Artemisa: exposição fotográfica exalta a beleza de mulheres em tratamento de câncer de mama

Exposição Artemisa - Márcio Scavone / Sandra Martinelli
Sob curadoria de Paulo Klein, trinta fotografias de Márcio Scavone com intervenção artística de Sandra Martinelli compõem a mostra que fica em cartaz na área externa da Casa das Rosas até 20 de outubro com
visitação gratuita

Trinta pessoas em tratamento de câncer de mama foram modelo por um dia para o renomado fotógrafo Márcio Scavone. Na sequência, a artista Sandra Martinelli fez uma pesquisa e relacionou as histórias das mulheres, à paleta de cores do fotógrafo e alguma pesquisa sobre espécies botânicas com propriedades medicinais para criar uma intervenção artística, com tinta à óleo, sobre as imagens impressas.

Sob curadoria do crítico de arte Paulo Klein, o projeto batizado de Artemisa está aberta ao público até o dia 20 de outubro no jardim da Casa das Rosas, com entrada gratuita.

Artemisa foi idealizado por Igor Cayres, mestre em gestão cultural e artística e filho da produtora cultural e antropóloga Beth Cayres, criadora do Panorama Percussivo Mundial (PercPan), que faleceu de câncer em abril de 2019.

“A proposta é criar um espaço de conscientização da prevenção por meio de um projeto artístico”, explica Igor. “Criamos um cenário para acolher e valorizar as mulheres em tratamento de câncer de mama. Foram diversos perfis, idades e estágios de tratamento e cada uma emprestou sua força, beleza e história para ajudar na conscientização da população da importância de realizar os exames preventivos”, completa.

Para o curador Paulo Klein, o projeto ultrapassa as artes plásticas e alcança o patamar que ele chama de ´arte convivência´. “Como um todo, o projeto se utiliza de uma técnica mista, unindo fotografia, pintura, processo digital, mas também envolve o ouvir, o sentir, o refletir da força das pessoas fotografadas. É das histórias dessas mulheres que se alimentaram o fotógrafo, a maquiadora, a pintora, o cinegrafista e todos que tiveram a chance de estar envolvidos”, explica.


Os 30 modelos, 29 mulheres e um homem - já que o câncer de mama também atinge, em menor escala, o sexo masculino - foram selecionados pelo Coletivo Pink, projeto de conscientização sobre o câncer de mama, fruto da parceria da Pfizer com diversas instituições como Instituto Oncoguia, Femama, Fundação Laço Rosa, Meninas de Peito e Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (Imama).

“Eu achei incrível a proposta da seção de fotografia, a experiência como um todo. Não tenho vergonha de mostrar minhas cicatrizes. Elas fazem parte da minha história, contam quem eu sou e o quanto eu consegui ressignificar, a partir do câncer, a minha vida”, conta Regiane, uma das fotografadas.

De acordo com Márcio Scavone, o retrato começa na conversa, no olhar, no gesto, na observação. “Sempre achei que uma das obrigações do retratista é mostrar o que o retratado quer esconder. De repente, no meio desses 30 retratos, eu percebi que elas e ele não tinham nada a esconder, ao contrário, querem mostrar tudo”, revela.

O Projeto Artemisa é patrocinado pela Pfizer e pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Rouanet e integra a programação do Coletivo Pink, que traz serviços gratuitos, intervenções artísticas e atividades educativas sobre o câncer de mama para a Casa das Rosas em outubro 2019.

Exposição Artemisa - Márcio Scavone / Sandra Martinelli
Sobre o Coletivo Pink

Com a participação das principais associações de pacientes oncológicos do País, o Coletivo Pink é o resultado de muitas vozes. Instituto Oncoguia, Instituto Vencer o Câncer (IVOC), Amor e União Contra o Câncer (AMUCC), Fundação Laço Rosa, Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (Imama), Fundação Nossa Casa, Meninas de Peito, Todos Juntos contra o Câncer (TJCC) e Instituto Frida Galera, juntamente com a Pfizer, se uniram novamente com o firme propósito de fazer a diferença neste Outubro Rosa.

Serviço
Exposição Artemisa
Data - até 20 de outubro
Local - Casa das Rosas
Endereço - Av. Paulista, 37 - Bela Vista - São Paulo
Horário - de terça a sábado das 10h às 22h e domingo das 10h às 18h
Mais informações 11 3285-6986

Nenhum comentário