Torre - Um dia brilhante

Filme de Jagoda Szelc, estreia dia 15 em São Paulo e dia 22 de novembro nas outras cidades, com distribuição da Zeta Filmes

Sinopse


É início de verão e Nina, a filha de Mula, está prestes a celebrar sua Primeira Comunhão e os parentes começam a chegar. Entre eles, Kaja, irmã de Mula e mãe biológica de Nina, que, por alguma razão, permaneceu ausente nos últimos seis anos. Seu retorno desencadeia as ansiedades de Mula, que passa a desconfiar de qualquer interação entre Kaja e Nina. A família acredita na reconciliação, mas, para Mula, Kaja retornou com a pretensão de levar a criança embora. Enquanto a presença de Kaja desencadeia mudanças na família, ocorrem uma série de peculiares eventos metafísicos. O medo de Mula cresce e ela deseja se livrar da irmã. Entretanto, há uma razão para o retorno de Kaja.


Sobre a diretora


A roteirista e diretora de cinema Jagoda Szelc nasceu em Breslávia, na Polônia, em 1984. De 2002 a 2006, estudou na Academy of Art and Design em Breslávia. Em seguida, foi contemplada com uma bolsa de estudos da Aristotle University of Thessaloniki, na Grécia. De 2009 a 2015, estudou no Departamento de Direção da Escola Nacional de Cinema, Televisão e Teatro da Polônia, em Lodz. Seus filmes foram exibidos em diversos festivais, tais como Hot Docs, IDFA, New Horizons, Karlovy Vary IFF e Brooklyn Film Festival. Seu curta-metragem, Such a Landscape, recebeu o prêmio Golden Tadpole no Camerimage Festival Internacional de Cinema, em 2013. Tower. A bright day é sua estreia no cinema.

Filmografia


2017 - Wieża. Jasny dzień. (Tower. A Bright Day.) 
2015 - Spacer (curta) 
2013 - Taki pejzaż (curta)
2012 - Punkt wyjścia (curta); Aposiopesis (curta)
2011 - Kichot (curta)· I nigdy nie wracaj (curta)

Festivais


Berlinale - Forum (2018)
Polish Film Festival (Gdynia, 2017 - Melhor Diretor Estreante e Melhor Roteiro)



Ficha técnica


Torre - Um dia brilhante
Roteiro e Direção - Jagoda Szelc
Fotografia - Przemysław Brynkiewicz
Montagem - Anna Garncarczyk
Som - Kacper Habisiak, Marcin Kasiński
Música - Teoniki Rożynek
Produção - Marcin Malatyński
Elenco - Anna Szczerbowska, Małgorzata Szczerbowska, Rafał Cieluch, Rafał Kwietniewski, Anna Zubrzycki

Comentários