Reflexão sobre o retrato e universo da favela


O que se esconde na favela? Como é o mundo visto lá de dentro? Obra Infantojuvenil da PAULUS conta a história de “Pepeu”, um morador do morro do Dendê

Em linguagem poética, com leveza e sensibilidade do cotidiano, a obra “Favela”, escrita pela autora Dílvia Ludvichak e com ilustrações de Simone Matias, traz uma reflexão sobre o universo da favela. O texto revela que, o termo “Favela” vai além da interpretação que muitos conhecem.

Segundo a autora, é possível superar os preconceitos pelo olhar de uma criança e, descobrir que nesse espaço da comunidade, mora gente que sonha, chora, se alegra, se diverte, trabalha, brinca e celebra a vida e suas conquistas, como qualquer outra pessoa, em diversas regiões do Brasil.

A obra “Favela”, publicada pela PAULUS Editora, narra a história de “Pepeu”, um morador especial, um menino esperto de cabelos encaracolados, nascido e criado no morro do Dendê, localizado na ilha do governador no estado do Rio de Janeiro.

Assim, por meio de suas lembranças de infância e parte da juventude, “Pepeu” convida o leitor a adentrar o cenário da favela, um espaço muitas vezes, visto de maneira equivocada. Para contar essa história, o menino passeia entre as ruas, becos e vielas e, revela como era de fato a vida na favela, seus moradores e atividades do cotidiano. Entre brincadeiras e realidades das pessoas que compõem a favela, ele partilha recordações repletas de alegria e esperança.

Neste livro, Dílvia Ludvichak traz uma quebra de paradigmas sobre o que é viver no morro. A autora conduz o leitor, por meio da poesia e da literatura, para um olhar mais reflexivo sobre a sociedade.

O livro é voltado para o público infantojuvenil, mas pode ser apreciado por todas as idades. Para ela, a história de Pepeu representa a história de diversas crianças que vivem na favela. Segundo Dílvia, existem milhões de crianças que precisam saber que elas não moram no pior lugar do mundo. Além das aparências e relatos de violência, existem pessoas portadoras de sonhos.

“O mundo visto do lado de dentro da favela está longe de ser só cinza, pelo contrário, ele exibe todas as cores e estações, e a vida acontece”.

Sobre a autora
Dílvia Ludvichak: nasceu na cidade de Lages, em Santa Catarina, e reside em São Paulo há mais de 10 anos. Graduou-se em Jornalismo com especialização em Jornalismo Cultural. Trabalha no segmento infantil há mais de 15 anos e atualmente coordena a área de divulgação da PAULUS.

Ficha Técnica
Favela
Autora - Dílvia Ludvichack
Ilustrações - Simone Matias
PAULUS Editora
Páginas - 32
Preço - R$ 37,00
Para mais informações ou comprar clique aqui

Nenhum comentário