O Sínodo para a Amazônia


Com a aproximação do Sínodo Especial dos Bispos para a Amazônia, que será realizado em Roma, em outubro de 2019, a PAULUS Editora lança a obra O Sínodo para Amazônia, escrito pelo Cardeal Dom Cláudio Hummes, OFM.


Segundo Hummes, o livro surgiu da vontade de divulgar ao máximo o sínodo e apresentar o processo sinodal e sua temática. O evento eclesial foi anunciado pelo Papa Francisco, em outubro de 2017, após a solene missa de canonização dos protomártires brasileiros Cunhaú e Uruaçu, além de dois adolescentes indígenas mexicanos mártires.

O Sínodo para a Amazônia foi um desejo das Conferências Episcopais da América Latina, além de vozes de diversos pastores e fiéis de outras partes do mundo, afirmou o pontífice. O objetivo do evento, segundo Francisco, é encontrar novos caminhos para a evangelização daquela porção de Povo de Deus, sobretudo dos indígenas, muitas vezes esquecidos e sem perspectiva de um futuro sereno, também por causa da crise da floresta amazônica, pulmão de importância fundamental para o nosso planeta.

Dom Cláudio Hummes apresenta uma obra de fácil compreensão, explicando com detalhes os processos e os motivos que resultaram na criação do Sínodo para a Amazônia. Ao longo dos 22 capítulos o autor discorre sobre temas como a crise climática e ecológica, as causas da crise, os povos indígenas da Amazônia, a importância da Laudato Sí para o Sínodo, a Igreja missionária e com um rosto amazônico.

A obra levanta discussões sobre os problemas das dioceses, prelazias, comunidades eclesiais, missões e paróquias que muitas vezes estão isoladas e sozinhas com os seus problemas e os seus sonhos. Outros pontos que serão debatidos ao longo do Sínodo que atingem não só a Igreja, mas todo o futuro do planeta, como a poluição das águas, o neocolonialismo e o desmatamento da floresta.

O Sínodo para a Amazônia é uma obra que busca informar e tornar os leigos participantes do evento eclesial, que diz respeito não somente ao futuro da Amazônia, mas de todo o planeta.

Sobre o autor

Cláudio Hummes, OFM, nasceu em Montenegro (RS), em 1934. Foi ordenado sacerdote em Divinópolis (MG), em 1958, pertencendo à Ordem Franciscana dos Frades Menores. Foi bispo de Santo André (SP) de 1975 a 1996, ano em que foi nomeado arcebispo de Fortaleza (CE), cumprindo missão até 1998, quando de sua nomeação para São Paulo. Foi criado cardeal em 2001, pelo Papa São João Paulo II. Em 2006, foi nomeado prefeito da Congregação para o Clero, no Vaticano.

Ficha Técnica
O Sínodo para a Amazônia
Autor - Cardeal Dom Cláudio Hummes, OFM

Editora - PAULUS
Páginas - 96
Clique aqui para mais informações

Nenhum comentário