoráveis mulheres
EUA | 2019 | Drama | 135 min
Título original - Little women
Direção e Roteiro - Greta Gerwig
Elenco - Saoirse Ronan, Emma Watson, Florence Pugh, Laura Linney, Meryl Streep, Timothée Chalamet, Louis Garrel

Postar um comentário

0 Comentários