Discurso sobre o fim da metafísica


Na obra Discurso sobre o fim da metafísica, o autor Urbano Zilles expõe e analisa as principais críticas recentes à metafísica, mostrando que elas nada mais são do que um tipo de metafísica.

Após se aposentar das atividades regulares de docente, Urbano Zilles decidiu se dedicar ao exame da questão sobre o fim da metafísica. De acordo com o autor, desde a antiga Grécia até o século XX da era cristã, a metafísica ocupa lugar central na filosofia do Ocidente. Mas nos tempos modernos, surgiram objeções radicais a ponto de questionar a possibilidade e a necessidade da metafísica como filosofia primeira.

Em seu estudo, Zilles explica que as críticas recentes e atuais da metafísica, por mais variada que seja sua origem, convergem num ponto: a convicção de que passou a época da metafísica, que hoje vivemos numa era pós-metafísica. O autor ainda afirma que o objetivo é examinar se não se trata de uma interpretação apressada ou errônea do que realmente acontece na filosofia contemporânea.

No decorrer dos nove capítulos, o estudo traz uma análise da filosofia ao longo dos séculos e movimentos científicos. Após a introdução, o leitor vai refletir sobre as mudanças e os impactos do Humanismo, Renascimento e Reforma. Na sequência são tratados os pensadores Immanuel Kant, Nietzsche, o positivismo de Auguste Comte, Martin Heidegger, o Iluminismo moderno e o relativismo histórico.

Sobre o autor

Urbano Zilles (1937) nasceu em Nova Petrópolis (RS), doutor em Teologia pela Universidade de Münster (Alemanha), em 1969. Foi professor titular no Programa de pós-graduação em Filosofia da UFSM (1972-1978); professor titular de Filosofia e Teologia na PUCRS (1969-2016), onde também foi pró-reitor de pesquisa e pós-graduação (1987-2004). É membro da Academia Brasileira de Filosofia.

Ficha Técnica

Discurso sobre o fim da metafísica
Autor - Urbano Zilles
PAULUS Editora - Coleção - Filosofia em questão
Páginas - 144
Preço - R$ 27,00
Clique Aqui para mais informações e comprar

Nenhum comentário