Grupo Teatro Cartum apresenta O Alienista (contado pelos barbeiros)

Foto - Divulgação
O texto é uma reinvenção da ordem narrativa a partir da visão dos barbeiros de Itaguaí com novas formas de contar antigas histórias evidenciando os diálogos entre a linguagem teatral, literatura e humor gráfico

No mês de julho o grupo Teatro Cartum apresentará, em cinco bibliotecas municipais, a peça “O Alienista (contado pelos barbeiros), a última peça escrita por Toni D’Agostinho no SEMDA - Seminário de Dramaturgia do Arena, que foi coordenado por Chico de Assis. A primeira apresentação acontece no sábado, dia 14 de julho, às 10h30, na Biblioteca Alceu Amoroso Lima, no bairro de Pinheiros.

“O texto não é a mera transposição para o teatro de uma obra de Machado de Assis. É uma reinvenção da ordem narrativa a partir da visão dos barbeiros de Itaguaí. Desse modo, busca-se novas formas de contar antigas histórias, enquanto se evidencia as possibilidades de diálogos entre a linguagem teatral, literatura e o humor gráfico”, explica Toni, que também dirige o espetáculo.

Foto - Divulgação
Na peça, os barbeiros rivais Porfírio e João Pina veem em seus salões as reações de um acontecimento que deixou Itaguaí boquiaberta: a construção de um asilo para doentes mentais. A boataria só faz aumentar quando Dr. Bacamarte, o alienista, declara ter descoberto a linha exata que separa a loucura da sanidade, encarcerando todos os que demostram qualquer comportamento excêntrico, mesmo que o número de internos chegue a quase toda da população de Itaguaí. Nesse contexto, os barbeiros aproveitam o caos social para largar as tesouras e dar continuidade à rivalidade em outra arena: a da política.

O Teatro Cartum é um grupo de artistas das artes cênicas, pertencente à Cooperativa Paulista de Teatro, que promove o diálogo entre o Teatro e as Histórias em Quadrinhos. 

Serviço
O Alienista (contado pelos barbeiros)
Realização - Teatro Cartum da Cooperativa Paulista de Teatro
Duração - 50 minutos 
Classificação - a partir de 12 anos
Ingressos - Grátis

Locais, datas e horários


Local - Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Endereço - R. Henrique Schaumann, 777 - Pinheiros - São Paulo

Data - 14 de julho - sábado
Horário - 10h30

Local - Biblioteca Narbal Fontes
Endereço - R. Conselheiro Moreira de Barros, 170 - Santana - São Paulo

Data - 20 de julho - sábado
Horário - 11h

Local - Biblioteca Monteiro Lobato
Endereço - R. General Jardim, 485 - Vila Buarque - São Paulo

Data - 21 de julho - domingo
Horário - 11h

Local - Biblioteca Viriato Corrêa
Endereço - R. Sena Madureira, 298 - Vila Mariana - São Paulo

Data - 27 de julho - sábado
Horário - 15h

Local - Biblioteca Hans Christian Andersen
Endereço - Av. Celso Garcia, 4142 - Tatuapé - São Paulo

Data - 28 de julho - domingo
Horário - 11h

Postar um comentário

0 Comentários