Globo Livros lança O segredo entre nós, romance da autora indiana Thrity Umrigar

A obra é continuação do best-seller A distância entre nós que vendeu mais de 300 mil exemplares no Brasil

Thrity Umrigar nunca esperou escrever uma continuação do seu best-seller internacional A distância entre nós, lançado no Brasil em 2015, mas seus leitores sempre pediram uma sequência para a história da amada protagonista, a empregada doméstica Bhima. A autora estava relutante em começar esse novo livro até que ela se viu refletindo sobre o destino de uma personagem secundária, Parvati. Em um instante, ela imaginou o enredo e seus personagens entrelaçados.

O segredo entre nós, lançado nos EUA em junho deste ano, é uma sequência vibrante, que recapitula liricamente seu best-seller anterior, ao mesmo tempo em que mergulha de forma profunda em temas como amor, classe social, casta, amizade e família. Em seu cerne, ela confronta de forma ousada o que significa enfrentar e superar as adversidades antigas e levar uma vida na Índia moderna e tecnologicamente avançada.

A história acontece um pouco depois de 2006, quando a globalização chega à Índia e o país se enche de esperança com a prosperidade econômica. Ela segue os caminhos que se cruzam com a pobre e analfabeta Bhima e Parvati, uma mulher mais velha e desfigurada. Pela primeira vez, a mobilidade de classe parece possível e os costumes culturais estão começando a mudar.

"Mas e quanto a duas mulheres velhas, frágeis e marginalizadas?" perguntou-se Umrigar quando começou a escrever a continuação. “Essa nova Índia poderia ter espaço para prosperar e crescer? Ou essas novas correntes de mudança simplesmente passariam por elas? Fiquei empolgada em testar essas questões colocando Bhima e Parvati no pano de fundo de um país em mudança e capturando um pouco de seu otimismo e ousadia.”


As duas mulheres formam uma parceria de negócios temporária, vendendo frutas e legumes no mercado local. Parvati sobrevive com uma renda escassa, vendendo apenas algumas poucas cabeças de couve-flor por dia. Enquanto trabalham juntas, as mulheres se aproximam, cada uma confessando a verdade sobre sua vida e as feridas que a assombram. Bhima, antiga servente de uma rica família indiana, agora luta para criar um novo caminho para si e sua neta, Maya.

Com o apoio de Parvati, Bhima descobre sua primeira amizade verdadeira e segue rumo a uma nova vida. Essas mulheres aprendem a se virar sozinhas e a encontrarem um senso de pertencimento. Com sua assinatura de mestre de contar histórias, Umrigar oferece um retrato da amizade feminina e confronta de forma ousada o que significa superar as adversidades antigas em um país em mudança. Esta narrativa moralmente complexa é envolvente e ao mesmo tempo diferente de qualquer outro livro.

Sobre a autora

Thrity Umrigar é autora de sete romances, entre eles, O filho de todos, A hora da história, A doçura do mundo, A primeira luz da manhã, O tamanho do céu e o infantil Quando você estava na minha barriga. Jornalisa há quase vinte anos, é a vencedora do Nieman Followship to Harvard e finalista do Prêmio PEN / Beyond Margins em 2006. Atualmente é professora de Língua Inglesa na Case Western Reserve University e mora em Cleveland.

Ficha técnica

O segredo entre nós
Autora - Thrity Umrigar
Tradução - Catia Pietro e Luiza Leal
Gênero - Romance
Páginas - 344
Preço - R$ 44,90

Comentários


Fque por dentro