João, Maria e o caminho



No livro o autor Jonas Ribeiro propõe uma importante reflexão sobre o processo de construção de identidade entre as crianças e os jovens. Estar inserido em um grupo é parte importante desse processo. Para se sentirem aceitos e seguros, adolescentes se vestem e falam de modo parecido, e é exatamente assim que agia a turma de João e Maria.

De forma criativa, a obra conta a história de João-Ninguém, que fazia tudo o que os seus amigos faziam, mesmo a contragosto; ele tinha medo de fazer escolhas diferentes e perder a amizade de todos. Ao conhecer Maria Caminho, tudo mudou!

Antes, ela era Maria vai com as outras, fazia exatamente como João-Ninguém, seguia os passos de suas amigas, mesmo sem querer. Cansada, resolveu seguir o próprio caminho, tornando-se, então, Maria Caminho. Ao ouvir essa história, João se inspirou e começou a agir conforme as próprias vontades e passou a ser João Alguém. Os amigos de João, assim como as amigas de Maria, adoraram a mudança. Com a diversidade de ideias e escolhas, a turma ficou mais divertida.

O livro traz uma novidade no catálogo da PAULUS Editora: as ilustrações são feitas com marionetes de fio em madeira, talhadas à mão. Cada personagem foi pensado, desenhado e trabalhado manualmente pelo marionetista Abraão Gouvea, que de forma minuciosa preparou os cenários para a manipulação dos bonecos, que foram fotografados por Erivaldo Dantas e Samuel Lima, ilustrando cada página do livro.

Sobre o Autor

Jonas Ribeiro é formado em Língua e Literatura Portuguesas pela PUC-SP. Escreveu mais de 101 livros e visitou mais de 1001 escolas. Estuda piano, adora ouvir o barulho da chuva e conhecer pessoas.

Ficha Técnica

João, Maria e o caminho
Autor - Jonas Ribeiro
Cenário e marionetes - Abraão Gouvea
Fotografia - Erivaldo Dantas e Samuel Lima
Páginas - 24
Preço - R$ 27,00

Comentários

Portal Primus FM: fique por dentro