Heróis da psicanálise: um exercício de admiração

Psicanalistas do Século XX, publicado pela Aller Editora, reúne teorias e histórias de mestres que construíram e ainda mudam a análise da psique humana


Mais esplêndido que o sucesso publicado em 2016, Os Psiquiatras do Século XIX: suas contribuições na clínica psicanalítica da atualidade”, a nova obra da Editora Aller, Psicanalistas do Século XX: volume 1, apresenta ao leitor a biografia de nove profissionais que contribuíram para a construção da própria psicanálise de acolhimento ao paciente, riquezas teóricas dos maiores mestres da psique humana. Escrito e organizado por um time de peso, o livro é um convite à história destes intelectuais e ao diálogo entre analistas que hoje pensam sobre sofrimento psíquico, o estudo e a transmissão da psicanálise.

Em Psicanalistas do Século XX, projeto organizado pelas psiquiatras e analistas-membro da Associação Psicanalítica de Curitiba, Rosangela Vernizi e Dayse Malucelli, a análise é abordada por todas as suas facetas. Além de Freud, Lacan e Klein, a psicanálise só deu frutos graças ao trabalho de muitos outros analistas que se dedicaram a escutar cada um de seus pacientes de forma única. Mais do que isso, quebraram paradigmas e descobriram novas maneiras de aplicar o que compreenderam da produção inconsciente deles.

O primeiro texto da obra é de Rosangela Vernizi e registra a força da pioneira Lou Salomé, que desafiou costumes e deliberados machismos da sua época e profissão. Dayse Malucelli dedica sua escrita a Durval Marcondes, responsável pela primeira tradução de um texto freudiano para o português. Oscar Cesarotto homenageia Oscar Masotta, que foi o grande disseminador dos ensinamentos de Lacan pela América do Sul.

Completam a obra, com a ousadia de Oury, Olievenstein, Maud Mannoni e Fédida e o pulsante texto sobre Guattari, nomes como Leda Mariza Fischer Bernardino, Carlos Parada, Christian Ingo Lenz Dunker, Pedro Rocha, Maria Virginia Filomena Cremasco e Alfredo Jerusalinsky.

Psicanalistas do Século XX: volume 1, publicado pela Aller Editora, é um doce encontro entre grandes mestres com seus competentes admiradores em prol do paciente.

Sobre a editora

Formada pelas psicanalistas Fernanda Zacharewicz e Gisela Armando junto com o jornalista e publisher Omar Souza, a Aller Editora oferece em seu catálogo obras que se debruçam sobre os temas cruciais da teoria e da prática clínica, desde seus fundamentos até os novos debates sobre questões da atualidade e suas repercussões sobre o sujeito contemporâneo. Inspirada na palavra francesa Aller, que significa ir, a casa editorial convida leitores, atuantes na área de Psicanálise ou não, a percorrerem caminhos que cruzam fronteiras e a embarcarem nessa aventura que é ler como movimento.

Sinopse
Embora a psicanálise já ocupe um lugar na cultura geral, a obra e a vida de poucos psicanalistas são conhecidas. Esse livro resgata as contribuições de nove grandes nomes desse campo de conhecimento. E vai além disso, destaca, em cada texto, a sensibilidade de cada um dos psicanalistas que puderam escutar seus pacientes e ousaram criar uma nova forma de atendimento a partir disso.

Ficha técnica
Psicanalistas do Século XX - volume 1
Editora - Aller Editora
Edição - 1ª | 2019
Páginas - 203
Preço - R$ 55,00
Para mais informações ou comprar clique aqui

Postar um comentário

0 Comentários