"Com os olhos no céu da boca": refletindo sobre a alimentação no Brasil

Foto - Divulgação

A mostra, que estreia no dia 19 de setembro no Centro Cultural Correios São Paulo, reúne fotografias e instalações inéditas, refletindo sobre a alimentação no Brasil. A curadoria é da artista visual e fotógrafa gastronômica Sheila Oliveira


O Centro Cultural Correios São Paulo abre no dia 19 de setembro, quinta-feira, a mostra coletiva "Com os olhos no céu da boca", inaugurando a primeira curadoria de Sheila Oliveira, artista visual e fotógrafa gastronômica.


Na mostra, Sheila Oliveira parte de sua poética produzida na série "Eterna novidade do mundo", inspirada nas pinturas de natureza morta de Albert Eckhout (1610 - 1665) - um dos principais documentaristas do Novo Mundo - e a partir de uma pesquisa aprofundada em trabalhos autorais, com ênfase na fotografia contemporânea, ela encontra a cultura alimentar retratada em seus mais diversos ângulos.

"Eckhout captou em suas pinturas uma série de naturezas mortas contendo frutas e vegetais tropicais nativos e cultivados em solo brasileiro, registrando o ritmo naquele momento. Apesar das intrincadas relações entre ideal e realidade em suas pinturas, ele captou o fruto daquele tempo numa construção simbólica, apresentando sua visão microscópica e potente como um instrumento para um olhar amplificado." diz Sheila Oliveira.

Entre os 12 artistas convidados estão os fotógrafos Ana Póvoas, André Douek, Claudio Edinger, Edu Simões, Sandra Bacchi e Vivian Cury, além dos artistas visuais Ana Almeida, Anais-Karenin, Cris Bierrenbach, Elias Muradi, Estefania Gavina e Gustavo Lacerda. Em comum, todas as obras foram produzidas para séries autorais dos artistas, sem nenhuma ligação direta com alimentação.

Porém, a partir do olhar sensível de Sheila Oliveira, as fotografias e instalações se inserem nos mais diversos contextos da alimentação, como compartilhar, costumes, cultivo, consumo, consciência e memória afetiva. "A partir da pesquisa sobre a produção artística brasileira, com ênfase na linguagem fotográfica, os visitantes são convidados à uma experiência estética visual sobre a esfera da alimentação em suas relações particulares, sociais e culturais." completa a curadora da exposição, Sheila Oliveira.


Serão 27 obras: em sua maior parte fotografias, assim como "imagens expandidas" como, por exemplo, esculturas, instalações e dois site specific.

A mostra nos convida à uma experiência estética visual, com ênfase na linguagem fotográfica, nos apresentando uma trama rítmica da vida cotidiana, sobre o que, muitas vezes engolimos sem nunca ter refletido e ainda, enquanto frutos com carnes e texturas distintas, o que podemos oferecer de gestos representativos nessa nossa existência no ritmo de vida contemporânea.

"Com os olhos no céu da boca" conta ainda com uma programação especial no dia 16 de outubro, Dia Internacional da Alimentação.

"Com os olhos no céu da boca" faz parte do Projeto Fotossensível, organizado pela Empório Fotográfico. Tem como objetivo fortalecer, disseminar e fomentar a produção autoral de arte contemporânea, com ênfase na fotografia e sob a temática da alimentação, assim como criar espaço para discussão, reflexão e percepção alimentar.

Sheila Oliveira declara:

"A fotografia é meu fio condutor. É, com ela e por meio dela, que me aproximo de um entendimento da vida no mundo. Gosto de olhar para as coisas e para os gestos simples e perceber os opostos que existem do mínimo ao maior acontecimento da vida. Estou sempre observando e refletindo sobre nossas atitudes e emoções criando analogias entre os mais diversos assuntos que me tocam, investigando as diversas possibilidades do olhar. Busco compreender a essência da vida através destas analogias, sempre no desejo de dar volume à minha visão de totalidade do mundo e de reverenciar nossas possibilidades nesta existência.

Construo minhas imagens, utilizando-me, por vezes de autorretratos e de interferências fotográficas como forma de fortalecer meu pensamento num paralelo entre o nosso corpo e o corpo da fotografia."

Serviço
Exposição: “Com os olhos no céu da boca” coletiva com curadoria de Sheila Oliveira
Período expositivo - de 19 de setembro a 25 de outubro
Local - Centro Cultural Correios São Paulo
Horário - de segunda a sexta-feira das 10 às 17h
Endereço - Avenida São João, nº 250 - Vale do Anhangabaú - São Paulo

Entrada franca

Nenhum comentário