Show Criolo: Nélson Gonçalves 100 anos celebra o centenário de nascimento do “Rei do Rádio”

Criolo. Foto - Gil Inque 

O show também é uma comemoração aos 466 anos de São Bernardo do Campo 

“O Rei do Rádio”, assim é considerado Antônio Gonçalves Sobral, eternizado sob alcunha de Nélson Gonçalves. Nasceu em Santana do Livramento (RS), em 21 de junho de 1919. De origem humilde, mudou-se com família para São Paulo, onde, ainda criança, cantando ao lado do pai em feiras populares, teve seu primeiro contato com a experiência artística. 

Com uma vasta obra que atravessa seis gerações, Nélson Gonçalves entrou, saiu e voltou à moda. Sua obra, baseada no erotismo, nas tragédias amorosas e na dor de cotovelo, multiplica-se em sambas-canções, marchinhas de carnaval, foxes, tangos, boleros, valsas, serestas, jazz e bossa nova. 

A obra eterna de Nélson Gonçalves é matéria-prima para o show de Criolo, que se apresenta gratuitamente dia 22 de agosto, quinta-feira, às 21h, no CENFORPE. Além de homenagear e celebrar o repertório de Nelson Gonçalves, o show comemora os 466 anos de São Bernardo do Campo e conta com a parceria da Prefeitura Municipal. O show marca a presença do Sesc São Paulo na cidade de São Bernardo, que receberá uma unidade da instituição nos próximos anos com diferentes espaços os quais contribuem para melhoria da qualidade de vida, consumo de bens culturais e bem-estar dos frequentadores.

Criolo. Nélson Gonçalves 100 anos. Foto - Divulgação
No palco do CENFORPE, Criolo propõe um registro histórico dos 100 anos de nascimento de Nélson Gonçalves, um dos grandes responsáveis por estabelecer uma identidade estética às canções transmitidas pelo rádio, meio de comunicação de maior abrangência nacional principalmente nas décadas de 1930 a 1950. 

Oriundo deste universo, e imerso no cotidiano que o rádio e as canções de Nélson traziam à sua convivência familiar, Criolo aponta este veículo como a mais relevante referência para sua formação musical, influenciando em sua maneira de cantar e interpretar sentimentos. “O radio pra mim ainda é a maior força de todas, com esse jeito de comunicar e apresentar canções para as pessoas, tem e sempre terá esse lugar no coração. O que minha mãe escuta, o que meu pai escuta, foram as minhas maiores referências, que é aquele radinho AM que sintonizava poucas estações”. 

Na visão do rapper, este contato representa a rotina e a própria vida. “Pra mim existe uma relação muito forte, porque meu pai despertava as 4h da manhã, e, ao som do radinho, acordava todo mundo pra não ficar sozinho, enquanto lavava o rosto para ir ao trabalho. Era o único momento que tinha na convivência com os filhos.” 

Nascido e criado no Grajaú, Zona Sul de São Paulo, Criolo desde sempre sonhou em elaborar um show baseado na obra do “Rei do Rádio”. Será seu primeiro concerto montado, exclusivamente, sob esta vertente, baseando-se em arranjos clássicos e contribuindo para o resgate e manutenção da memória da música brasileira.

Criolo. Nélson Gonçalves 100 anos. Foto - Divulgação
Canções como A Volta do Boêmio (Adelino Moreira), Naquela Mesa (Sérgio Bittencourt), As Pastorinhas (Noel Rosa e João de Barro), Fita Amarela (Noel Rosa) e Na Cadência do Samba (Paulo Gesta e Ataulfo Alves), entre outras, fazem parte da apresentação do rapper. 

Criolo é acompanhado de Meno Del Picchia (baixo acústico e elétrico), Bruno Buarque (bateria), João Erbetha (violão e guitarra), Fábio Pinczowski (teclado e piano) e Will Gomes (sax, flauta e trombone). O show é idealizapo por Duda Vieira e conta com direção musical de Regis Damasceno. 


Serviço
Criolo: Nélson Gonçalves 100 anos
Data -  22 de agosto - quinta-feira
Horário - 21h
Show gratuito, com retirada de ingressos antecipada somente nas Bilheterias do Sesc Santo André e na Pinacoteca de São Bernardo do Campo a partir do dia 17 de agosto, das 12h às 17h
Ingressos limitados a dois por pessoa. Não haverá distribuição de ingressos no dia do show.
Classificação etária - 12 anos.

Sesc Santo André
Endereço - Rua Tamarutaca, 302 - Vila Guiomar - Santo André
Informações11 4469-1311
Estacionamento (vagas limitadas) - c
redencial Plena - R$ 6,00, outros - R$ 11,00

Postar um comentário

0 Comentários