“Um Dia” filme de Zsófia Szilágyi estreia dia 11 de outubro

Com distribuição da Zeta Filmes, longa estreia simultaneamente nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Niteroí, Recife, Salvador e Curitiba

Sinopse

Anna, mãe de três filhos, está sempre correndo: do trabalho para o berçário, a escola, o balé, a aula de esgrima. Como se não bastasse, ela suspeita que está sendo traída pelo marido. Seus problemas são bastante comuns, mas Anna simplesmente não tem tempo para parar e refletir sobre eles, que se acumulam continuamente, ameaçando esmagá-la. Ela precisa ter muita energia para seguir em frente.

Sobre a diretora

A escritora e diretora Zsófia Szilágyi graduou-se como professora de gramática e literatura húngara na Universidade de Pécs, em 2002. Estudou direção de cinema e televisão na Academia de Cinema e Teatro de Budapeste, de 2002 a 2007. Durante o curso, participou de um programa de bolsa de estudos oferecido pela agência nacional Leonardo Da Vinci, da Bulgária, e estudou produção na Mediopolis Film-und Fernsehproduktion GmbH, em Berlim, em 2006.

No mesmo ano, participou, como roteirista e assistente de câmera de “Heimat, Europa?”, projeto audiovisual desenvolvido pela organização Kolleg für Management und Gestaltung nachhaltiger Entwicklung GmbH. Em 2011, foi contemplada com uma bolsa de estudos do Instituto Goethe em Hamburgo. Um dia é seu filme de estreia.

Filmografia

2013 - Impasse (documentário)
2010 - In Captivity (curta documentário)
2009 - Step test (curta/short)
2007 - The Siege of Budapest – part III. (documentário)
2006 - Somewhere neutral (curta)


Ficha técnica

Um Dia
99 min. - 2018 - Hungria - DCP
Roteiro - Zsófia Szilágyii, Réka Mán-Várhegyi
Fotografia - Balázs Domokos
Montagem - Máté Szórád
Som - Tamás Székely
Música - Máté Balogh
Produção - Edina Kenesei, Ági Pataki
Elenco - Zsófia Szamosi, Leo Füredi, Ambrus Barcza, Zorka Varga-Blaskó, Márk Gárdos, Annamária Láng, Éva Vándor, Károly Hajduk

Comentários