Estação Mundo: Mobilidade


Para estimular a cidadania desde a infância, SM Educação lança livro sobre mobilidade humana. Obra da autora Kiara Terra tem o objetivo de entreter e provocar reflexões

Garantir ao público infantil a assimilação de conteúdos essenciais para o bom exercício da cidadania de forma divertida. É com esse propósito que a SM Educação lança Estação Mundo: Mobilidade, álbum informativo com foco nos meios de locomoção humanos. O livro, dedicado a crianças na faixa dos 8 anos, é ricamente ilustrado por Mauricio Pierro: um mapa acompanha o texto e revela, ao longo das páginas, paisagens rurais e urbanas, ruas, meios de transporte, sinalizações, pessoas, praças e edifícios.

Escrita pela também atriz e contadora de histórias Kiara Terra, nome bastante conhecido no ambiente educativo, a obra atravessa os limites da leitura tradicional e conduz as crianças em “passeios” pelas paisagens, ajudando a orientar os pequenos sobre a diversidade do espaço onde vivem. Ao longo de 32 páginas, os leitores são levados a refletir sobre as diferentes maneiras de orientação espacial e deslocamento, seus benefícios e dificuldades, dependendo do local de moradia das pessoas e de seus estilos de vida. Assim, inevitavelmente, exercitam a cidadania ao pensar sobre os próprios hábitos e o futuro da mobilidade.

Outros mecanismos de interação com o leitor são os desafios e curiosidades ao estilo “Você sabia”, com questões sobre a família e o seu entorno - bairro, escola, cidade -, que estimulam ainda mais a percepção infantil. Kiara Terra, que assina outras três publicações para esse público, acredita que o método é o diferencial para conquistar os pequenos leitores:

"Um livro que pergunta é mais do que uma estratégia literária. É um instrumento de aproximação real. Gosto da ideia de que uma criança pode ficar entregue à experiência da leitura como quem ganha liberdade, ou seja, trocar “presa na leitura” por “livre no livro”. A interrogação mostra às crianças que não temos todas as respostas, mas que estamos em busca delas. Mostra, ainda, que tanto os territórios como as possibilidades de mobilidade estão se transformando constantemente. Nesse sentido, fica o convite para que pensem e questionem juntas, explorando o assunto com curiosidade."

Mais que aprender sobre o trânsito na cidade, a mobilidade também diz respeito à inclusão. Demanda recorrente nas escolas, principalmente nos anos iniciais da Educação Infantil e Ensino Fundamental, o tema é associado à construção de valores, como direitos e deveres, e à cidadania. Assim, Estação Mundo: Mobilidade é uma aposta importante da SM Educação.

"A mobilidade é um tema instigante. Mover-se é estar no mundo e em desenvolvimento, na medida em que alcançamos novas paisagens que ampliam nosso conhecimento sobre o outro e sobre nós mesmos. A criança pequena sabe disso, desde quando consegue desenvolvimento motor para olhar ao redor e depois, para se mover em busca do que deseja. A exploração do espaço e de seu corpo faz parte de algo essencial em sua formação, tanto individual quanto coletiva. E, a meu ver, o ponto mais importante de todos é a percepção de que somos muitos em territórios tão diferentes", argumenta Kiara.

Kiara Terra: Um livro que pergunta é mais do que uma estratégia literária. Foto - Paulo Savala
Sobre a autora
Kiara Terra nasceu em São Paulo, capital, em 1978. Formou-se em Arte Dramática no Célia Helena Teatro-Escola e em Comunicação das Artes do Corpo na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É atriz, escritora e contadora de histórias. Criou A História Aberta, um método que mistura oralidade e improvisação na criação de histórias colaborativas. A partir daí, passou a formar educadores pelo Brasil, por meio de iniciativas ligadas à defesa dos direitos das crianças e jovens e de instituições públicas e privadas que têm como foco a educação e a articulação da sociedade pela infância. Kiara conta suas histórias em exposições de arte, viradas culturais, parques e escolas.

Sobre o ilustrador
Mauricio Pierro nasceu em São Paulo, capital, em 1975. É artista e ilustrador autodidata e designer gráfico, formado em Propaganda e Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Começou sua vida profissional trabalhando em escritórios de design, com programação visual. Desde 2000, tem o próprio estúdio, onde desenvolve materiais publicitários e ilustrações para comics e livros infantis.

Ficha técnica
Estação Mundo: Mobilidade
Autora - Kiara Terra
Ilustrador - Mauricio Pierro
Editora - SM Educação
Edição -  1ª edição 2019
Páginas - 32
Preço - R$ 36,84
Para mais informações ou comprar clique aqui

Nenhum comentário