Governo de SP e Museu de Arte Sacra apresentam a mostra "Os Artesãos e seus Presépios III"

Foto - Divulgação
Com entrada gratuita mostra conta com 35 artesãos paulistas. Exposição começa neste sábado, 30 de novembro, na Estação Tiradentes do Metrô

O Governo de SP, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, participa de mais uma edição da mostra “Os Artesãos e Seus Presépios III”, que conta com 35 artesãos paulistas. Os artistas selecionados pelo programa Sutaco (Sistema Único de Trabalho Artesanal nas Comunidades) vão expor presépios que representam a diversidade cultural, social e religiosa do estado de São Paulo, para celebrar o nascimento do Menino Jesus. A exposição gratuita será lançada neste sábado, 30 de novembro, e segue até o dia 05 de janeiro de 2020, no mezanino da Estação Tiradentes do Metrô.

Na mostra, que conta com o apoio do Museu de Arte Sacra (MAS) e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, os visitantes poderão contemplar peças em técnicas de modelagem, crochê, montagem, reutilização e feltragem, feitas com argila, madeira, folhas e fibras vegetais, além de reciclagem de sucata e papelão.

O objetivo desta edição é mostrar a representatividade cultural e social que há no estado de São Paulo, e como o nascimento de Jesus reflete na vida de cada artesão. A curadoria é realizada pelo Sutaco, o Museu de Arte Sacra e o pesquisador de Arte Popular, Renan Quevedo.

Foto - Divulgação
Sobre o Sutaco
Fundado em 1970, o Sistema Único de Trabalho Artesanal nas Comunidades (Sutaco) tem como objetivo integrar a mão de obra dos artesãos no mercado produtivo e oferecer oportunidades de geração de renda, além de promover o desenvolvimento local de modo economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente responsável.

Ele atua na comercialização e desenvolvimento do trabalho dos artesãos paulistas e tem como missão resgatar as formas tradicionais de expressão das pessoas e comunidades de diversas características. Após avaliar, classificar e quantificar a produção de um profissional, o Sutaco o cadastra e emite uma Carteira de Identificação. Esse documento credencia o artista e possibilita alguns benefícios como: emissão de nota fiscal eletrônica; cursos de qualificação profissional; acesso ao microcrédito do Banco do Povo e orientação jurídica.

Sobre o Museu de Arte Sacra
O Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS) é fruto de um convênio celebrado entre o Governo do Estado e a Mitra Arquidiocesana de São Paulo, em 28 de outubro de 1969 e sua instalação data de 29 de junho de 1970. A partir desta data, o Museu de Arte Sacra de São Paulo passou a ocupar a ala esquerda térrea do Mosteiro de Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Luz e a antiga Casa do Capelão, antes administração, e onde, desde 1999, está exposto o acervo de presépios do museu.

Foto - Divulgação
Serviço

Exposição "Os Artesãos e seus presépios III"
Período - de 30 de novembro de 2019 a 05 de janeiro de 2020
Local - Museu de Arte Sacra (MAS) - Estação Tiradentes do Metrô - Linha 1, Azul - Mezanino
Endereço - Avenida Tiradentes, 551- Bom Retiro - São Paulo
Horário - das 09h às 17h
Entrada: gratuita

 Rádio Primis FM

Postar um comentário

0 Comentários