No século 21 o que é ser mulher e ter mais de 50 anos?



Transitar na década dos 50 aos 60 nos dias de hoje é somar a bagagem da experiência às novas possibilidades de um futuro ampliado

“Qual a pergunta mais importante que você se fez no último ano e por que ela é importante?” Esse foi o mote que provocou a reflexão de 66 mulheres entre 49 e 59 anos. As respostas construíram um painel de sentimentos, dúvidas e desejos que são a base de Festina Lente - Apressa-te lentamente, escrito a quatro mãos pela escritora, poeta e socióloga Ana Cristina Leonardos e pela psicóloga, escritora e fotógrafa Martha Scodro.

A obra, resultado de cinco anos de trabalho, desenha os desafios que essas mulheres enfrentam, levantados em debates de pequenos grupos em torno das angústias, realizações vividas e novos planos nessa fase da vida em que as contradições do meio do caminho se apresentam. Ana Cristina e Martha são, elas próprias, também objeto de estudo - o título, a expressão latina Festina Lente, exprime conceitos opostos - apressar-se, mas devagar:

"O livro fala dos tempos e ritmos da mulher que atravessa os seus 50 anos. Sugere que ela deve apressar o passo para se conhecer melhor; e então, lentamente, redefinir e priorizar suas ações, caminhos, novas carreiras e atividades, e o que mais desejar projetar para si e realizar. Afinal, hoje temos mais tempo", descreve Ana Cristina.

Caloroso, pessoal e distante da linguagem acadêmica, o livro, ilustrado com rara sensibilidade por Lucia Moretszsohn, trafega com leveza no tema, mas sempre com o suporte de pensadores das áreas humanas como filósofos, historiadores, psicanalistas. A literatura e a poesia estão presentes o tempo inteiro, oferecendo a indispensável síntese artística e perceptiva.

Apoiado então no substrato das conversas - as charlas -, na pesquisa e na reflexão das autoras, Festina Lente - Apressa-te lentamente foi organizado em cinco grandes temas a partir das questões colocadas pelas mulheres, e propõe as “hashtags aos 50”: Conexão Interna, Balanço de Vida, Em Movimento, Busca Espiritual e Projeções.

"Nosso livro é ao mesmo tempo um ensaio e uma conversa com os leitores, vivendo e expressando temores, embates e desafios. Esse momento é repleto de preocupações pela consciência do tempo cronológico, finito, e é riquíssimo também. Um desafio renovado em direção a novos aprendizados e realizações", explica Martha.


Os 50 anos são, em muitos casos, o início de uma nova fase, em que antigas situações têm fechamentos, novas questões se apresentam. É onde a vida tem a chance de se reorganizar. Nossa bagagem existe, é parte de nós de maneira inegável e proveitosa. E podemos olhar para a frente, continuar realizando, com prazer e consciência.

Sobre as autoras

Ana Cristina Leonardos (esq) e Martha Scodro. Foto - Camila Maia
Ana Cristina Leonardos é pesquisadora, PhD em Ciências Sociais aplicadas à educação (Stanford University, 1990), escritora, poeta e uma apaixonada por cerâmica e Yoga. Autora de ‘Porto Breve’ (2003), ‘Longe: memórias de um Líbano recente’ (2007) e ‘Tempo Outro’ (2014). Em ‘Festina Lente’, debruça-se sobre a temática feminina para abordar os desafios da travessia da meia idade.


Martha Estima Scodro é psicóloga, terapeuta de família, escritora e fotógrafa. É Conselheira do Athena Center for Leadership da Barnard University em NY, dedicado ao estudo, desenvolvimento e apoio a jovens mulheres. A temática da mulher, em seus projetos, ganha com este livro um lugar especial de pesquisa, reflexão e transformação da sua prática de trabalho.

Sinopse


Nem toda pressa leva a uma precipitação. Nem toda lentidão é sinônimo de atraso. Por afobação, às vezes passamos pela vida sem nem olhar na cara dela. Por falta de pressa, às vezes deixamos a vida passar, e ficamos em estado de areia movediça, entre sonhos abandonados, potências renunciadas, desejos tragados pelo tempo. É o que mostram com desmedida sensibilidade Ana Cristina Leonardos e Martha Estima Scodro, em Festina Lente - Apressa-te lentamente. Mais do que tecer um belíssimo estudo da alma feminina, Martha e Ana Cristina revelam aqui o que há de mais humano na superfície da finitude, na construção de identidades, na transitoriedade dos sentimentos.

Com provocações que geram conversas e conversas que geram ainda mais provocações, Ana Cristina e Martha convidam suas entrevistadas a mergulharem num delicado processo de escavação íntima, e indagam a elas: “qual a pergunta mais importante que você se fez no último ano e por que ela é importante?”. Inspiradas por essa e outras dúvidas de levantar importâncias, as autoras transitam por vontades, medos, culpas e cobranças que povoam os pensamentos dessas mulheres.


Ficha técnica

Festina Lente - Apressa-te lentamente

Autoras - Martha Estima Scodro e Ana Cristina Leonardos.

Editora - Autografia
Ilustrações - Lucia Moretzsohn
Páginas - 136
Preço - R$ 35,00
Clique Aqui para mais informações e comprar

Nenhum comentário