Google Arts & Culture lança mostra inédita sobre a gastronomia japonesa

Foto - Ajinomoto Foundation on Night Scenein Ryogoku - Google Arts & Culture.
“Meshiagare! Sabores do Japão” traz mais de 130 exposições virtuais sobre o tema. Google também revela os pratos da culinária japonesa mais pesquisados pelos brasileiros

O Google Arts & Culture, em colaboração com o Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão e mais 19 parceiros, apresenta “Meshiagare! Sabores do Japão”. A nova coleção da plataforma reúne mais de 130 exposições virtuais, com mais de 3000 fotos e vídeos, que mostram as pessoas, os lugares e as tradições que tornam a culinária japonesa tão especial. “Meshiagare! Sabores do Japão" está disponível em clique aqui e também pelo aplicativo da plataforma aqui.

Entre os destaques desta coleção inédita, estão um passeio pelas histórias de Golden Gai, uma rua de Tóquio com quase 300 pequenos bares, onde comida, cultura e artes se encontram há gerações, um tour em Street View pelo Mercado de Peixe Toyosu, o maior do gênero no mundo, e uma viagem gastronômica pela comida de rua de Osaka. Também é possível viajar para o futuro e descobrir como os astronautas terão comida japonesa no espaço.

Além do visual e dos sons da cena gastronômica do Japão, a coleção traz histórias e curiosidades sobre a origem de alguns dos pratos e ingredientes japoneses mais famosos, como o soba, o udon, e os Wagashi, os doces que refletem diferentes estações do ano. Uma seção especial também propõe um mergulho pelo Umami, o quinto sabor, e outros pilares da culinária do país.

Foto - Golden Gai Association - Inside Kura kura on Google Arts & Culture.
Google Trends - Culinária Japonesa
O Google também revela, com dados do Google Trends, os pratos da culinária japonesa mais buscados pelos brasileiros e aqueles que eles mais querem aprender a fazer. Confira abaixo os pratos da culinária japonesa mais buscados, nos últimos 12 meses, no Brasil:

Sushi
Yakisoba
Temaki
Lámen
Sashimi
Bentō
Oniguiri (niguiri)
Tempura
Mochi (bolinho de arroz japonês)
Sunomono

Principais perguntas sobre culinária japonesa, com as palavras "como fazer/preparar….", nos últimos 12 meses, no Brasil:

Como fazer sushi?
Como fazer yakisoba?
Como fazer temaki?
Como fazer tempura?
Como fazer uramaqui?
Como preparar bifum?
Como fazer onigiri?
Como fazer ramen?
Como fazer hossomaki?
Como fazer sashimi?

Onde cada prato é mais popular, últimos 12 meses no Brasil:

Sushi (Santa Catarina)
Yakisoba (São Paulo)
Temaki (Pernambuco)
Lámen (São Paulo)
Sashimi (Mato Grosso do Sul)

Obs: Forma certa de ler a lista: Santa Catarina é o estado que mais busca por sushi e São Paulo o estado que mais busca por yakisoba. Ex: Estamos olhando para cada prato individualmente e dizendo em qual estado cada um é mais popular. Se a intenção é comparar qual prato é mais buscado em cada estado, a resposta é uma só: sushi. Ganha de todos os pratos em todos os estados.

Tipos de sushi mais buscados, nos últimos 12 meses no Brasil:

Temaki
Uramaki
Hossomaki
Niguiri
Futomaki

Cidades que mais buscam por sushi, nos últimos 12 meses, no Brasil:

Balneário Camboriú
Florianópolis
São José
Palhoça
Porto Alegre

Estados que mais buscam sobre culinária japonesa:

São Paulo
Rio de Janeiro
Goiás
Minas Gerais
Paraná

Foto - MAFF New Year's Meal on Google Arts & Culture.
Sobre o Google Arts & Culture
Google está ajudando a tornar a rica herança cultural brasileira acessível a todos os brasileiros e pessoas ao redor do mundo. Graças a parcerias com mais de 60 museus e instituições culturais pelo país, pessoas de qualquer lugar podem explorar algumas das mais emblemáticas coleções artísticas do Brasil e fazer tours virtuais por meio do Google Arts & Culture.

Nenhum comentário