10ª Parte: primeira e única feira de arte contemporânea brasileira

Agostinho B Freitas - Parque Deversão,85x139 - Galeria Brasiliana

Parte chega à 10ª edição e firma-se como o principal evento nacional de arte contemporânea reforçando seu foco em novos talentos e fortalecendo novos formatos de negócio no mercado das artes


Primeira feira dedicada a apresentar nomes que serão destaque no universo da arte reúne mais de 400 artistas e 45 galerias e coletivos nacionais e internacionais, entre os dias 07 e 11 de novembro, em São Paulo.

A feira Parte, primeira e única feira de arte contemporânea brasileira dedicada a novos talentos, realiza sua 10ª edição, entre os dias 07 e 11 de novembro, em São Paulo. Plataforma de fomento à produção artística atual, a PARTE é o evento com maior impacto na renovação e dinamização do mercado de arte no Brasil. Com idealização e realização da PARTE Produções Culturais, a feira é dirigida por Tamara Perlman e Carmen Schivartche.

Desde seu início, a Parte tem como objetivo trazer frescor ao mercado, abrindo espaço para novos nomes e galerias, além de fortalecer formatos de negócio inovadores proporcionando oportunidades para coletivos e grupos independentes se apresentarem como expositores.


Estas iniciativas garantem aos visitantes da feira um contato mais próximo com o que há de vanguarda no cenário atual da arte contemporânea, que vai muito além do eixo Rio-São Paulo. Esta décima edição conta com a participação de 45 galerias, sendo 18 de fora de São Paulo. Dentre os destaques estão galerias de Curitiba, Belo Horizonte e Salvador, além da presença da galeria portenha Buenos Aires Fine Arts, que apresenta trabalhos raros e icônicos de Luís Tomasello, um dos artistas mais reconhecidos de sua geração.


A feira conta com a participação da Soma Galeria, dirigida por Eduardo Amato e Malu Meyer, que desdobra-se em galeria, espaço de residência artística, ateliê e produtora cultural na capital paranaense. Ocupando uma casa de 1924 no centro de Curitiba com 400 m², é atualmente a voz mais fresca e interessante da cidade.

Na Parte, a galeria oma apresenta Gidi Gilam, artista israelense radicado em Berlim, convidado para participar do Sabra Festival. Também de Curitiba, Hugo Mendes, da Galeria Ybakatu, produz esculturas e objetos tridimensionais a partir de técnicas e materiais variados, com base em objetos encontrados (object-trouvé) e feitos manualmente. Com técnica impecável e poética que aborda o orgânico e o artificial, o artista destaca-se como um dos nomes atuais de maior destaque do sul do Brasil.


De Belo Horizonte, a Gal Arte e Pesquisa é uma galeria online e um projeto de arte e pesquisa que ocupa espaços vazios com exposições. Fundada e dirigida pela designer e produtora cultural Laura Barbi e pela artista plástica e especialista em arte contemporânea e curadoria Aline Xavier, integram a feira com nomes como Erreerre, Giulia Puntel e Aline Xavier.

Também da capital mineira, a Galeria Rodrigo Ratton é comandada pelo colecionador de arte há 35 anos Rodrigo Ratton, que inaugurou o espaço no início de 2018. No acervo que chega à Parte será possível conferir os artistas Lorenzato e Desali e os artistas representados Froiid e Zezin.


A feira conta com a seção Coletivos, que expõe trabalhos de grupos independentes, onde o público terá a oportunidade de conhecer as obras do Coletivo da Praça, Coletivo Átomo e Casa Nubam, que estreiam na programação da Parte, além dos veteranos Coletivo Rifa, Grupo Aluga-se, Ateliê Alê e Grupo Pigmento. Também participam pela primeira vez do evento as galerias Brasiliana, com exposição de obras de arte espontânea e, a UQ! Editions, com edições de artistas consagrados com uma obra original. 

Na seção Solos, com curadoria de Douglas de Freitas, curador do Museu da Cidade de São Paulo, a novidade fica por conta de espaços como Galeria Luisa Strina, com trabalhos de Laura Belém e a Casa Triângulo que apresenta os trabalhos mais recentes de Ivan Grilo. A proposta curatorial desta seção é escolher um artista de uma galeria de grande porte para participar desta edição da PARTE, proporcionando assim, um recorte mais apurado no olhar das obras destes artistas.

Parte extrapola sua proposta de expor o que é tendência ao trazer algumas galerias de mercado secundário que apresentam artistas consagrados, completando a experiência do evento ao aproximar a história da atualidade. Dentre os destaques estão o escritório de arte Art91, que apresenta obras de Portinari, Di Cavalcanti e Tarsila do Amaral e serigrafias de Rauschenberg. Já a recém-inaugurada Galeria Paulista traz Brecheret, Bruno Giorgi, Judith Lauand.

Além da área expositiva, a 10ª edição da Parte proporciona atividades infantis e bate-papos, que englobam conversas sobre arte e filosofia e o mercado online de arte.

Serviço
10ª Parte
Data - 07 a 11 de novembro
Local - Clube A Hebraica - Salão Marc Chagall
Endereço - Rua Dr. Alberto C. De Melo Neto, 115 - Jardim Paulistano - São Paulo
Programação
07 de novembro - quarta-feira - abertura 

08 a 10 de novembro - quinta-feira a sábado das 14h às 21h
11 de novembro - domingo - das 11h às 19h
Ingressos: R$ 20,00 (meia entrada para estudantes e maiores de 60 anos)
Gratuito até 12 anos.

Valet no local
Mais informações Clique Aqui

Comentários


Fque por dentro