Grupo Queda Livre de Teatro reestreia obra de Jean-Paul Sartre

"Entre 4 Paredes", que reestreia em novembro na Praça Roosevelt, traz obra do filósofo de 1944 em linguagem contemporânea e acessível

Formado em 2017, pelo interesse comum dos artistas em explorar textos tradicionais do teatro sob uma ótica contemporânea e acessível, o Grupo Queda Livre tem se dedicado, desde sua formação, ao aprofundamento do estudo do texto Entre Quatro Paredes, de Jean-Paul Sartre.

Dirigida por Gilson Totti Dias, o espetáculo narra o encontro póstumo entre Garcin (Rodrigo Odone), Inês (Beatriz Belintani) e Estelle (Fernanda Heitzmann), que não se conheceram em vida, e agora são obrigados a conviver pelo resto da eternidade, em uma sala fechada, sem nada para fazer e sendo constantemente observados.

Conforme a trama se desenrola, essas personagens questionam a essência das identidades humanas, do que se considera civilizado e racional. O grupo coloca as inquietações humanas presentes no texto de forma palatável, trazendo uma linguagem contemporânea em texto e estética, de forma a aproximar o máximo possível a obra de Jean-Paul Sartre aos jovens e adultos da nossa época.

“Nosso desafio é provar que, apesar de ter sido escrita em 1944, as questões tratadas pela obra permanecem atuais e pungentes, sendo assim capaz de alcançar todos os públicos até hoje”, explica Gilson Totti Dias, diretor de Entre 4 Paredes .

“A libertação dos padrões estéticos impostos pelo textocentrismo clássico e a valorização da liberdade criativa norteiam a produção cultural do grupo que se lança sem resistências na experimentação de novos modos de encenação contemporâneos, como sugere o seu nome”, complementa o diretor.

Ficha técnica

Entre Quatro Paredes
Texto - Jean-Paul Sartre
Tradução - Guilherme de Almeida
Direção - Gilson Totti Dias
Elenco - Beatriz Belintani, Fernanda Heitzmann, Rodrigo Odone
Realização - Grupo Queda Livre

Sobre o diretor

Gilson Totti Dias é ator, formado pelo Teatro Escola Célia Helena, e também diretor, professor e autor de mais de 50 peças. Dirigiu os espetáculos "A Margem da Vida" (2003/2004), premiado no Festival de Varginha (MG), "Sete Minutos" (2005), também premiado no Festival de Varginha (MG), "Três Mulheres Altas" (2006), "Gota D'Água" (2006), "Casa de Bonecas" (2006), "Amor Materno" (2006), "Beatriz" (2007), "Como Será o Amanhã" (2007), "Pão Duro, Não!" (2008), "SÓS" (adaptação de "Fala Comigo Doce Como a Chuva", "Essa Propriedade Está Condenada" e "Algo Não Dito" - 2008), "Existo" (2011), "Assim Era o Rádio" (2013), "Na Madrugada" (2013).

Serviço

Entre Quatro Paredes
Gênero - drama
Local - Satyros Um
Endereço - Praça Franklin Roosevelt, 214 - Centro - São Paulo
Temporada - quintas-feiras do mês de novembro
Horário -  21h
Ingressos - R$30,00 (inteira) e R$15,00 (meia)
Duração - 1h20
Classificação indicativa - 16 anos.

Comentários