Sesc Ipiranga realiza Ocupação Museu do Ipiranga com ações performáticas e rodas de conversa

Foto - Divulgação

Ação envolve apresentações gratuitas de ‘Serviçal’ e ‘Apagamentos’ no interior do Museu

Entre 22 de setembro e 28 de outubro, aos sábados e domingos, o Sesc Ipiranga realiza o projeto Ocupação Museu do Ipiranga, que leva para o interior do Museu a roda de conversa Serviçal e a ação performática Apagamentos. A primeira tem direção e atuação de Ana Flávia Cavalcanti e discute as diferenças entre ser um trabalhador negro e um trabalhador branco no Brasil. Já Apagamentos tem concepção, dramaturgia e direção geral de José Fernando Peixoto de Azevedo e traz textos de autores e autoras abolicionistas, além de um texto inédito de Lima Barreto, questionando o processo de abolição da escravatura.

Sobre Serviçal

Foto - Bruno Coqueiro
Apresentado aos sábados, a ação solo da atriz Ana Flávia Cavalcanti se desenvolve a partir da performance A babá quer passear, em que uma babá circula entre os presentes com seu carrinho de bebê, colhendo depoimentos. Na roda, a atriz convida negros e negras presentes a contarem suas histórias de trabalho, mesclando-as com os depoimentos colhidos anteriormente.

Sobre Apagamentos

Encenado aos domingos, o espetáculo apresenta um diálogo entre um conjunto de autores negros do século XIX sob o olhar de autores negros contemporâneos, partindo do pressuposto de que a nação se constituiu segundo uma prática de apagamento: a independência, ao manter o núcleo da escravidão, supôs a possibilidade de uma formação que se daria na continuidade de um processo de supressão. Em cena, 12 artistas negros (atores, dançarinos e músicos) dão corpo aos textos por meio de programas de ação e produzem novas relações e imagens a partir dessa dupla articulação.


Foto - Divulgação
Concebido e dirigido por José Fernando Peixoto de Azevedo, o espetáculo tem no elenco os performers Ailton Barros, Filipe Roseno, Ivy Souza, Jéssica Nascimento, Juliana Gerais, Lucas Wickhaus, Mariana Sena, Nilceia Vicente, Rafael Garcia, Raoni Garcia,Rodrigo dos Santos e Vinicius Bernardo.

Serviço

Ocupação Museu do Ipiranga
Datas e horários - de 22 de setembro a 28 de outubro, sábados e domingos, das 15h às 17h

Serviçal
De 22 de setembro a 27 de outubro, sábados, das 15h às 17h
Gratuito Retirada de ingressos 1 hora antes na bilheteria do Sesc Ipiranga.
Museu do Ipiranga - Parque da Independência (Av. Nazareth, s/n - Ipiranga)
Classificação indicativa: 12 anos

Nos dias 13,20 e 27 de outubro a atividade acontece no saguão do museu, contando com recursos de acessibilidade para cadeirantes.

Apagamentos
De 23 de setembro a 28 de outubro, domingos, das 15h às 17h
Gratuito Retirada de ingressos 1 hora antes na bilheteria do Sesc Ipiranga.
Museu do Ipiranga - Parque da Independência (Av. Nazareth, s/n - Ipiranga)
Classificação indicativa: 16 anos

Nos dias 21 e 28 de outubro a atividade acontece no saguão do museu, contando com recursos de acessibilidade para cadeirantes.

Comentários


Fque por dentro