Pesquisa revela "pensar positivo" pode gerar resultados contrários


Sempre que surge uma dificuldade na vida, aparecem pessoas por todos os lados para dizer: é preciso pensar positivo! Mas será mesmo que somente isto basta para ser feliz e alcançar os objetivos? O consultor, palestrante e professor Luiz Gaziri, no livro A Ciência da Felicidade, publicado no Brasil pela Faro Editorial, alerta: “existe uma grande confusão entre ser positivo e pensar positivo”.

Nesse ramo da ciência, ninguém fez mais descobertas significativas que a professora e pesquisadora Gabriele Oettingen, da Universidade de Nova York e de Hamburgo. Ela e sua colega Doris Mayer pediram à universitários do último ano que informassem se, diariamente, tinham pensamentos positivos, imagens ou fantasias sobre: a entrada no mercado de trabalho, a conclusão da sua graduação e procurar e encontrar um emprego.

Em uma segunda etapa, os estudantes foram instruídos a escreverem sobre esses pensamentos positivos, imagens e fantasias. A terceira fase solicitava que reportassem com qual frequência tinham esses pensamentos e imagens positivas, dentro de uma escala de dez pontos, variando de “muito raramente” a “muito frequentemente”.

Segundo Gaziri, a descoberta da cientista é de deixar os fãs de “O Segredo”  decepcionados.

“Oettingen e Mayer, para sua surpresa, descobriram que os estudantes que reportaram ter frequentes fantasias positivas sobre a sua entrada no mercado de trabalho receberam menos ofertas de emprego. Ainda mais intrigante é que, dentro desse grupo (...) que fantasiavam com frequência, aqueles que já estavam empregados recebiam salários menores do que os demais, que fantasiavam com menos frequência." A Ciência da Felicidade, página 21

A pesquisa revelou também que os estudantes que idealizavam com frequência o sucesso enviavam menos currículos e, assim, tinha menor chance de conquistar a tão sonhada vaga. “A conclusão foi de que pensar positivo, na verdade, gera resultados contrários aos que as pessoas desejam”, constata o autor.

Sobre o autor
Luiz Gaziri trata dos mais variados assuntos do mundo corporativo e do cotidiano com uma abordagem 100% baseada em comprovações científicas. Tem contato frequente com cientistas de vários países e já visitou pesquisadores nas instituições mais renomadas do mundo. Gaziri atua com palestras, workshops e consultorias, além de ser professor de pós graduação na FAE Business School, ISAE/FGV e PUC-PR. Tem formações acadêmicas nos Estados Unidos, Inglaterra e Brasil e foi executivo por 16 anos ocupando cargos de liderança em empresas dos mais variados portes e segmentos. É também autor do livro A Incrível Ciência das Vendas. Seu trabalho já foi destaque em veículos como G1, Você S/A, Estadão, Correio Braziliense, SBT, RBS, O Estado de Minas, Gazeta do Povo, O Tempo, A Tribuna, Transamérica, A Crítica e UOL. Seu propósito é possibilitar que pessoas e organizações tomem melhores decisões utilizando a ciência.



Sinopse
A Ciência da Felicidade é uma obra que fará seu entendimento sobre felicidade e motivação virar de cabeça pra baixo, revelando como alguns conceitos que você acreditava podem passar de mocinhos a vilões e interferir negativamente em sua vida.

O autor Luiz Gaziri estudou milhares de artigos científicos e visitou alguns dos cientistas mais renomados do mundo em universidades como Harvard, Stanford e New York University para encontrar a resposta. E descobriu que grande parte da nossa motivação e felicidade depende unicamente das nossas escolhas.

Crenças como: dinheiro traz a felicidade; reconhecimento é o que motiva as pessoas; e pensamento positivo é a chave para atingir objetivos na vida são substituídas por: a forma como você usa o seu dinheiro é mais importante do que quanto você ganha; o poder do reconhecimento acontece de forma inversa ao que a maioria das pessoas acredita e pensar positivo, por incrível que pareça, reduz suas chances de atingir objetivos.

Ficha técnica
A Ciência da Felicidade: escolhas surpreendentes que garantem o seu sucesso
Autor - Luiz Gaziri
Editora -Faro Editorial
Páginas - 240
Preço - R$ 44,90

Nenhum comentário