Renzo Eusebi apresenta a exposição Abstracionismo Geométrico Absoluto



Círculo Ítalo-Brasileiro de Santa Catarina recebe em Florianópolis a primeira exposição do artista italiano no Brasil

Composta por obras inéditas criadas este ano, "Abstracionismo Geométrico Absoluto", a primeira exposição do artista italiano Renzo Eusebi no Brasil, abre no dia 27 de junho de 2019 às 18h, no CIB/SC - Círculo Ítalo-Brasileiro de Santa Catarina, em Florianópolis, com curadoria de Riccardo Tartaglia e Regina Nobrez e texto crítico de Patricia Toscano.

A exposição realizada pela Tartaglia Arte conta com a parceria da CRIO.ARTe do RAYZES culinária consciente e apoio institucional do Consulado Honorário Italiano de Florianópolis SC e do CIB/SC - Círculo Ítalo-Brasileiro de Santa Catarina.

A mostra apresenta no espaço expositivo 15 obras picto-escultóricas, objetos artísticos construídos no eixo paradoxal do simples e complexo, compostos de elementos de madeira de formas euclidianas com planos retangulares e circunferenciais sobrepostos sequencialmente em camadas esmaltadas nas cores primárias.

Em seu texto, a crítica de arte Patricia Toscano ressalta que as pesquisas geométricas, associadas ao rigor matemático e à simplificação da forma e das cores, orientam parte significativa da arte abstrata de Renzo Eusebi. Seu trabalho é o resultado de investigações reflexivas e experimentação artística das conjunções referenciais estéticas do Suprematismo e Construtivismo de Malevitch e do Neoplasticismo de Mondrian.

A série construída não diminui o seu dado fenomenológico, isto é, a sua capacidade de, a partir de uma economia de elementos ou um mero gesto, desarticular as certezas sobre a tangibilidade do visível e inventar jogos de percepção que nos fazem mergulhar em uma imprecisão sobre os nossos sentidos.

Os instigantes objetos construídos não são facilmente identificados, pois transitam num território que fica entre o real e o imaginário. Eusebi sustenta a natureza primária da arte: permitir que a obra seja um eterno enigma.

Sobre o artista

Renzo Eusebi nasceu em Patrignone di Montalto Marche (A.P.) em 18 de abril de 1946. Completou seus estudos artísticos em Roma e ensinou arte por vinte anos. Dos anos 70 até o presente ano expôs seus trabalhos em mais de 160 exposições individuais e coletivas.Seus itinerários artísticos vão desde as cidades italianas mais importantes até as cidades europeias, americanas e sul-americanas.

As presença do seu trabalho em feiras internacionais de arte contemporânea e moderna são muitas, desde a Basileia nos anos 80, passando por Nova York, Chicago, Los Angeles, Tóquio, Bolonha, São Francisco, Filadélfia, Atlanta, Dallas, Gant, Pádua, Verona e, por último, Feira de Arte Hangzhou (China). Na década de 1990, ele foi membro fundador do Transvisionismo e, mais tarde, do G.A.D. - Grupo de Aniconismo Dialético Giorgio di Genova.

Serviço
Abstracionismo Geométrico Absoluto
Curadores - Riccardo Tartaglia e Regina Nobrez
Local - CIB/SC - Círculo Ítalo-Brasileiro de Santa Catarina
Endereço - Rua dos Ilhéus, 340 - Centro - Florianópolis (SC)
Abertura - 27 de junho de 2019
Horátio - 18h (com degustação do Rayzes culinária consciente)
Exposição - 28 de junho a 19 de julho de 2019
Horário - de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h
Entrada Franca
Informações pelo 48 3223-2352 ou clique aqui

Postar um comentário

0 Comentários