Instituto Inhotim é tema de série documental que irá ao ar no Canal Curta!

Beam Drop.  Foto - Eduardo Eckenfels

Episódios serão exibidos no Museu entre os dias 15 e 18 de novembro

O Instituto Inhotim vai exibir a série “Inhotim Arte Presente”, que investiga a multiplicidade de linguagens artísticas contemporâneas a partir do Inhotim, mostrando o que há por trás de vários trabalhos expostos no Museu. Ao todo, são 13 episódios, de 52 minutos, dirigidos pelo cineasta carioca Pedro Urano. A série estreia no Canal Curta! no dia 13 de novembro. No Inhotim, a exibição será entre os dias 15 e 18 de novembro, a partir das 13h, no Espaço Igrejinha.

Inhotim Arte Presente - Episódio 2 - Giuseppe Penone
A série se divide em duas partes. A primeira apresenta dez episódios sobre importantes artistas brasileiros e estrangeiros que têm obras no Inhotim, como Giuseppe Penone, Matthew Barney, Tunga, Cildo Meireles, Olafur Eliasson, Claudia Andujar, Chris Burden, Miguel Rio Branco, Rirkrit Tiravanija e Jorge Macchi. Os outros três episódios são dedicados ao Instituto e sua rara proposta de relacionar arte e natureza.

A produção acompanhou a instalação de obras e montagem de galerias no Inhotim, conversou com os artistas e visitou seus estúdios, casas e ateliês. Articulando a experiência singular do Inhotim com encontros com os artistas, a série explora o universo do Museu, assim como suas reverberações no pensamento da atualidade.

Um dos entrevistados é o diretor artístico e curador-chefe do Inhotim, Allan Schwartzman, que conta como surgiu o Inhotim, sua coleção e que ideias nortearam a escolha de obras e artistas. Além da parte artística, os episódios se debruçam sobre o Jardim Botânico do Instituto. Com as suas mais de 4,5 mil espécies de todos os continentes, o Inhotim transformou-se num refúgio para fauna e flora.

No Canal Curta!, os episódios serão exibidos sempre às terças-feiras, às 23h, com reexibições ao longo da semana. Depois, “Inhotim Arte Presente” estrará disponível na plataforma de streaming Net Now. A série foi produzida pela Camisa Listrada, coproduzida pela Quarteto Filmes, em parceria com o Inhotim.

Lançamento do livro “Ilustração Botânica”

Também neste mês, o Instituto realiza o lançamento do livro “Ilustração Botânica”, organizado por Rosa Alves, especialista em ilustração científica. A obra reúne ilustrações e textos sobre botânica de diversos colaboradores do mundo.

O evento acontece no dia 16 de novembro, às 10h, e contará com a presença de Rosa Alves, que vai apresentar o livro ao público e fazer uma oficina de desenho de paisagem. Ela também vai conversar com os participantes sobre a história dos jardins botânicos e da ilustração botânica.

Rosa Alves é mestre em ilustração científica e especialista em História da Cultura e da Arte. Sua trajetória é marcada pela solidificação da ilustração científica como mescla de cultura e arte, a serviço da biodiversidade. Ela tem um ateliê em Brumadinho onde oferece cursos de ilustração zoológica e ilustração botânica.

Sobre o Inhotim

O Instituto Inhotim começou a ser idealizado pelo empresário mineiro Bernardo de Mello Paz a partir de meados da década de 1980. A propriedade privada se transformou com o tempo, tornando-se um lugar singular, com um dos mais relevantes acervos de arte contemporânea do mundo e uma coleção botânica que reúne espécies raras e de todos os continentes.

Os acervos são mobilizados para o desenvolvimento de atividades educativas e sociais para públicos de faixas etárias distintas. O Inhotim, uma Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), tem construído ainda diversas áreas de interlocução com a comunidade de seu entorno. Com atuação multidisciplinar, o Inhotim se consolida, a cada dia, como um agente propulsor do desenvolvimento humano sustentável.

Comentários


Fque por dentro