Os 50 Anos de Arte de Ofra Grinfeder



Artista lança livro para mostrar como a arte marcou toda sua trajetória em 50 Anos de Arte

Ofra Grinfeder nasceu em Israel, se mudou para Nova York, morou por anos na Coreia, Turquia e se fixou no Brasil. Esse deslocamento a fez acumular elementos de cada cultura com a qual conviveu e encontrar uma síntese dessas influências materiais e territórios. Sua poética, que às vezes flerta com o primitivo ou mesmo com um objeto arqueológico, num segundo olhar revela um minimalismo oriental. Essa gama de linguagens mostra uma inquietude latente em uma carreira que já chega a cinco décadas.

"Ofra é uma artista que se encontrou dentro de um dos aspectos mais interessantes da cultura brasileira: o seu sincretismo generoso, que permite que as diferentes correntes convivam em harmonia e se deixem contaminar", diz Marcello Dantas, Diretor Artístico, ator e curador.

Palavras da autora


Me especializei em Artes Plásticas e, como na maioria das faculdades nos Estados Unidos, os ateliers eram muito bem equipados. Tinha fornos muito sofisticados, tornos, laboratórios para lapidação de pedras semipreciosas, fundição de joias em prata e ouro, cursos de tecelagem, vidro, desenho e pintura. Os professores extremamente didáticos e dedicados. Eu animei e me aprimorei em xilogravura, cerâmica e joias.

Depois, já casada, fui correr mundo até chegar no Brasil, minha pátria até hoje! Nesse tempo todo fui fazendo de tudo: desenho, pintura, escultura, joias, cerâmica... Já era tempo de mostrar meu trabalho. São 50 anos de dedicação. E aí está tudo agora, nesse livro! Organizado, catalogado e lindo!!! Meu trabalho é muito experimental e intuitivo. Crio e observo.

Sinto-me da mesma maneira com pinturas e esculturas, gravuras e joias. Não há distinção entre elas. Faço pinturas em volta das quais é possível caminhar e esculturas que podem ser usadas. Assim continuo meu caminho...

Ficha técnica
50 Anos de Arte
Autora - Ofra Grinfeder
Editora - Luste
Preço - R$120,00
Para mais informações ou comprar clique aqui

Postar um comentário

0 Comentários