Dia da Bandeira do Brasil: páginas sangrentas de uma história imperial

O Dia da Bandeira do Brasil é celebrado anualmente em 19 de novembro. A data passou a fazer parte do calendário brasileiro após a Proclamação da República, com substituição da bandeira do Império por aquela que conhecemos até hoje. Essa troca representa o período de mudanças que passávamos naquele momento, com a alteração na forma de governo e de governar. A simbologia da nova bandeira também remete ao republicanismo de um Estado-nação, e o crescimento de um sentimento de patriotismo e nacionalismo.

De lá pra cá, muitos conhecem os episódios dos períodos políticos e históricos que os brasileiros passaram, mas poucos sabem como foi o período antes da República. Esse assunto é tratado pelo escritor M.R Terci no livro Imperiais de Gran Abuelo.

Na obra, Terci, conhecido como poeta das sepulturas, discorre uma excêntrica jornada de um grupo de soldados imperiais que encontra ao longo do caminho criaturas sórdidas e misteriosas, movidas por uma sede insaciável de sangue. Com uma linguagem monárquica, daquelas ditas pelos soldados mais corajosos do reinado que predominava o Brasil, a ficção é um passeio sombrio e aterrorizante pelo passado brasileiro.

Sobre o autor

M. R. Terci é escritor, roteirista e poeta. Antes de se dedicar exclusivamente a escrita, foi advogado com especialização em Direito Militar e mestrado em Direito Internacional, Ciência Política, Economia e Relações Internacionais. É o criador da série O Bairro da Cripta, lançada anteriormente pela LP-Books e que reforçou seu nome como um dos principais autores brasileiros de horror da atualidade.

Com base em fatos históricos, Terci substitui os castelos medievais pelos casarões coloniais, as aldeias de camponeses pelas cidadezinhas do interior, os condes pelos coronéis e as superstições por elementos de nosso folclore e crendices populares, numa verdadeira transposição do gótico para a realidade brasileira. Seus livros não são apenas para os fãs do gênero horror.

Seu penejar é para quem aprecia uma narrativa envolvente, centrada na experiência subjetiva dos personagens mediante as possibilidades que o contexto sobrenatural de suas estórias permite.

Ficha Técnica

Imperiais de Gran Abuelo
Autor - M. R. Terci 
Páginas - 208
Preço - R$ 29,90

Comentários