Andrea Jakobsson Estúdio lança "Leblon" em homenagem aos 100 anos do bairro

Circuito da Gávea, anos 30. Fim do Canal da Visconde de Albuquqerque e subida da Avenida Niemeyer.
Foto - Acervo Automóvel Clube do Brasil
Um mergulho no charme da região com muitas fotos históricas e histórias contadas por dez autores, incluindo Ruth de Aquino e Joaquim Ferreira dos Santos

Um imenso areal por onde circularam índios Tamoios da aldeia Kariané; que teve em suas montanhas um quilombo onde se tramou a abolição; e no asfalto um generoso anfitrião que abrigou, em seus bares e botequins, intelectuais e artistas do porte de Vinícius de Moraes e Chico Buarque. Estes são alguns dos temas que emergem do livro “Leblon”, organizado por Augusto Ivan de Freitas Pinheiro, ex-secretário de Urbanismo do município do Rio de Janeiro, e Eliane Canedo de Freitas Pinheiro, com ensaio fotográfico de Rogério Reis. O lançamento será nesta segunda-feira, dia 5 de agosto, na Livraria Argumento do Leblon, a partir das 18h, pelo Andrea Jakobsson Estúdio.

Algumas curiosidades em meio a tantas fotos históricas e informações incluem o fato de que ele se originou não a partir de Ipanema, e sim do entroncamento Jardim Botânico/Gávea. E que muito antes do loteamento que marca seu centenário neste ano de 2019, ele já existia como local onde se realizavam atividades econômicas como o beneficiamento da pesca de baleias e produção de cana-de-açúcar, entre outras.

Era lá que o francês Emmanoel Hippolyte Charles Toussaint Le Blon de Meyrach, ou Carlos Le Blon, ganhava a vida no século XIX, cujo nome depois batizou o bairro dono do metro quadrado mais caro do Brasil.


Foto - Rogério Reis
Dez autores
Ruth de Aquino, Joaquim Ferreira dos Santos, Alba Zaluar, Augusto Ivan de Freitas Pinheiro, Cristiane Titoneli, Eliane Canedo de Freitas Pinheiro, Júlia Dias Carneiro, Lauro Cavalcanti, Lucas Vettorazzo e Miguel Conde - buscam traduzir o charme do Leblon, que faz com que todos ambicionem viver nele. Histórias pessoais e entrevistas com personagens locais permitem um mergulho nesse trecho tão peculiar do Rio de Janeiro. O ensaio fotográfico de Rogério Reis traz as luzes do bairro em suas ruas, montanhas e no arco de praia de areia branca.


As fotos históricas, cuidadosamente pesquisadas, formam um capítulo à parte. Há desde a corrida de automóveis no Circuito da Gávea até o registro de um bairro tomado por dunas e areia, onde era possível fazer uma cavalgada nos anos 1930 com direito a banho de mar para os animais. A construção da Cruzada São Sebastião, o canal do Jardim de Alah ainda sem suas alamedas e o descanso de motorista e cobrador no ponto final da Antero de Quental nos remetem a um delicioso passeio por sua formação ao longo de muitos séculos.


Paredão Niemeyer. Acervo Particular George Ermakoff
O lançamento será na segunda-feira, dia 05 de agosto, na Livraria Argumento do Leblon, a partir das 18h, pelo Andrea Jakobsson Estúdio. A obra con ta com patrocínio da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura - Lei do ISS, AdamCapital. Com o apoio da Atlântida Administradora, Somat Contadores e Bibas Dermatologia e Cirurgia Plástica.


Ficha técnica
Leblon
Autores - Ruth de Aquino, Joaquim Ferreira dos Santos, Alba Zaluar, Augusto Ivan de Freitas Pinheiro, Cristiane Titoneli, Eliane Canedo de Freitas Pinheiro, Júlia Dias Carneiro, Lauro Cavalcanti, Lucas Vettorazzo e Miguel Conde

Organizadores - Augusto Ivan de Freitas Pinheiro e Eliane Canedo de Freitas Pinheiro

Editora - Andrea Jakobsson Estúdio
Páginas - 240
Preço sugerido - R$ 120,00

Nenhum comentário