IV Mostra de Cinema Grego


O evento é uma realização do Sesc São Paulo, Cinemateca Brasileira e o Consulado Geral da Grécia

O cinema grego aterrissa mais uma vez em São Paulo no próximo dia 07 (com a abertura na Cinemateca) e vai até o dia 17 de novembro, com exibições no CineSesc e na Cinemateca.

Desde o início em 2016, a Mostra de Cinema Grego de São Paulo estabeleceu uma ligação entre a Grécia e o Brasil, aproximando dois países com passados e realidades contemporâneas radicalmente diferentes pelo ato de ver, discutir e celebrar o cinema.

O diretor convidado deste ano, Nikos Perakis, estará em São Paulo para apresentar seus dois filmes: “Esquivar-se e Camuflar-se”, um clássico da comédia cult que acompanha soldados durante a ditadura militar na Grécia e “Sirenes no Mar Egeu”, no qual um grupo de soldados gregos se torna o centro de um episódio diplomático após a chegada de vários náufragos turcos na pequena ilha rochosa de Pitta.

Este ano, a programação tomou como base edições anteriores, incluindo filmes de diretores familiarizados com ex-participantes - Tonia Marketaki, Eva Stefani e Nikos Nikolaidis, por exemplo - ao mesmo tempo em que apresenta, pela primeira vez, muitos outros cineastas emblemáticos e subestimados.

A comédia cult Esquivar-se e Camuflar-se, do diretor Nikos Perakis, fará parte da Mostra
Há dois filmes de Theodore Angelopoulos, sendo que um deles é um documentário poético sobre Atenas realizado para a TV e raramente exibido; uma joia etnográfica neorrealista filmada na remota ilha de Spinalonga por Lia Kourkoulakou; e duas seleções de curtas-metragens abrangendo cinquenta anos de produção cinematográfica, organizadas tematicamente em torno de espaços internos e externos, respectivamente.

Pelo quarto ano consecutivo, a colaboração de longa data da Mostra com a Cinemateca Grega traz um marco dos primórdios da história do cinema grego para o público brasileiro; desta vez é “O amante da Pastorinha”, o primeiro filme falado no idioma grego, filmado na Grécia.

Um panorama da produção cinematográfica mais recente inclui realizadores que trabalham em, além de, e na esteira da chamada “onda estranha Grega”, com cineastas de renome como Yorgos Lanthimos, acompanhados por diretoras como Athina Rachel Tsangari e Elina Psikou.

Um dos destaques da Mostra é a exibição de obras de cineastas gregas, a maioria, pela primeira vez na Mostra. Neste ano, no total são 11 notáveis diretoras que atuam presentemente no cinema grego, incluindo Athina Rachel Tsangari, Elina Psikou e Sofia Exarchou, além de diretoras com longas carreiras que abrangem televisão, cinema, vídeo e rádio: Lia Kourkoulakou e Katerina Evangelakou.

As seleções de curtas-metragens feitas pela pesquisadora Geli Mademli apresentam uma nova geração de talentos - incluindo Kostantina Kotzamani, Jacqueline Lentzou e Sofia Georgovassili - além de vozes singulares como da documentarista Eva Stefani e a falecida Tonia Marketaki. Juntas, elas formam um barômetro especial para uma variedade de contextos, proporcionando-nos acesso a momentos pequenos e grandes, pessoais e políticos.

O amante da Pastorinha” primeiro filme falado no idioma grego e filmado na Grécia
Neste ano, no Programa de Curtas, a curadora Geli Mademli dividiu em duas apresentações: Grécia/Interiores (serão cinco filmes que abordaram a relação da mulher com o espaço privado na Grécia) e a Grécia/Exteriores (cinco filmes de diferentes criadores, de diferentes épocas da história grega que tratam do conceito de “espaço público” e nos levam - não como turistas, mas como peripatéticos pensadores - às entranhas da paisagem urbana: ao refúgio mais seguro).

A curadoria geral da Mostra é assinada por Jacob Moe, jornalista norte-americano, pesquisador em Cinema e fundador da Mostra de Cinema Grego de São Paulo.

Serviço
IV Mostra de Cinema Grego

Local - CineSesc
Data - de 07 a 13 de novembro
Endereço - R. Augusta, 2075 - Cerqueira César - São Paulo
Mais informações 11 3087-0500 e aqui

Local - Cinemateca Brasileira
Endereço - Largo Sen. Raul Cardoso, 207 - Vila Clementino - São Paulo 
Data - de 07 a 17 de novembro
Clique aqui e confira a programação completa
Mais informações 11 3512-6111

Postar um comentário

0 Comentários