Bailarina Beth Bastos dirige performances que investigam a relação da dança com arquitetura e as artes visuais

Foto - Sandro Miano
Criação com inspiração na percepção dos sentidos acontece no jardim, assinado por Burle Marx, da casa moderna de Paulo Mendes da Rocha. Com luz desenhada por lanternas e figurino de linho, sete bailarinos e um pianista do Núcleo Pausa estimulam o espectador a desfrutar de momentos de observação de movimentos lentos e pausas, ao som de pássaros e silêncios

Mestre em dança, a bailarina e coreógrafa mineira Beth Bastos dirige trabalho denominado de performances-observatório, entre 02 e 24 de novembro, que traz a pergunta O que vemos quando olhamos dança? As performances acontecem no ambiente brutalista da Casa Miani, novo ponto de cultura da cidade e antiga residência e ateliê do artista plástico italiano Gaetano Miani (1920-2009), que viveu entre São Paulo, Roma e Nova York e foi amigo de Lina e Pietro Bardi.

As apresentações encerram o projeto O que vemos quando olhamos dança? - contemplado pela 25ª Edição do Fomento à Dança da Cidade de São Paulo, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura -, que já realizou diversas performances pela cidade em arquiteturas distintas, um ateliê de quatro meses na Oficina Oswald de Andrade com 32 solos de dança, palestras e o filme O que te move.

Foto - Sandro Miano
Sobre as performances

Concebido pela bailarina Beth Bastos e seu núcleo de pesquisa, o projeto investiga a questão do olhar, a imaginação e a relação da dança com a arquitetura, a fotografia e as artes plásticas.

Com duração de uma hora, as performances-observatório acontecem ao ar livre, no jardim, desenhado por Burle Marx, entre plantas tropicais, piscinas e pequeno lago da casa do bairro da Granja Julieta, em São Paulo - obra moderna dos anos 60, do período brutalista, encomendada pelo artista ao arquiteto Paulo Mendes da Rocha e que no passado funcionou como ambiente de exposições e leilões de obras de arte antigas e contemporâneas e hoje está aberta ao público para atividades artísticas.

Sob a direção de Beth Bastos, figurino de Tereza Monteiro, cenografia de André Canadá e iluminação de Hernandes Oliveira, sete bailarinos e um pianista trajando vestidos e camisas de linho em cores neutras estarão em cena e o público de, no máximo, 40 pessoas é convidado a desfrutar da natureza, do silêncio, de instantes de suspensão do movimento em pausas. Tudo acontece ao cair da tarde no momento de transformação entre o dia e a noite, com a presença da arquitetura, uma mesa com romãs e uvas é permitido ao público fotografar, desenhar ou filmar a apresentação.

O trabalho de improvisação e de composição em dança se alimenta das filosofias de corpo da bailarina americana Lisa Nelson (bailarina, performer, editora de revista em Nova York) e de Klauss Vianna (bailarino brasileiro, criador de um método de dança). Beth Bastos investe na desaceleração do espectador e do artista. Beth Bastos e os bailarinos do Núcleo Pausa propõem ao público a experiência da composição e do movimento com o foco no corpo e no espaço, ativando a percepção dos sentidos e os sentidos da imaginação. "As performances-observatório oferecem ao espectador a possibilidade de escolher como e de que lugar se quer olhar, ver e assistir.", comenta Bastos.

A coreógrafa explica que "a proposta das performances-observatório é sintonizar a percepção e o instante para criar composições espontâneas e singulares, usando os sentidos do corpo como ferramentas de sobrevivência e de produção de imagens. O que pode uma pausa provocar? O que se imagina a partir de um corpo que pausa? Como essa imagem efêmera afeta o espaço"? Nas palavras de Beth Bastos, “essa pesquisa, em processo, tem como foco as abordagens sobre o corpo e o espaço e usa a desaceleração do movimento para desdobrar os temas da atenção, da pausa, da quietude e da necessidade política de resistir e abrir espaço para outros olhares e seus significados. Propõe uma operação de ralentamento que permite observar a dimensão paradoxal do tempo ao fixar um instante que contém muitos possíveis e desencadear mudanças na ordem do sentido. Em um momento em que a aceleração é um valor em si, as performances-observatório oferecem uma possibilidade de percepção da pausa como um gesto alcançável para produzir outras paisagens”.

Foto - Sandro Miano
Ficha técnica
Concepção e direção de Beth Bastos
Núcleo Pausa - Izabel Costa, Daniela Pinheiro, Fernanda Windholz, Emilio Salvietti Cordeiro, Maíra Rocha Machado, Maira Mesquita, Ísis Marks
Músico - Rodrigo Vasconcelos
Dramaturgia - Débora Tabacof
Fotografia - Sandro Miano
Ambiente cenográfico/Design gráfico - Andre Canada
Palestrantes convidados - Paula Chieffi, Guilherme Wisnik, Teresa Bastos
Produção - Cais Produção Cultural
Direção de Produção - José Renato F. Almeida
Assistente de Produção - Beto de Faria
Assessoria de Imprensa - Arteplural

Sobre Beth Bastos

Bailarina, performer, improvisadora e professora de dança. Sua experiência passa pela formação em filosofias do corpo em Klauss Vianna (Brasil) e Lisa Nelson (USA). Em sua pesquisa questiona o trânsito entre a contemporaneidade e a desaceleração, no tempo e no espaço, a composição de imagens, e a percepção dos sentidos e os sentidos da imaginação.

Serviço
Data -  02 a 24 de novembro- sábados e domingos
Local - Casa Miani
Endereço  - Rua Marechal Deodoro, 10 - Granja Julieta - próximo ao Metrô Alto da Boa Vista
Capacidade - 40 pessoas
Horário - 17h30
Duração - 1 hora
Entrada franca
Indicada para todas as idades
Todas as performances serão precedidas por uma oficina de livre participação para os interessados que ocorrerá a partir das 15h30

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