Mostra Zootropio! de animação brasileira ganha programação especial em SP


‘A Cidade dos Piratas’, de Otto Guerra, abre a 3ª Mostra Zootropio!, tema do Cineclube Marieta em agosto 

Agosto é o mês da animação no Projeto Marieta! O espaço recebe a 3ª Mostra Zootropio! de animação brasileira e promove um curso e um bate-papo dedicados ao tema.

A programação será aberta no dia 03 de agosto (sábado), das 15 às 18 horas, com a mesa de conversa ‘Storyboard, mercado e processos criativos’, com cinco artistas de storyboard do mercado de séries e longas de animação, Ricardo Sasaki, Gabriel Franklin, Isla Garcia, Che Marcheti e mediadação de Guto BR, presidente da Associação Brasileira de Cinema de Animação.

A entrada é gratuita e o tema principal da conversa será o artista de storyboard, profissional que desenvolve a história do filme em imagens. No Brasil, essa função como especialização é relativamente recente e grande parte dos artistas se desenvolveu de maneira autodidata, criando uma linguagem e processo criativo próprios.

Também com entrada gratuita, com direito a pipoca!, nos dias 06, 13, 20 e 27 de agosto (terças-feiras), entra em cena a 3ª Mostra Zootropio!, tema doCineclube Marieta no mês especial da animação. As sessões têm início sempre às 19h30 e após a exibição rola um bate-papo sobre os filmes. A curadoria é de Che Marcheti e GutoBR, que selecionaram ‘A Cidade dos Piratas’, de Otto Guerra, para abrir a mostra no dia 06, e dedicaram o dia 27 de agosto a curtas dirigidos por mulheres e a uma conversa pós-sessão com mediação de Che Marcheti e as diretoras dos filmes, Erica Valle, Giuliana Danza e Nicole Janér.

Entre os dias 10 e 31 de agosto, aos sábados, Guto BR vai comandar o curso ‘Storyboard - pensando com Thumbnail’. O Thumbnail é o primeiro passo e a síntese de tudo que virá a seguir no storyboard e no filme e, por meio de exercícios práticos, os alunos terão conhecimento básico da linguagem cinematográfica e aprenderão a utilizar o Thumbnail, ferramenta mais importante para solucionar problemas em um trabalho profissional.

O investimento para o curso é de R$ 320,00 (inteira) ou R$ 256,00 (para estudantes, professores da rede pública, idosos, ex-alunos Marieta em 2019). O Marieta reserva 10% das vagas para bolsas integrais dedicadas a pessoas de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade. Para apresentar a candidatura é necessário enviar o currículo e breve carta de intenções para Clique Aqui. Inscrições no link Clique Aqui.

Programação da 3ª Mostra Zootropio! de Animação Brasileira

06 de agosto

A Cidade dos Piratas - Direção Otto Guerra
Sinopse
Diretor de cinema enfrenta uma situação complexa no meio da produção de seu longa metragem: a autora de "Os Piratas do Tietê" começa a rejeitar os personagens quando o enredo está praticamente pronto. Para tentar salvar o filme, ele decide contar a sua história e realidade e ficção se misturam em um caótico labirinto.

Classificação indicativa - não recomendado para menores de  12 anos

13 de agosto -  Sessão de curtas 1

La Loba - Julia Nicolescu
Guaxuma - Nara Normande
Quando os Dias Eram Eternos - Marcus Vinícius Vasconcelos
Até a China - Marcelo Marão
Marta - Peixe Aquático

Classificação indicativa - não recomendado para menores de  12 anos

20 de agosto - Sessão de curtas 2

Metamorfose  - Jane Carmen Oliveira
No Fim da Fila  - William Côgo
Caminho dos Gigantes  - Alois di Leo
Òrun Àiyé - Cintia Maria e Jamile Coelho
Calango Lengo - Fernando Miller

Classificação indicativa - Livre

27 de agosto - Sessão de curtas 3 e Mesa "mulheres na animação"

Sonder - Nicole Janér
Primeiro Movimento - Erica Valle
Poética de Barro - Giuliana Danza

Serviço
3ª Mostra Zootropio! de Animação Brasileira
Local - Marieta
Endereço - Rua Maria Paula, 96, ap 2 - Centro - São Paulo
Para mais in formações Clique Aqui

Postar um comentário

0 Comentários