O fotógrafo português João Pina lança livro no Bar do Beco

Foto - João Pina

A série " Encontros no Quintal", apresenta bate-papos com profissionais de diferentes áreas para discutir assuntos e temas do contemporâneo brasileiro que interessam a todos que vivem na maior cidade do país

No próximo dia 21 de novembro, o fotógrafo português João Pina conversa com o público do Bar do Beco e lança seu recente trabalho, o livro 46750, das 19h30 às 21h30, em rápida passagem pelo país. Em 2007, Pina chegava ao Brasil para cobrir os preparativos de duas das grandes festas do esporte mundial: a Copa do Mundo de 2014 o os Jogos Olímpicos de 2016.

Como o próprio fotógrafo ratifica, “o Brasil nunca foi para amadores e o Rio de Janeiro, especialmente”. O preço social para a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos levaram a cidade ao colapso. Enquanto os investimentos em estádios e aeroportos eram enormes, o de infraestrutura em serviços para a população, como habitação, saúde e segurança, eram mínimos. E o resultado: caos.

Com foco nas comunidades, o livro 46750, desenvolvido a partir dessa época, é a conta visual dos homicídios que aconteceram entre 2007 e 2016 na região metropolitana da Cidade Maravilhosa: uma média de 13 homicídios diários e um número crescente de assaltos.

Ao longo dos anos no Rio de Janeiro, João publicou suas fotografias no The New York Times, na Stern Magazine, no semanário El Pais e também foi reconhecido por importantes instituições: premiado pela Estação Imagem, em sua terra natal, pelo PDN Photo Annual 2010 e foi finalista na Alemanha no Henri Nannen Preis; além do Lucie Photobook Award (EUA). A obra também mereceu menção honrosa no Prémio FELIFA (Argentina).

Com poemas de Viviane Salles e design de Ramon Pez, 46750 é um retrato duro do Brasil feito por este importante fotógrafo. O livro tem tiragem limitada e é uma lembrança daquilo que não deve ser esquecido pela violência do país.


Serviço

Encontros no Quintal do Beco: João Pina e lançamento do livro 46750
Local - Bar do Beco
Endereço - Rua Aspicuelta, 17 - Vila Madalena - São Paulo
Data - 21 de novembro - quarta-feira
Horário - das 19h30 às 21h30
Entrada gratuita
Informações - 11 3031-0465

Horários de funcionamento
Quartas e quintas-feiras, das 17h00 à 0h; Sextas-feiras, das 15h à 0h; Sábados e feriados, das 12h à 0h; Domingos, das 12h às 22h. Aceita todos os cartões de crédito e débito; cartões de refeição Alelo e VR
Valet - R$ 25,00

Comentários