Contexto lança “Rosa da Liberdade”, biografia da cantora e atriz nipo-brasileira Rosa Miyake

A trajetória da artista, também apresentadora do programa Imagens do Japão, é pano de fundo da história da TV brasileira e da imigração japonesa

A vida e a obra de Rosa Miyake, cantora nipo-brasileira de maior sucesso do país, são retratadas no livro “Rosa da Liberdade” do jornalista Ricardo Taira, que chega este mês às livrarias pela Editora Contexto, no ano em que é comemorado os 110 anos da imigração japonesa no Brasil.

O autor conta como Rosa se tornou um símbolo e uma figura querida para os nikkeis, como representante maior de sua cultura no Brasil, além de uma grande apresentadora e cantora de sucesso. Sua imagem foi nacionalmente conhecida como apresentadora do programa Imagens do Japão. Repleto de fotos, o livro apresenta um momento importante da história da TV brasileira e também da formação de nosso país como terra de imigrantes.

A obra é uma narrativa emocionante que traz várias curiosidades como o dia em que Rosa ensinou uma canção em japonês para Roberto Carlos, no momento da primeira apresentação do cantor para a comunidade nipônica, no bairro da Liberdade. O próprio Roberto Carlos a convidou posteriormente para se apresentar no seu programa musical Jovem Guarda. Chamada de Rosinha pelo rei, a cantora se tornou a caçula de um grupo que tinha a participação de Erasmo Carlos, Wanderléa, Martinha, Eduardo Araújo, Wanderley Cardoso, Jerry Adriani e de outros nomes consagrados do pop nacional.

Rosa Miyake veio de Lins, cidade do interior paulista, para brilhar em rede nacional. A filha de imigrantes ultrapassou as fronteiras do Brasil e chegou a ter êxito do outro lado do mundo, na terra de seus ancestrais. Este livro biográfico narra a incrível odisseia vivida por Rosa, mostrando como a garota tímida se transformou no símbolo da comunidade japonesa. Seu programa, Imagens do Japão, o mais longevo da TV brasileira, era assistido por todos e motivo de assunto para todos.

Os imigrantes japoneses e seus descendentes a conhecem como uma das maiores estrelas oriundas da comunidade de origem nipônica. Já os não descendentes talvez se lembrem de sua voz no jingle da Varig, que inaugurava, então, a rota Brasil-Japão. Ao lado do ator Luiz Gustavo, Rosa Miyake também foi a protagonista da novela Um Poema de Amor, da TV Tupi, dirigida por Antônio Abujamra.

Sobre o autor

Ricardo Taira é paulistano do bairro do Brás. É formado em música clássica, mas nunca exerceu profissionalmente os dotes adquiridos no período de conservatório musical. Como jornalista, passou pelas principais redações de emissoras de tv do país, tendo também atuado na tve da Espanha na década de 1980. Hoje exerce a função de coordenador geral de jornalismo da TV Cultura da Fundação Padre Anchieta-SP. Pela Editora Contexto, publicou também “A história de Rolando Boldrin: Sr. Brasil”, junto com Willian Corrêa.

Sobre a Editora

Idealizada pelo historiador Jaime Pinsky e especializada em ciências humanas, a Editora Contexto está presente há 31 anos no mercado editorial brasileiro, publicando obras voltadas para a universidade e para o público geral.

Ficha técnica

Rosa da Liberdade
Autor - Ricardo Taira
Editora Contexto
Páginas - 128
Preço - R$ 29,90
Clique Aqui para mais informações e comprar

Comentários


Fque por dentro