De Trump ao Brasil, o que pode mudar?

Ex-secretário de Planejamento e Gestão do Ceará, Eduardo Diogo lança livro sobre as eleições norte-americanas e apresenta uma proposta para conciliar o Brasil


Lançamento da Editora Citadel, Muda Brasil - A democracia dos Estados Unidos, a eleição que estremeceu o mundo e uma proposta para a nação brasileira apresenta um estudo sobre a disputa presidencial de 2016, que consagrou o republicano Donald Trump como o 45º presidente norte-americano em uma virada surpreendente contra a democrata Hillary Clinton. O advogado brasileiro Eduardo Diogo acompanhou todo o processo em Washington, D.C., onde residiu de janeiro de 2015 a maio de 2018.

Muda Brasil divide-se em três partes. Na primeira, o autor aborda a democracia norte-americana, descrevendo os pilares da nação e do sistema de governo, entre eles, a Declaração de Independência, a Constituição e os Três Poderes. Eduardo Diogo também explica o processo eleitoral do país, onde o presidente pode não ser o candidato com maior números de votos.

Na segunda parte são narrados os principais acontecimentos da campanha presidencial de 2016. Eduardo Diogo enumera os elementos essenciais da vitória de Trump, os fatores que levaram à derrota de Hillary e os sete pecados capitais do ex-presidente Barack Obama. A narrativa é cronológica, e as análises e projeções feitas pelo autor ao longo da campanha foram mantidas intactas.

Na terceira parte, Eduardo Diogo volta-se para o Brasil, lançando uma proposta de governo de longo prazo que ele define como utópica e viável. O objetivo é assegurar à nação brasileira um futuro melhor a partir de uma reconciliação nacional sustentável.

Com prefácio do ministro do Superior Tribunal de Justiça Raul Araújo, Muda Brasil é leitura obrigatória para quem tem interesse em compreender a essência da democracia dos Estados Unidos e o que levou os norte-americanos a eleger o empresário Donald Trump para a Casa Branca. Além disso, o leitor poderá avaliar uma proposta para o Brasil encontrar o caminho para a ordem e o progresso.

Em seu estudo, Eduardo Diogo conecta pontos que podem não ser vistos a olho nu ou que situam-se fora da estrutura tradicional de observação. O resultado revela um conjunto de imagens que podem desafiar as crenças mais comuns.

Eduardo Diogo surpreende trazendo a público o livro Muda Brasil, uma impressionante produção intelectual - densa, apresentada de forma sistematizada, dividida em interessantes capítulos, com estilos variados, ora histórico-científico, ora jornalístico, ora literário e filosófico, adequados aos assuntos tratados, que vão gradualmente esclarecendo e atraindo o leitor ao prosseguimento da trajetória iniciada, até seu desfecho. Raul Araújo - Ministro do Superior Tribunal de Justiça.

Sobre o autor

Eduardo Diogo é advogado e mestre em Liderança pela Universidade de Georgetown em Washington, D.C. Estudou na Wharton School da Universidade da Pensilvânia (Estados Unidos), na London School of Economics and Political Science (Inglaterra) e no International Institute for Management Development (Suíça) entre outras instituições. Trabalhou no Banco Mundial em Washington, D.C., onde viveu por mais de três anos e acompanhou de perto as eleições presidenciais de 2016.

Também foi secretário de Planejamento e Gestão no estado do Ceará e presidente do CONSAD, conselho que reúne os secretários estaduais de Gestão do Brasil. Anteriormente dedicou-se à formação de novos líderes de princípios para o Brasil, tendo sido presidente da Confederação Nacional dos Jovens Empresários. Orador em muitos eventos, também participou de missões internacionais para doze diferentes países.

Ficha Técnica

Muda Brasil

Autor - Eduardo Diogo
Editora - Citadel
Assunto - Política
Páginas - 352
Preço - R$44,90
Clique Aqui para mais informações sobre a editora

Comentários


Fque por dentro