Livro brinca com o significado das palavras

Quem nunca brincou com as amigos de adivinha? Em nova obra da Panda Books, autoras reúnem adivinhas engraçadas e inusitadas para o leitor aprender brincando

O que é, o que é: Salta, dá um espirro e vira pelo avesso. Qual é o bicho que anda com as patas? O que faz virar a cabeça? Em Adivinhas para brincar, que acaba de ser lançado pela Panda Books, há muitos outros desafios. São mais de 70 adivinhas inéditas com animais, alimentos, objetos, partes do corpo humano e elementos da natureza para o leitor se divertir com os amigos.

Além de divertido, as adivinhações ajudam a criança a aprender a associar ideias e palavras. Dá para se divertir tanto em casa, no colégio, na rua, na sala de espera do médico, nas festas de aniversário, no parque etc.

Para o livro Adivinhas para Brincar, as educadoras Josca Ailine Baroukh e Lucila Silva de Almeida criaram adivinhas próprias que podem mexer com a imaginação e a criatividade de adultos e crianças. “Aprender brincando é o que propomos aos leitores. Fazemos com que ele pense, repense e tente resolver os enigmas, e depois saia contando para os amigos e familiares o que descobriu com as adivinhas”, destaca Josca.

A obra ainda conta com as divertidas ilustrações de Camila Sampaio, que dão um toque especial para as adivinhas. As educadoras também são autoras de Parlendas para brincar, da Panda Books.

Trechos do livro

O que é, o que é?
Tem capa, mas não é super-herói
Tem folha, mas não é árvore,
Tem orelha, mas não é gente,
Não fala, mas conta tudo?

É de comer!

Uma casinha branca por dentro,
Verde por fora,
Trancada e inundada.
O que é?

Que animal será que é?

O que é? O que é?
É verde e não é planta,
Fala e não é gente?

O que será que é?

Mesmo atravessando o rio,
consegue não se molhar, o que é?

Responda se da natureza souber...

O que é? O que é?
Respira sem pulmões,
Tem pés, mas não anda

Está no corpo. Você sabe o que é?

O que é que vive batendo no céu?

Respostas
Fim
Coco verde
Papagaio
Ponte
Planta
Língua

Sobre as autoras

Josca Ailine Baroukh nasceu em São Paulo e desde criança sempre gostou de brincar com as palavras. Estudou psicologia e logo percebeu que queria ser professora. Anos depois começou a trabalhar com outros educadores, sempre conversando sobre a importância e o prazer da leitura e das brincadeiras. Hoje, visita escolas, conversa com crianças e professores e continua brincando com as palavras escritas e faladas.

Lucila Silva de Almeida nasceu em São Paulo e com seus pais, avós, seus outros cinco irmãos e vizinhos aprendeu muitos versinhos, parlendas e brincadeiras. Estudou pedagogia e adora ser professora. Gosta tanto de brincar que já escreveu um livro sobre isso para os adultos e sempre encontra professores para conversar sobre a importância do brincar na escola.

A Ilustradora

Camila Sampaio nasceu em Minas Gerais e, quando era bem pequena, mudou com a família para São Paulo, onde vive até hoje. Estudou artes gráficas e letras e, apesar de ter experimentado outras profissões, não conseguiu fugir: se tornou ilustradora. O que mais gosta é de ilustrar livros para crianças. Adora dar cor e forma aos sonhos, às histórias, às piadas.

Ficha técnica

Advinhas Para Brincar
Autoras - Josca Ailine Baroukh e Lucila Silva de Almeida
Ilustrações - 
Camila Sampaio
Editora -  Panda Books Páginas - 48
Preço - R$ 42,90

Comentários

Portal Primus FM: fique por dentro