Livro ‘Uma ideia de arquitetura - escritos de Lina Bo Bardi’ é lançado no MCB

Croqui: Lina Bo Bardi. Imagem - Divulgação

No dia 20 de outubro, das 15h às 18h, também haverá mesa de debates com a autora Marina Grinover e convidados a entrada é gratuita 

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado, gerido pela Sociedade Civil por meio de A Casa Museu de Artes e Artefatos Brasileiros, promove o lançamento do livro ‘Uma ideia de arquitetura - escritos de Lina Bo Bardi’, de Marina Grinover, com entrada gratuita. Na ocasião, a autora se reunirá com José Tavares Correia de Lira (Professor FAUUSP), Renato Anelli (IAU-USP) e Ana Maria Belluzzo (FAUUSP) para uma mesa de debate.

A publicação, editada pela Annablume Editora, com o apoio do Instituto Bardi, traz um levantamento e uma análise da obra escrita da arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi (1914-1992), por meio da qual Marina Grinover apresenta informações bibliográfica, dados das revistas as quais a arquiteta participou e um conjunto inédito de fac similares em italiano (traduzidos) e português. Além disso, conta com uma lista bibliográfica dos 570 textos até o momento conhecidos como de Lina.

Em paralelo, a autora descortina o cenário intelectual das publicações nas quais a arquiteta trabalhou na Itália e no Brasil. Por meio do levantamento das ideias fundamentais de seus colegas na Itália racionalista de 1940 a 1946, do debate nas revistas e jornais como Domus, Casabella, Lo Stile e Grazia, Grinover apresenta o contexto no qual a arquitetura moderna se consolidou naquele país.

O livro ainda aborda o panorama das ideias de arquitetura no Brasil modernista e pós Brasília, percorrendo o período de 1947 a 1992, para estruturar o percurso do trabalho escrito da arquiteta imigrada. Elaborando sua ideia de arquitetura nas revistas Habitat, Mirante das Artes e Malasartes, ou jornais da época, Lina Bo Bardi colaborou para a difusão da arquitetura moderna nacional, valorizando a construção de uma cultura urbana ancorada nas experiências das vanguardas europeias e de um sentido desalienado para o léxico popular.

Sobre a autora

Marina Mange Grinover, arquiteta, é doutora pela FAU-USP. Atualmente, desenvolve pós-doutorado sobre ensino de projeto na mesma instituição. Sócia do escritório de arquitetura Base Urbana, organizou junto com Silvana Rubino o livro Lina por Escrito (Cosac Naify, em 2009).

Sobre o MCB

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas, destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país, realizado desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

Serviço

Lançamento do livro Uma ideia de arquitetura - escritos de Lina Bo Bardi
Autora - Marina Grinover
Realização - Annablume Editora, com o apoio do Instituto Bardi
Data - 20 de outubro - sábado
Horário - das 15h às 18h
Local - Museu da Casa Brasileira
Endereço - Av. Faria Lima, 2.705 - Jd. Paulistano - São Paulo
Entrada gratuita
Informações - 11 3032.3727

Comentários

Portal Primus FM: fique por dentro