Você conhece o Hang Drum?

O percussionista Guga Machado. Foto - Divulgação
Segundo um de seus criadores, o instrumento percussivo famoso por sua sonoridade plácida, é um vírus

Apelidado por alguns como “Disco voador” o Hang Drum é um instrumento criando em 2000 pelo casal Suíço, Felix Rohner e Sabina Schärer que encanta pelo seu som idiofônico - aqueles cujo a sonora é provocada pela vibração, ou seja, sem a necessidade de nenhuma tensão. O Hang, é uma espécie de tambor tocado de forma intuitiva, não é preciso saber notas, basta ter senso rítmico e usar a inspiração. Independentemente de como for tocado, o instrumento vai soar harmonioso.

Para Rohner, um dos criadores do Hang Drum, o instrumento é um vírus. Ele o define assim, pois considera praticamente impossível tirar as mãos do objeto. Ele conta que, em 1976, foi contaminado pelos tambores de aço ao escutá-los nas ruas de Berna. "Para mim não era música, mas sim uma chuva de tons, eu percebi o impressionante efeito que essa música tinha nas pessoas". E foi assim, nas ruas de Berna, Suíça, que ele decidiu fabricar o seu próprio tambor.

Feito a princípio com meia-conchas de chapas de aço nitretadas, coladas juntas pelas bordas, deixando o interior oco e criando um formato de um óvni, foi em 1990 que Felix Rohner decidiu pesquisar novas formas do instrumento com ajuda de Sabina Schärer. Porém foi só em 2001, após um extenso processo de desenvolvimento e aprimorarão, que surgiu e se firmou o Hang Drum.

Aproveitando os princípios do tambor de aço, com um tom ainda mais intenso. O som tirado do hang recorda os emitidos pelos tambores de aço utilizados no Calipso - ritmo caribenho - em países como Trinidad e Tobago. Porém, ao contrário dos tambores, o hang é tocado com as mãos.

Utilizado nas músicas de artistas renomados como a Islandesa Bjork, o instrumento vem colecionado nos últimos anos, uma legião de fãs pelo mundo.


No Brasil, um dos pioneiros no assunto é o musico percursionista Guga Machado “Quando adquiri o meu, eu fui descobrindo diversas formas de utilizá-lo nos mais variados tipos de música”. Em 2012 ele lançou “Mafagafo Jazz”, o álbum é uma coleção de 11 músicas, todas em sonoridade particular, desenvolvidas na percussão.

“O Hang é o carro chefe no Mafagafo Jazz, além de ter um som incrível e ser esteticamente lindo, ele sai do lugar comum de instrumentos convencionais. Isso é algo que eu sempre digo e tento praticar, procurar o diferente é essencial", explica Gustavo.

Confira no vídeo abaixo, o experimento musical ao vivo em estúdio de Fernando DeepLick e Guga Machado, com a musica "8".



Sobre Guga Machado

Iniciou na música como percussionista aos 14 anos e aos 19 já trabalhava com grandes artistas da música popular brasileira, tendo dividido palco com Toquinho, Paulo Ricardo, Tiago Abravanel e Banda Moinho entre outros, além de ter sido um dos poucos brasileiros que participaram do projeto Playing For Change.

Nenhum comentário