Quarteto de Cordas se apresenta com Fernando Cordella

Apresentação será realizada na Sala do Conservatório da Praça das Artes dia 06 de dezembro


Foto - Fabiana Stig
O Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo vai antecipar o Natal na capital paulista, na próxima quinta-feira, 06 de dezembro, em mais um concerto com a participação do músico Fernando Cordella. O cravista, que toca com o Quarteto pela terceira vez este ano, participa da execução do Concerto de Brandenburg nº 5, composta por Johann Sebastian Bach.

“Esta música, escrita originalmente para violino, flauta e cravos solo será apresentada com o cravista Fernando Cordella. Ele é um músico muito especial, tem uma ampla cultura musical e uma grande liberdade criativa”, elogia Jaffé, violista do Quarteto.

Para o programa foram escolhidas obras que fazem parte do imaginário popular e envolvem o público no espírito natalino, como Adagio, de Tomaso Albinoni. A obra popularmente atribuída a Tomaso Albinoni, na verdade foi composta em quase sua totalidade pelo músico e biógrafo de Albinoni, Remo Giazoto. A peça já foi usada em programas de televisão, anúncios e filmes como o Gallipoli, de 1981, dirigido por Peter Weir, com participação de Mel Gibson e Mark Lee. Segundo Jaffé, esta é “uma obra densa e bastante emocional”.

Outro clássico integrando o repertório é o Concerto Grosso, de Arcagelo Corelli, uma obra composta especificamente para a noite de Natal. É desta forma que o autor, um dos grandes mestres da música instrumental do Barroco Italiano, descreve no cabeçalho da peça. “A música que ele escreveu é tão perfeita e bem acabada que acabou servindo de modelo para muitos dos compositores que se seguiram, como, por exemplo, o Concerto de Brandenburg nº 5”, revela.

Os ingressos para os concertos do Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo custam R$ 20,00 e podem ser adquiridos na bilheteria do Theatro Municipal ou no site (Clique Aqui). Nas quartas-feiras que antecedem as apresentações, o grupo faz ensaio um ensaio aberto ao público na Sala do Conservatório (sujeito à lotação) das 18h às 19h.

Sobre o Quarteto de Cordas


O Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo foi fundado em 1935 por iniciativa de Mário de Andrade. Inicialmente era chamado de Quarteto Haydn e buscava difundir a música de câmara e estimular compositores brasileiros a compor novo repertório para o gênero. O grupo passou a ser chamado de Quarteto de Cordas Municipal a partir de 1944, chegando à sua forma definitiva em 1981, como Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo.

O Quarteto apresenta-se constantemente no Brasil e no exterior, em eventos como a Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha; o Festival de Música de Saragoza, na Espanha; e o Festival Internacional de Música de Morelia, no México. No Brasil, além da participação nos mais importantes festivais e cursos de música, desenvolveu projetos de estímulo a jovens instrumentistas por meio de concursos e de concertos didáticos em escolas da rede pública, universidades e escolas de música.

Em concertos comentados, o Quarteto apresenta o amplo repertório para a formação, inclusive o de vanguarda, promovendo o contato do público com todas as tendências e escolas de composição, como parte do projeto original do grupo, de fomento e formação de plateias. Em sete oportunidades o Quarteto de Cordas ganhou o prêmio de Melhor Conjunto Camerístico da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e por três vezes o Prêmio Carlos Gomes.

Serviço


Quarteto Antecipando o Natal


Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo
Betina Stegmann - violino

Nelson Rios - violino
Marcelo Jaffé - viola
Rafael Cesário - violoncelo

Convidado
Fernando Cordella - Cravo


Programa
Arcangelo Corelli: Concerto Grosso op. 6 nº 8
Tomaso Albinoni: Adagio
Johann Sebastian Bach: Concerto de Brandenburg nº 5

Local - Sala do Conservatório 
Endereço - Av. São João, 281 - Centro - São Paulo

Capacidade - 200 lugares
Data - 06 de dezembro - quinta-feira
Horário - 20h

Duração - aprox. 60 min.
Classificação indicativa - indicado para maiores de 7 anos
Ingressos - R$ 20,00 (meia-entrada para aposentados, maiores de 60 anos, professores da rede pública e estudantes)
Ingressos na bilheteria do Theatro Municipal de São Paulo ou pelo site Clique Aqui
Horário da Bilheteria
Segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, sábados e domingos, das 10h às 17h.

Nos espetáculos à noite, a bilheteria permanece aberta até o início do evento; em dias de espetáculos pela manhã, o espaço abre ao público duas horas antes do início da apresentação.
Apenas venda e retirada de ingressos para os eventos do Theatro Municipal de São Paulo.

Comentários